Nice Content News

Você não sabe para que serve acidificação capilar? Essa é uma técnica que promete recuperar os fios danificados por processos químicos, térmicos ou mecânicos, reduzindo a porosidade e devolvendo o brilho e a maciez. 

A acidificação capilar é um tratamento que consiste em aplicar produtos com pH ácido nos cabelos, com o objetivo de selar as cutículas e equilibrar o pH dos fios. O pH é uma escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, variando de 0 a 14. – o ideal dos cabelos é entre 4,5 e 5,5, ou seja, levemente ácido.

Porém, muitos fatores podem alterar esse equilíbrio, como o uso de shampoos, condicionadores, tinturas, alisamentos, secadores, chapinhas, entre outros. Esses produtos e ferramentas tendem a ter um pH mais alcalino, ou seja, acima de 7, o que abre as cutículas dos fios e os deixa mais porosos, ressecados, opacos e quebradiços.

A acidificação capilar visa restaurar o pH ácido dos cabelos, fechando as cutículas e retendo a hidratação e os nutrientes dentro do córtex capilar. Com isso, os fios ficam mais alinhados, macios, brilhantes e saudáveis.

O que este artigo aborda:

Para que serve acidificação capilar?
Para que serve acidificação capilar?
Pin It

Como fazer a acidificação capilar?

A acidificação capilar pode ser feita em casa ou no salão, dependendo do grau de dano dos seus cabelos e da sua preferência. Existem diversos produtos no mercado que podem ser usados para esse fim, como vinagre de maçã, limão, água oxigenada, ácido cítrico, ácido lático, entre outros. Contudo, é preciso ter cuidado com a concentração e o tempo de aplicação desses produtos, pois eles podem causar irritação no couro cabeludo ou até mesmo queimar os fios se usados de forma incorreta.

Uma forma mais segura e eficaz de fazer a acidificação capilar é usar produtos específicos para esse fim, como shampoos, condicionadores e máscaras com pH ácido. Esses produtos são formulados com ingredientes que além de acidificar os fios, também hidratam, nutrem e reconstroem a fibra capilar.

Para fazer a acidificação capilar em casa com esses produtos, basta seguir os seguintes passos:

  • Lave os cabelos com o shampoo acidificante de sua preferência, massageando bem o couro cabeludo e os fios;
  • Enxágue bem e retire o excesso de água com uma toalha;
  • Aplique a máscara acidificante mecha por mecha, enluvando bem os fios;
  • Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto;
  • Enxágue bem e aplique o condicionador acidificante do comprimento às pontas;
  • Deixe agir por alguns minutos e enxágue novamente;
  • Finalize como de costume.

A frequência da acidificação capilar vai depender do estado dos seus cabelos e do resultado desejado.

Quais são os benefícios da acidificação capilar?

A acidificação capilar traz diversos benefícios para os cabelos, especialmente para aqueles que estão danificados por processos químicos ou térmicos. Veja alguns deles:

  • Reduz a porosidade dos fios, evitando a perda de água e nutrientes;
  • Sela as cutículas dos fios, deixando-os mais alinhados e sem frizz;
  • Devolve o brilho e a maciez aos cabelos, deixando-os mais sedosos e fáceis de pentear;
  • Protege os fios das agressões externas, como poluição, sol, vento, cloro, etc;
  • Potencializa o efeito de outros tratamentos capilares, como hidratação, nutrição e reconstrução;
  • Prolonga a durabilidade da cor e do alisamento dos cabelos.

Agora que você já sabe o que é acidificação capilar e como ela pode ajudar a recuperar os seus cabelos, que tal experimentar essa técnica e se surpreender com os resultados? Lembre-se de escolher produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo, e de seguir as instruções de uso corretamente. Assim, você vai garantir fios mais saudáveis, bonitos e cheios de vida!

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre para que serve acidificação capilar, veja o vídeo do canal da Edilaine Monteiro.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse