Nice Content News

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 38,7 milhões de trabalhadores no Brasil estão na informalidade, trabalhando como freelancers ou profissionais autônomos. Uma das principais dificuldades dessas pessoas é ter que dar conta de tudo sozinho, incluindo administrar as finanças.

Muitos profissionais freelancers e autônomos possuem dificuldade para administrar a própria renda e o orçamento no dia a dia. Isso faz com que eles misturem gastos pessoais com gastos de trabalho, quando na verdade é possível separar as contas, organizar as finanças e utilizar o  cartão de crédito de forma inteligente.

O que este artigo aborda:

Finanças para freelancers e autônomos
Finanças para freelancers e autônomos
Pin It

Administrar as finanças sozinho é um grande desafio

Lidar com as finanças sozinho já é bastante difícil, e quando se é freelancer ou autônomo, gerenciar as finanças se torna um grande desafio. Esses profissionais têm a necessidade de se organizarem sozinhos e muitas vezes falta tempo e conhecimento para cuidar das finanças do jeito certo.

Além de cuidar das finanças pessoais, administrar as finanças da empresa pode pesar bastante na vida do freelancer ou autônomo. Gerar notas fiscais, preencher declarações de imposto ou do MEI, pagar todos os impostos devidos e fazer toda a contabilidade é algo que ocupa muito tempo e que depende de uma base de conhecimento.

Como gerenciar as finanças como profissional freelancer ou autônomo?

Administrar as finanças é um grande desafio, mas com dicas simples e muita disciplina é possível começar a dar um jeito na sua vida financeira. Confira as nossas dicas abaixo.

Faça um planejamento financeiro e trace metas

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Comece a anotar os seus gastos e as entradas de dinheiro para saber quanto você gasta e quanto você recebe. A partir disso, crie um planejamento e faça os ajustes para organizar os gastos e traçar metas para aumentar a renda.

Em relação às metas, é importante que sejam realistas e mensuráveis, como passar a ganhar 25% a mais do que a média atual no próximo ano. Assim, você terá as métricas necessárias para medir os resultados e concretizar suas conquistas.

Separe as contas pessoais das contas da empresa

O segundo passo — que deve ser incluído no planejamento — é separar as contas pessoais das contas da empresa. Se você recebe pelos seus trabalhos e usa o cartão em uma única conta, separe! Busque uma opção de conta PJ/MEI para separar a renda.

Com as duas contas, você deve separar as cobranças e determinar algumas metas. Separe os gastos da empresa dos pessoais e defina um pró-labore, que é o valor referente ao seu “salário”. Assim, você desconta os gastos da empresa e define uma remuneração que possa te ajudar a administrar e pagar as suas contas pessoais.

Crie uma reserva de emergência profissional

Outro fator importante para o freelancer/autônomo é diminuir os riscos de imprevistos. Então, além de se preocupar com a variação de renda, também é importante pensar em possíveis imprevistos em equipamentos de trabalho, por exemplo. Assim, defina um percentual da sua renda para começar a criar uma reserva de emergência profissional para cobrir imprevistos.

Evite fazer dívidas

Essa é uma dica crucial para a saúde das finanças! Quando se é freelancer/autônomo, a oscilação de renda pode pesar bastante em qualquer planejamento. Existem meses mais fracos, meses de maior renda e é importante entender como administrar isso.

Além de criar reservas de emergências, tanto pessoal quanto profissional, outra dica é evitar fazer dívidas. Seja para investimentos ou para compras pessoais, parcelar compras no cartão deve estar dentro do seu planejamento, evite comprar por impulso!

Se você precisa investir ou deseja realizar algum desejo pessoal, faça um planejamento e pense em formas de conseguir comprar o produto sem fazer dívidas ou, pelo menos, diminuindo o peso da dívida no seu orçamento.

Com as nossas dicas, você terá muito mais facilidade para administrar as suas contas como freelancer. Dominar as finanças é importante para conseguir atingir suas metas, traçar novos objetivos e realizar os seus sonhos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse