Nice Content News

Os autores de livros espíritas modernos abordam em suas obras, muitas vezes, diversas figuras de grande importância para o espiritismo, como Chico Xavier.

No entanto, uma dessas figuras, apesar de sua importância, não é tão lembrada. 

Chamado por alguns de Apóstolo da Caridade, Eurípedes Barsanulfo teve grande importância na popularização e disseminação do espiritismo no Brasil.

Grande intelectual, ele conseguiu conciliar o espiritismo com o conhecimento científico de sua época, o que fez com que o próprio espiritismo entrasse em destaque e ganhasse mais adeptos.

Portanto, veja a seguir quem foi Eurípedes Barsanulfo e qual a sua história.

O que este artigo aborda:

Quem foi Eurípedes Barsanulfo? Conheça deixada pelo autor
Quem foi Eurípedes Barsanulfo? Conheça deixada pelo autor
Pin It

Quem foi Eurípedes Barsanulfo?

Eurípedes foi um jornalista, filantropo, educador, político e médium nascido no ano de 1880, em Sacramento, Minas Gerais.

Tornou-se conhecido por ser um dos pioneiros na divulgação da doutrina espírita, além de ter fundado o primeiro colégio espírita do Brasil, o colégio Allan Kardec, onde disponibilizou educação gratuitamente para inúmeras pessoas necessitadas. 

Além do espiritismo e da filantropia, Eurípedes era conhecido por ser muito proativo, possuindo diversas ocupações e, claro, inteligente.

Conseguiu aprender sobre tópicos complexos, como a medicina, a matemática e a astronomia de maneira completamente autônoma.

Como foi a infância de Eurípedes Barsanulfo?

A infância de Eurípedes não foi das mais comuns. Desde jovem, manifestava uma inteligência muito acima do comum, o que fez com que os próprios professores de sua escola o tornassem uma espécie de auxiliar, lecionando as disciplinas de maneira mais simplificada para seus colegas de classe. 

Logo após sair da escola, passou a trabalhar na administração dos negócios de seu pai, um comerciante do ramo de tecidos, além de ter participado da fundação de um jornal e da fundação de um liceu.

Todo esse trabalho na educação e no jornalismo rapidamente fizeram com que Eurípedes se tornasse uma figura de liderança na cidade onde vivia.

O trabalho espírita de Eurípedes Barsanulfo

Foi somente depois de já ser um homem feito que Eurípedes converteu-se ao espiritismo. Católico desde o berço, foi educado na fé do catolicismo romano por toda a sua vida.

No entanto, havia uma parte de sua família que era espírita, conduzia sessões de contato com os espíritos, e foi graças a eles que a conversão de Eurípedes ocorreu. 

O que o atraiu ao espiritismo foi o mesmo que o impulsionou durante toda a sua vida: seu intelecto. Quando ganhou de presente de um dos tios o livro “Depois da Morte”, de Léon Denis, Eurípedes encontrou as respostas que procurava acerca de muitos tópicos, como os defeitos físicos, sociais e morais, além de noções religiosas e filosóficas que lhe faziam muito sentido. 

Quando compareceu em uma sessão e viu seus parentes, pessoas muito simples e analfabetas, falando em idiomas que não conheciam, tratando de conceitos filosóficos complexos, passou a crer efetivamente na doutrina.

No entanto, só começou seu trabalho ao receber orientações diretas de Vicente de Paulo. 

Eurípedes fora por um bom tempo secretário da Irmandade de São Vicente de Paulo, e receber orientações diretamente do espírito, foi um marco em sua vida.

A partir daí, ele deu início ao seu trabalho no espiritismo, incluindo por meio da manifestação de seus dons espirituais. 

No espiritismo, ele teve um trabalho extenso de curas, psicografias, precognição e entre outros fenômenos, que jamais foram explicados cientificamente.

Além disso, fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade, que disponibilizava uma farmácia de alopatia e homeopatia, e o, já mencionado, Colégio Allan Kardec.

Lírios da Esperança: Conhecendo o trabalho astral de Eurípedes?

Em Lírios da Esperança, o médium Wanderley Oliveira, guiado pelo espírito de Ermance Dufaux, nos guia para conhecermos a continuação do trabalho de amor e misericórdia de Eurípedes Barsanulfo. 

O livro mostra as ações e a extensão do trabalho de Eurípedes, mas dessa vez, no plano espiritual. Focando-se no ambiente do Hospital Esperança, situado no plano astral terrestre, o livro mostra a jornada de diversos espíritos que precisam abdicar de crenças limitantes adquiridas durante a vida terrena para poderem evoluir e se libertar.

Onde comprar livros espíritas?

Na Editora Dufaux, você pode encontrar o livro Lírios da Esperança, além de diversos outros livros espíritas. A Editora Dufaux é especializada em livros sobre espiritualidade, em especial, do Espiritismo, além de livros de autoajuda, romances espíritas, livros de autoconhecimento, etc. 

Contando tanto com livros em formato digital quanto com livros em mídia física, bem como com um atendimento personalizado e entrega rápida, a Editora Dufaux está preparada para atender a todas as suas necessidades.

Assim, facilitando o acesso aos livros espíritas e a disseminação dos ensinamentos dos grandes mestres espirituais. Se você quer o melhor do espiritismo, então acesse o site da editora hoje mesmo. 

Eurípedes teve um papel essencial na disseminação do espiritismo e sua doutrina no Brasil. Mesmo enfrentando dificuldades em decorrência de sua fé, jamais perdeu o ânimo diante das adversidades, e foi isso que tornou seu nome conhecido.

Esse mesmo ânimo, certamente divinamente inspirado, foi que permitiu que salvasse muitas pessoas, e o tornou um exemplo para todos os espíritas ao redor do mundo.

Por fim, se você quiser saber mais sobre Quem foi Eurípedes Barsanulfo, veja o vídeo do canal FEBTv.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse