segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 18:15:27
Nice Content News

A máquina de lavar é um item quase obrigatório em toda residência. Hoje, no mercado, a variedade é grande: desde tanquinhos até aparelhos smart, com tecnologia integrada. A escolha da lavadora ideal não é fácil, e depende principalmente de dois fatores: do seu orçamento e das suas necessidades.

De toda forma, para prolongar a vida útil da sua máquina de lavar, o melhor é investir em um equipamento de qualidade, que atenda às normas vigentes. No entanto, mesmo quando você possui um produto de uma marca confiável, a boa manutenção é essencial. Assim, a lavadora pode ser mantida por mais tempo e continuar a lavar a roupa adequadamente. 

Mas como cuidar bem da sua máquina de lavar? Quais operações devem ser repetidas e com que frequência? Explicamos tudo para você neste artigo.

O que este artigo aborda:

1. Cuidados pré-uso

Antes de falarmos da limpeza da máquina de lavar, é necessário mencionarmos a importância de ler o manual de instruções do seu aparelho, principalmente quando é a primeira vez que você utiliza uma lavadora smart. Qualquer erro de utilização pode dificultar o uso do equipamento e diminuir a sua vida útil. Da mesma forma, é importante conferir se a tomada da parede e a voltagem são compatíveis com a máquina que você comprou.

2. Esvazie o filtro da sua máquina de lavar

O filtro é um elemento localizado geralmente na parte inferior da máquina de lavar, e é responsável por coletar objetos que tenham escapado do tambor, como fiapos, moedas, botões de camisa ou simplesmente algum sabão que tenha sobrado. É importante esvaziar o filtro, porque o acúmulo de resíduos pode causar entupimento, dificultando o funcionamento da sua lavadora. 

Máquina de lavar com a tampa frontal aberta

Recomenda-se que o filtro seja esvaziado a cada 3 meses. Para isso, basta abrir o pequeno receptáculo na parte inferior da sua máquina de lavar. Tenha junto um recipiente com água e sabão e uma esponja macia para realizar a limpeza. Lembre-se de desligar e desconectar sua máquina antes.

3. Limpe regularmente o dispenser de sabão e amaciante

Para remover os resíduos que ficam impregnados no dispenser, recomendamos passar um pano embebido em vinagre branco. Uma escova de dentes pode ser útil para remover os últimos vestígios de mofo, por exemplo. Retire a gaveta do compartimento e esfregue-a. Enxágue, seque e coloque-a de volta no lugar. A limpeza preventiva deve ocorrer a cada 3 a 6 meses.

4. Limpe a borracha de vedação

A borracha garante a vedação da máquina de lavar. Sem ela, a água escorreria pela porta. Com as lavagens, água, sabão e fibras têxteis podem permanecer na região vedada e causar mofo. Recomendamos um exame visual após cada lavagem. Se você notar que há água parada nas dobras da junta, seque-a com um pano. Deixe a porta entreaberta após cada lavagem para arejar a região e evitar mofo. Truque: lembre-se de limpar a superfície da janela de vez em quando com um pano úmido.

5. Execute a limpeza da máquina vazia

Para manter uma máquina de lavar em boas condições em longo prazo, limpe o tambor. Para isso, ligue a máquina vazia (sem roupa), escolha a opção do ciclo completo e um nível médio de água, adicionando um pouco de vinagre doméstico e bicarbonato de sódio no dispenser de sabão. O bicarbonato tem ação desodorizante (neutralizando o pH da água) e limita o aparecimento de tártaro. O vinagre vai higienizar o tambor e evitar a proliferação de bactérias.

6. Nunca sobrecarregue a máquina

Se acontecer de você encher sua máquina de lavar à capacidade máxima com um excesso de roupa suja, saiba que isso não é um bom hábito, pois evita que a roupa circule no tambor e seja lavada adequadamente. Além disso, uma lavadora cheia, a ponto de transbordar, prejudica várias partes do aparelho, começando pelo motor.

Portanto, siga as recomendações dadas nas instruções do fabricante em relação ao peso da roupa para cada lavagem (nota: o peso indicado pelos fabricantes corresponde ao peso da roupa molhada, que pesa de 2 a 3 vezes mais que a roupa seca). O conselho vale igualmente para lavadora e secadora de roupas.

7. Não exagere no uso de sabão

Usar muito sabão para cada lavagem é ruim para a sua máquina, pois desgasta os circuitos da lavadora, impedindo que a roupa seja devidamente enxaguada, mas é igualmente danoso para sua roupa, sua saúde e o meio ambiente Não há necessidade, por exemplo, de colocar uma xícara inteira se você vai lavar apenas três camisas.

8. Faça a manutenção em lojas autorizadas

Sempre que for necessário chamar um técnico para verificar o estado da sua máquina de lavar, opte pelas lojas autorizadas pelo fabricante. Com isso, você terá a segurança de que a sua lavadora será manuseada por alguém que sabe o que está fazendo.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

5 coisas que danificam os móveis e você não sabe

5 coisas que danificam os móveis e você não sabe

Como comparar o preço de telas de proteção?

Como comparar o preço de telas de proteção?

Como configurar um controle de portão eletrônico?

Como configurar um controle de portão eletrônico?

Quais elementos devem ser considerados ao escolher uma ducha?

Quais elementos devem ser considerados ao escolher uma ducha?

Porta de enrolar e porta seccionada: quais são as diferenças?

Porta de enrolar e porta seccionada: quais são as diferenças?

Como é feito o reparo de telhados?

Como é feito o reparo de telhados?