Nice Content News

Para quem já se perguntou para que serve esmerilhadeira e como ela funciona, ela foi inventada nos anos 30. Nesse tempo, as indústrias automotiva e bélica estavam em crescimento e, por esse motivo, foi preciso inventar uma ferramenta que fosse capaz de dar acabamento nos produtos de maneira mais eficaz.

A primeira esmerilhadeira chegou ao Brasil na década de 50, tempo em que foram inauguradas as grandes fábricas. A ferramenta, daí em diante, vem sendo utilizada tanto para fazer acabamentos em superfícies quanto para cortar materiais mais resistentes. Quando há uma escova acoplada nela, ainda serve para limpar a ferrugem de qualquer utensílio.

É bem provável que você já tenha observado uma esmerilhadeira sendo utilizada ou já usou uma. No post de hoje você vai entender melhor como funciona esse tipo de ferramenta e, ao final, entender qual a mais interessante para reformar sua residência.

O que este artigo aborda:

Para que serve esmerilhadeira: 3 informações essenciais
Para que serve esmerilhadeira: 3 informações essenciais
Pin It

Como funciona a esmerilhadeira?

Também conhecida como rebarbadeira, a esmerilhadeira pode ser utilizada tanto para serviços profissionais quanto para hobby aos finais de semana. Cada uso e atividade requer um tipo diferente, por exemplo: a mais comum no mercado é a angular, enquanto as que funcionam a base de bateria é mais recomendada para locais que não tenham eletricidade, como ambientes externos.

Já a esmerilhadeira pneumática é utilizada em oficinas, pois precisa de um compressor de ar para funcionar. Você já deve ter notado que a esmerilhadeira funciona como um tipo de amolador: de tamanhos diversificados, essa ferramenta serve para lixar e fazer acabamento em vários tipos de materiais. Confira, a seguir, como selecionar o melhor modelo.

Como escolher a melhor esmerilhadeira?

Para escolher essa ferramenta, é necessário ter em mente, antes de tudo, onde ela será utilizada. Isso pois existem diferentes discos – a parte que lixa – que variam de 115 a 230 mm. Por exemplo, os modelos menores servem para atividades domésticas, como por exemplo, cortar azulejos, lixar peças de madeira e outros pequenos serviços.

No entanto, para práticas pesadas, como por exemplo, cortar grandes peças de concreto e demais materiais resistentes, será necessário utilizar esmerilhadeira profissional, com disco maior. O disco, inclusive, é outra coisa a se considerar no momento de optar pela ferramenta: a peça utilizada deve ser compatível tanto na medida quanto na complexidade do trabalho a ser feito.

A esmerilhadeira possibilita que outros acessórios sejam acoplados em sua estrutura, como as escovas rotativas. Nesse caso, a ferramenta passa a ser utilizada na remoção de ferrugem ou sujeira das superfícies. Também há os discos diamantados que, quando fixados na esmerilhadeira, servem para fazer cortes em materiais resistentes, como mármore, pedra, concreto, granito e mais.

Como evitar acidentes com esmerilhadeira?

É importante salientar que a esmerilhadeira é um equipamento que precisa ser levado a sério, pois, caso contrário, pode provocar graves ferimentos. A melhor maneira de proteger, logo, é utilizando os equipamentos de proteção individual, os conhecidos EPIs. Ao lixar e fazer acabamento em peças, sejam pequenas ou grandes, lembre-se de utilizar luvas, máscara, óculos de segurança e protetor auricular.

Ademais, quem manobra o equipamento, seja por lazer, seja a trabalho, praticando bricolagem, por exemplo, deve sempre utilizar uma capa de proteção por cima de uma blusa de mangas longas. Isso pois pode acontecer dela soltar pequenas fagulhas enquanto lixa e, ainda, fragmentos do próprio disco podem acertar quem a opera. Existem também perneiras de segurança.

Atualmente a tecnologia das esmerilhadeira já está bem evoluída e vários itens de segurança foram aprimorados. Por exemplo, há equipamentos com proteção de religamento, o que não possibilita que a esmerilhadeira ligue sozinha. Existem também discos especiais que são removidos sem precisar de esforços e, ainda, sistemas de funcionamento que apenas permitem que o equipamento atinja velocidade máxima de rotação depois de alguns segundos.

Manuseando da maneira correta

Profissionais indicam que a esmerilhadeira seja sempre usada por quem já tenha determinada experiência com o equipamento. Isso pois a posição em que o trabalho é feito importa muito no momento de se evitar acidentes: por exemplo, para afinar uma peça a ferramenta deve estar sempre em um ângulo de 35 graus.

Já no momento de fazer um corte, seja qual for a resistência do material, a ferramenta necessita estar em pé, em um ângulo de 90 graus. Ademais, nunca se deve acoplar um disco de diâmetro incompatível com a esmerilhadeira: cada modelo da ferramenta possui seus próprios tipos de discos, que estão sempre listados na ficha técnica.

Todos esses cuidados citados, além de evitar acidentes para quem manipula o equipamento, aumentam a durabilidade da esmerilhadeira.

Por fim, se você quer saber mais para que serve esmerilhadeira, veja o vídeo do canal Sobrevivencialismo Raiz.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse