Nice Content News

O mundo da construção civil é muito complexo, e está evoluindo mais a cada dia que passa. Todos os dias surge uma nova tecnologia, um novo aparato, alguma coisa nova que faz com que as construções sejam mais rápidas e mais seguras.

Mas nem sempre foi assim. Houve um período de tempo na humanidade em que construção civil era algo muito perigoso, sobretudo quando falamos de grandes prédios. Basta dar um Google para encontrar diversas fotos de pessoas sem qualquer tipo de aparelhos de segurança no alto de torres ainda em construção.

São imagens de tirar o fôlego, sobretudo para quem tem fobia de altura, e não devemos romantizar nada disso: era de fato muito perigoso, e muitas pessoas acabaram perdendo a vida em acidentes.  

Hoje em dia felizmente muita coisa mudou, não só a segurança de uma obra é completamente diferente, como também as peças usadas para a construção mudaram e tornaram tudo mais simplificado.

Podemos usar de exemplo a cantoneira de aço, que hoje é um item indispensável em grandes construções, principalmente em estruturas de subestações, e que precisam de um nível elevado de resistência mecânica, e também de durabilidade.

Mas será que você sabe o que é cantoneira de aço? Hoje estamos aqui para falar sobre esse assunto, e te deixar por dentro de tudo sobre as cantoneiras de aço. 

O que este artigo aborda:

O que é cantoneira de aço?
O que é cantoneira de aço?
Pin It

O que é uma cantoneira de aço?

A forma mais simples e didática de se explicar o que é uma cantoneira de aço, é que ela é quase que um braço feito de metal, que é usado para sustentar muito peso. A diferença é que ela consegue fazer isso tendo um formato mais ergonômico.

Não só isso, a própria cantoneira de aço é bem mais leve que outras peças que ao longo da história foram usadas nessa função. E ainda por cima tem um formato mais compacto, o que faz com que ela seja extremamente mais fácil de se transportar e de fixar na obra.

Além disso, ela acaba sendo útil para diversos tipos de construção, pois é fácil de se encaixar em qualquer lugar. Se formos pegar os lugares onde ela é mais usada, podemos citar aqui torres de transmissão, torres de distribuição de energia, ou qualquer tipo de lugar que tenha altura envolvida.

Principais vantagens da cantoneira de aço

Usar cantoneiras de aço inox pode ser muito vantajoso para a sua obra, e isso por vários motivos. Motivos que passam desde a sua parte estética, que deixa a sua obra bem bonita, mas também na parte prática da coisa.

A já citada versatilidade é uma de suas grandes vantagens, porque assim o engenheiro pode contar com a ajuda dessa peça nos mais variados projetos, o que faz com que o planejamento a longo prazo seja simples.

Isso faz pensar também que muitas vezes em uma obra, precisamos escolher entre praticidade e segurança. As coisas mais seguras tendem a ser as mais complexas, são as mais caras, mas não nesse ponto. Conseguimos ter uma peça multifuncional que também traz toda segurança que uma obra tem que ter.

Pergunte para qualquer pessoa com experiência na área de obras, e você vai ouvir que trabalhar com concreto pré fabricado é bem mais complexo, porque leva mais tempo, é muito menos prático, e sabemos que quanto mais longa uma obra mais cara ela fica.

Durabilidade

Falamos sobre praticidade e também sobre segurança, mas você sabia que podemos adicionar também durabilidade a essa lista? Temos que lembrar que um dos piores inimigos de uma obra a longo prazo, é a oxidação.

Basicamente tudo que é de ferro oxida, e é por isso é necessário tomar cuidado com isso, principalmente se a sua obra for no litoral, onde é preciso calcular também como vai ser lidar com a maresia.

E é por isso que as cantoneiras feitas de aço inox são tão conhecidas, e porque o material inox resiste bravamente contra a oxidação natural, sendo um material extremamente resistente e que é justamente famoso por durar muito.

Além disso, as empresas com experiência nessa área aproveitam e fazem uma pintura especial para preservar melhor o material. A tinta usada é própria para esse tipo de material, e além de trazer ainda mais segurança para ele, ainda tem o poder de dar um acabamento mais bonito.

Assim, além de ser um material resistente, durável e barato, ele ainda fica com acabamento bem feito, sem a necessidade de ter que escolher entre algo que é feio ou confuso, porém eficiente, entre algo pior, mas melhor organizado.

Em resumo, as cantoneiras de aço são grandes maneiras de garantir que você tenha nas suas mãos algo que vai facilitar e muito a sua obra sem prejudicar nenhum aspecto dela, apenas com vantagens.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o que é cantoneira de aço, veja o vídeo do canal Nena Serralheiro.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse