Nice Content News

Está procurando uma forma de se manter mais saudável mas não sabe exatamente por onde começar a se cuidar? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois separamos 6 dicas para a saúde do homem que com certeza vão te ajudar a se cuidar melhor e ter uma vida mais saudável.

Dessa forma, seguindo as nossas dicas vai ser muito mais simples deixar sua saúde em dia e viver sem preocupações.

Quer saber quais são as 6 dicas para a saúde do homem que você pode colocar em prática para ficar mais saudável? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos!

O que este artigo aborda:

6 dicas para a saúde do homem
6 dicas para a saúde do homem
Pin It

Mantenha uma alimentação saudável

A primeira dica para manter a saúde do homem em dia é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Dados do IBGE mostram que os homens brasileiros vêm se alimentando melhor nos últimos anos, porém, o consumo de legumes, verduras e frutas ainda é baixo.

E esses dados são preocupantes, uma vez que ter uma dieta variada e rica em nutrientes ajudam a prevenir várias doenças, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, uma forma bem simples de tornar sua saúde bem melhor é variar a sua dieta e ter uma alimentação mais saudável no cotidiano, com menos frituras e mais alimentos nutritivos.

Além disso, em casos onde não é possível conseguir todos os nutrientes necessários para a sua saúde, é possível encontrar suplementos específicos para a saúde do homem. O óleo de semente de abóbora, por exemplo, é um grande aliado na saúde masculina por ajudar na prevenção do câncer de próstata, além de ter vários outros benefícios para a saúde em geral.

Beba mais água

A água é fundamental para manter o bom funcionamento de todo o organismo. Por isso, ingerir 2 litros de água diariamente ajuda a manter a saúde do homem em dia, uma vez que auxilia na regulação do intestino, melhora a absorção dos nutrientes e desintoxica o organismo.

Além disso, o consumo adequado de água melhora a aparência da pele e também auxilia na função do coração. Para isso, mantenha sempre uma garrafa de água para beber durante o dia, e lembre-se: não espere sentir sede, pois esse é o primeiro sinal de desidratação que o corpo dá.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios deve ser feita por pessoas de todas as idades, porém, para adultos, o recomendado é praticar pelo menos 2,5 horas de atividades moderadas por semana. Isso porque, a prática de atividades físicas ajuda no controle do peso, além de reduzir o risco de várias doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, a prática de exercícios físicos melhora o humor e controla a ansiedade. O importante é escolher uma atividade adequada para o seu condicionamento físico e também que seja divertida, uma vez que não adianta fazer exercícios físicos sem estar motivado a isso.

Durma bem

Dormir bem é fundamental para a saúde do homem pois auxilia no metabolismo, além de melhorar a sua disposição durante o dia e prevenir doenças crônicas. Por isso, crie uma rotina antes de dormir com o objetivo de acalmar a mente, evitando luzes fortes e estímulos sonoros e visuais, como TV e celular.

Além disso, é preciso também dormir a quantidade necessária, que para adultos é em torno de 7 a 9 horas de sono diárias.

Faça check-ups regularmente

Para cuidar da saúde da melhor forma possível, é sempre bom fazer check-ups regularmente, que podem ser anuais. Dessa forma, é possível identificar qualquer condição precocemente, tornando o tratamento mais fácil e muito menos invasivo, principalmente em casos de doenças específicas do homem, como o câncer de próstata.

Dê atenção para a saúde mental

Muitas vezes o homem esquece de dar atenção para a saúde mental, porém isso não deveria acontecer. É muito importante se atentar para tudo que afeta a sua saúde mental, pois caso esses pontos não sejam tratados, é possível desenvolver uma série de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Dessa forma, você cuida não só da sua saúde física, mas também emocional e mental.

Agora você já sabe quais são as 6 dicas para a saúde do homem. Então que tal colocar todas as dicas em prática e viver com mais saúde e qualidade de vida?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse