Nice Content News

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, conhecida por suas cores, alegria e muita música. Uma das características mais marcantes dessa festa são os famosos blocos de carnaval, que arrastam multidões pelas ruas das cidades. E para participar desses blocos, é comum ver as pessoas vestindo uma peça de roupa específica: o abada.

O abada é uma camiseta personalizada, geralmente de cor branca, que identifica o participante como integrante de um bloco de carnaval. Essa tradição teve início em Salvador, na Bahia, na década de 80, e se espalhou por todo o país, tornando-se uma peça indispensável para quem quer curtir o carnaval em grande estilo.

O que este artigo aborda:

O que é abada no carnaval?

O que é abada no carnaval?

Pin It

História do abada no carnaval

A palavra “abada” tem origem africana e significa “roupa larga”. No entanto, o uso dessa peça no carnaval brasileiro foi uma criação do cantor e compositor baiano Luiz Caldas. Em 1985, ele lançou a música “Fricote”, que se tornou um grande sucesso e marcou o início da tradição do abada.



Na época, os blocos de carnaval eram compostos por pessoas que se vestiam com fantasias elaboradas e luxuosas, o que acabava excluindo aqueles que não tinham condições financeiras para isso. Com a ideia do abada, Luiz Caldas queria democratizar o carnaval, permitindo que todos pudessem participar dos blocos sem precisar gastar muito dinheiro.

Assim, o abada se tornou uma forma de identificação dos foliões e também uma forma de patrocínio dos blocos, já que as empresas estampavam suas marcas nas camisetas e ajudavam a custear os gastos com a organização do bloco.



Como funciona o abada no carnaval

Para participar de um bloco de carnaval usando o abada, é preciso adquirir a camiseta do bloco. Geralmente, as vendas são feitas com antecedência e os preços variam de acordo com o bloco e a localidade. Alguns blocos também oferecem a opção de abadás VIP, que incluem benefícios como acesso a áreas exclusivas e bebidas liberadas.

No dia do desfile do bloco, os foliões vestem seus abadás e se juntam a milhares de outras pessoas nas ruas, formando um verdadeiro mar de camisetas brancas. É comum ver também a customização dos abadás, com cortes, amarrações e aplicações de acessórios, deixando a peça ainda mais personalizada.



Vantagens de usar o abada no carnaval

Além de ser uma forma de identificação e de apoio ao bloco, o abada tem outras vantagens no carnaval. Uma delas é a praticidade, já que é uma peça única e leve, ideal para curtir a folia sem se preocupar com roupas pesadas ou desconfortáveis.

Outra vantagem é a economia, já que o abada geralmente dá acesso aos blocos e não é necessário comprar ingressos separadamente. Além disso, muitos blocos oferecem brindes e benefícios exclusivos para quem está usando o abada, como descontos em bares e restaurantes parceiros.



Conclusão

O abada se tornou uma tradição no carnaval brasileiro e é uma peça fundamental para quem quer curtir a festa em grande estilo. Além de ser uma forma de identificação e de apoio aos blocos, o abada oferece praticidade, economia e vantagens exclusivas aos foliões. Agora que você já sabe o que é abada no carnaval, é só escolher seu bloco favorito e se preparar para uma folia inesquecível!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse