Nice Content News

Querendo ou não, uma página de vendas de alta conversão é criada com o principal objetivo de gerar conversões. Quando um usuário se depara com esse tipo de página, é comum que ele vá buscar entender do que aquele projeto se trata e como a aquisição do produto ou serviço ofertado poderá melhorar a sua vida.

Ainda assim, para que uma boa performance seja alcançada por uma página de vendas, será necessário ter uma conversão satisfatória e, consequentemente, para que isso aconteça, haverá a necessidade de construir a página de maneira clara e persuasiva.

Neste artigo, confira as principais dicas para incrementar sua página de vendas de alta conversão.

O que este artigo aborda:

Página de vendas de alta conversão: Como gerenciar?
Página de vendas de alta conversão: Como gerenciar?
Pin It

Saber utilizar métricas é o primeiro passo

A utilização de métricas proporciona uma maior organização para as empresas, especialmente quando o assunto é a taxa de conversão. Todos os elementos que compõem uma landing page precisarão passar por métricas corretas a fim de trazer resultados satisfatórios.

Por isso, confira, abaixo, quais são as métricas mais visadas para ampliar o desempenho de uma boa página de vendas.

Métricas para taxa de conversão

Uma landing page de vendas tem como principal objetivo a conversão. Sendo assim, esta se torna a métrica mais importante para qualquer tipo de produto e serviço que esteja sendo oferecido naquela página. A taxa de conversão nada mais é do que uma porcentagem dos utilizadores que seguiram as orientações presentes no call to action.

O ideal é que uma taxa de conversão de landing page gire em torno dos 2%. Dessa forma, dá para compreender que a cada 100 utilizadores que acessam a página, 2 são convertidos para cumprir a ação solicitada. No entanto, quanto maior for essa porcentagem, melhor será para a empresa e para a sua performance.

Métricas para o número de visitantes novos e repetentes

Para que uma página de vendas de alta conversão apresente um bom desempenho, é necessário fazer comparações. Essas comparações se relacionam com o número de visitantes que são novos para aquela página e os que são “repetentes”, ou seja, que visitaram novamente a sua página de vendas.

É muito provável que, numa primeira vez, muitos visitantes acabem não convertendo. Sendo assim, caso a taxa de novas visitas tenha aumentado, o ideal é que a sua landing page comece a investir em uma clarificação da oferta ou, até mesmo, uma aplicação de chamadas apelativas para convencer, definitivamente, o visitante.

Métricas para a origem de tráfego

Outra métrica importante, que não deve ser ignorada de forma alguma, é a de origem do tráfego. Será necessário realizar uma análise da origem dos visitantes da landing page. Essas visitas podem ter sido direcionadas a partir de um anúncio pago ou, até mesmo, de uma propaganda nas redes sociais.

Afinal, caso alguma pessoa pesquise em um buscador da internet algo relacionado à sua vontade e acabou chegando à sua landing page, isso significa que a chance da conversão será ainda maior do que se os visitantes forem direcionados de uma rede social ou de uma campanha do próprio Google Display.

É importante que todos os dados desta fase sejam bem aproveitados, visando formular uma estratégia sólida para garantir uma maior conversão. Ao descobrir de onde os seus visitantes estão vindo, será possível investir ainda mais nesse veículo de promoção e expandir as possibilidades de sucesso.

Métrica de tempo médio

A métrica em questão precisará ser analisada de maneira individual, ou seja, caso a caso. O ideal é que se avalie o tempo em que cada visitante passou na página de vendas de alta conversão para verificar se essa informação é um bom indicador acerca da qualidade do que é oferecido na página de vendas.

Quanto mais tempo um visitante passa em sua página, maior será a chance de conversão. Por isso, o ideal é que haja textos persuasivos e uma estrutura sólida e organizada para não desviar o foco de quem está interessado no projeto. Ter um site otimizado também ajuda muito.

Dependendo do tipo de landing page, é importante que os visitantes passem um maior tempo buscando por informações, lendo os detalhes e se convencendo de que precisam daquilo. Já em alguns outros casos, o tempo de duração de uma visita tende a ser menor de acordo com a proposta.

Métrica de taxa de abandono do formulário

Há uma outra métrica também muito importante: a de abandono do formulário. É por meio dela que se pode descobrir qual é a taxa capaz de representar o número de pessoas que iniciaram o preenchimento de um formulário na landing page e acabaram o abandonando antes mesmo de concluir.

As possíveis causas para este tipo de abandono são as mais diversas, mas, para evitá-las, será preciso fazer um alinhamento dos dados solicitados em relação ao valor da oferta presente na landing page. Assim, a credibilidade passada é muito maior, convencendo o visitante com facilidade.

Formulários muito longos também acabam afastando as pessoas que, antes, estavam interessadas na oferta. Sendo assim, o ideal é buscar incluir apenas informações essenciais e que poderão estender o contato entre a empresa que oferta o produto ou serviço e o seu cliente em potencial.

Bounce Rate deve ser usado em uma landing page?

Bounce Rate nada mais é do que uma métrica que avalia a taxa de rejeição e fica responsável por medir a porcentagem dos visitantes que abandonaram previamente uma página na web sem realizar visitas em outras páginas. Então, quando uma landing page não possui navegação, o comum é que o visitante apenas entre e preencha o formulário.

Sendo assim, o Bounce Rate não deve ser visualizado como uma métrica decisiva, porque pode apresentar algumas falhas. Mesmo que a métrica aponte uma alta rejeição àquela página, há grandes chances dela não ser real, pois muitos visitantes optam por acessar o site e ir direto ao que interessa: o preenchimento do formulário.

Conclusão

Em resumo, a forma de melhorar a performance da sua página de vendas é utilizando métricas viáveis e certeiras para indicar onde é possível melhorar ou o que é necessário extinguir para ampliar o desempenho.

Por fim, se você quiser algumas dicas de página de vendas de alta conversão, veja o vídeo do canal do Adriano Gianini.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse