segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 17:27:48
Nice Content News

Praticar inglês no dia-a-dia é indispensável para dominar o idioma a longo prazo e atingir a fluência.

Mas como fazer isso de modo eficaz? Continue lendo para descobrir!

O inglês é uma língua reconhecidamente difícil de aprender. E não estou falando apenas da pronúncia ou da ortografia. Aprender a gramática do inglês também pode ser um desafio.

Felizmente, há muitas maneiras disponíveis para praticar suas habilidades de inglês na vida cotidiana – sejam elas do âmbito da fala, leitura ou escrita.

Aqui estão algumas ideias para praticar inglês no dia-a-dia que o ajudarão a melhorar a fala e a compreensão do inglês.

9 Dicas para praticar inglês no dia-a-dia

Estas são práticas que você poderá incorporar no seu dia-a-dia como método adicional aos seus estudos do inglês. Dessa forma, sua evolução na língua acontecerá de maneira gradual e eficiente.

O que este artigo aborda:

1. Ouça podcasts em inglês

Saiba como praticar inglês no dia-a-dia através de podcasts!

Ouvir podcasts em inglês é uma ótima maneira de expandir seu vocabulário e aprender novas palavras.

Em vez de apenas ouvir passivamente o inglês falado, você é forçado a prestar atenção e aprender novas palavras e frases, incorporando-as no seu léxico.

O melhor desta prática é que ela pode ser feita enquanto se faz tarefas pela casa ou até mesmo enquanto se locomove de casa para o trabalho e vice-versa.

Para fazer isso constantemente, é essencial que você escolha um podcast em inglês que fale sobre temas do seu interesse pessoal. Assim, o hábito torna-se mais que um método de estudo – passa a ser também uma ótima fonte de entretenimento.

Por exemplo, um ótimo podcast para se praticar inglês é um chamado “No Such Thing as a Fish”, da BBC Radio 4 (uma emissora britânica de serviço público).

O podcast explora alguns dos fatos mais bizarros de nosso mundo que não são bem conhecidos, mas que deveriam ser. Ele também conta com muitos fatos interessantes sobre coisas do cotidiano. Assim, além de ajudá-lo a melhorar o inglês e expandir o vocabulário, você ainda ficará sabendo sobre diversos fatos interessantes.

2. Pratique inglês em sua mente

Não tenha medo de falar consigo mesmo em inglês.

Você pode praticar inglês quando estiver sozinho ou tiver tempo para si mesmo.

Pensar diretamente em inglês em vez de traduzir a partir do português na cabeça o ajudará a melhorar sua capacidade de interagir e falar em inglês. Este é um passo crítico para atingir a fluência no idioma!

3. Fale inglês em voz alta

Fale inglês em voz alta quando estiver sozinho em casa. Você pode:

Você pode, por exemplo, usar um espelho para observar os movimentos de sua boca, língua e rosto.

Se você se sentir confortável, ainda, grave-se falando e depois observe-o de volta para ver como você se parece quando fala.

Gravar apenas sua própria voz enquanto lê trechos de um livro em inglês em voz alta também é uma ótima dica para praticar. Este hábito, além de ativamente fazer com que você pratique a pronúncia em inglês, ainda pode ser útil para a autocorreção. Quando você escutar a sua própria voz praticando inglês, poderá se atentar a erros que talvez você não percebesse que estava cometendo.

4. Leia um pouco em inglês todos os dias

A leitura é uma parte importante do aprendizado do inglês.

Ler regularmente no idioma o ajudará a expandir seu vocabulário e a melhorar sua fluência.

A leitura, além de ser uma ótima forma de praticar inglês, também o mantém atualizado sobre os acontecimentos atuais – o que é essencial para falar com falantes nativos em situações cotidianas.

Para ler todos os dias em inglês, tente o seguinte:

  • Leia uma variedade de livros, histórias em quadrinhos ou notícias em inglês que falem sobre seus interesses.
  • Não se preocupe em ler livros difíceis no início – você pode praticar a leitura de materiais mais fáceis como histórias infantis ou contos destinados aos aprendizes de inglês como segunda língua.
  • À medida que você fica mais confortável com a leitura em inglês, comece a ler textos mais longos como romances;
  • Para encontrar os livros em inglês que mais chamam sua atenção, consulte listas do Goodreads de temas e gêneros que você goste.
  • Busque tentar entender as palavras que você desconhece pelo contexto. Não desperdice muito tempo traduzindo palavra por palavra. A compreensão geral é mais importante do que o entendimento literal de cada termo empregado no texto.

Ler em inglês é algo que requer prática constante para aperfeiçoar.

É esperado que você demore muito tempo para ler apenas algumas poucas páginas, mas não deixe que isso te desanime! Para praticar inglês através da leitura, manter a constância diária é mais importante do que atingir metas específicas.

5. Assista a vídeos em inglês com legendas

Assistir a conteúdos audiovisuais em inglês – sejam vídeos do Youtube ou séries na Netflix – é uma ótima maneira de praticar inglês no dia-a-dia.

Dependendo do seu nível de fluência no idioma, você pode escolher entre:

  • Assistir a vídeos em inglês com legendas em português;
  • Assistir a vídeos em inglês com legendas em inglês;
  • Experimentar assistindo vídeos em inglês sem legendas.

6. Encontre uma comunidade online para o aprendizado de idiomas

Encontrar uma comunidade online é uma ótima maneira de praticar inglês no cotidiano. Para isso, a internet tem muitas opções para você escolher.

Você pode procurar comunidades que se concentram na aprendizagem de idiomas em geral ou em viagens, além de coisas como passatempos ou interesses específicos.

Uma vez encontrada uma boa comunidade online, é importante fazer amizade com outros membros. Assim, você conseguirá manter contato com pessoas com o mesmo interesse linguístico que você e conhecer novidades de todos os tipos no âmbito dos estudos do inglês.

7. Converse com nativos online

Outra ótima prática cotidiana para treinar inglês é conversar online com falantes nativos.

Existem diversas formas de fazer isso hoje em dia. São muitas as opções de aplicativos especialmente projetados para conectar pessoas do mundo inteiro com interesse em praticar idiomas estrangeiros!

Ao fazer isso, lembre-se:

  • Não tenha medo de cometer erros! Esta é sua chance de praticar o uso do inglês em situações do mundo real, portanto não se preocupe tanto com a gramática ou ortografia como se estivesse escrevendo um texto formal;
  • Concentre-se em falar e entender, não em escrever e ler (você pode sempre consultar as palavras que não conhece no dicionário mais tarde).

8. Há muitas maneiras de praticar e melhorar suas habilidades em inglês

Atualmente, são incontáveis as maneiras disponíveis de praticar e melhorar suas habilidades de inglês. Principalmente online!

Você pode ouvir músicas em inglês, assistir programas de TV em inglês, ler jornais e revistas em inglês, etc.

Ouvir músicas em inglês, por exemplo, é um hábito que proporciona uma nova maneira de aprender palavras e frases que você talvez não tenha encontrado antes.

Já assistir programas e séries em inglês permite que você ouça diferentes vozes falando ao mesmo tempo em diálogo, o que o ajudará a entender como pessoas reais realmente falam entre si.

Ler jornais e notícias em inglês lhe dá acesso a eventos atuais que acontecem ao redor do mundo.

Ler revistas e estudos científicos em inglês, ainda, lhe permite ver como especialistas explicam tópicos usando linguagem muito mais avançada do que o que usamos no dia-a-dia!

9. Incorpore o inglês no seu dia-a-dia!

Esperamos ter lhe dado algumas boas ideias para praticar inglês em sua vida cotidiana. Lembre-se de que a prática é importante, e quanto mais você fizer, melhores os resultados que você terá! Por fim, cursos específicos de conversação em inglês ou então de imersão em inglês, por exemplo, podem ser exatamente o que você precisa para incorporar a língua na sua vida com disciplina e constância!

Por fim, se você quer mais algumas dicas para praticar inglês no dia-a-dia, veja o vídeo do canal Cintya Sabino.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

Atividades divertidas para ajudar na alfabetização das crianças

Melhores sites de cursos online gratuito para você estudar

Melhores sites de cursos online gratuito para você estudar

Como atualizar o Instagram no celular Android e Iphone?

Como atualizar o Instagram no celular Android e Iphone?

Analista de Backoffice: saiba sua importância e o que ele faz

Analista de Backoffice: saiba sua importância e o que ele faz

Entenda sobre os tipos de endometriose e seus efeitos para a saúde da mulher

Entenda sobre os tipos de endometriose e seus efeitos para a saúde da mulher

5 estratégias para agilizar os processos internos da sua empresa

5 estratégias para agilizar os processos internos da sua empresa