Nice Content News

Se você não sabe o que a queratina faz no cabelo, você está no lugar certo. Saiba que a queratina é um dos ingredientes mais falados quando o assunto é cronograma capilar, mas não é à toa: ela é responsável por 90% da estrutura de um fio de cabelo.

Ela é composta por mais ou menos 15 aminoácidos, sendo que o principal deles é a cisteína, uma proteína estrutural que oferece elasticidade e resistência para os fios. 

Além dos fios de cabelos, a queratina também está presente nas unhas. Por isso, ela é tão importante para quem deseja cabelos e unhas fortes.

Tratando-se de cabelos, o grande problema é que alguns fatores externos podem “retirar” essa proteína dos fios: a própria exposição ao sol e a poeira, excesso de fontes de calor, como a chapinha, o babyliss e o secador, e também procedimentos químicos, como as descolorações e os alisamentos.

A falta de queratina nos fios resulta em danos que já conhecemos: frizz, cortes químicos, cabelos secos e sem brilho.

Quando isso acontece, é necessário fazer um cronograma capilar com alguns dias de reconstrução com queratina para fazer essa reposição de proteína e voltar a ter fios saudáveis novamente. 

O que este artigo aborda:

O que a queratina faz no cabelo?
O que a queratina faz no cabelo?
Pin It

Como aplicar a queratina?

Queratina líquida diretamente nos fios: existem alguns produtos no mercado que são, basicamente, queratina líquida para ser utilizada diretamente nos fios.

Aplique a queratina no cabelo lavado, úmido e dividido em mechas. Deixe agir por 10 minutos – ou pelo tempo indicado na embalagem – e, com o produto ainda nos fios, aplique uma máscara de tratamento e aguarde mais 3 minutos.

Depois enxágue e aplique o condicionador de sua preferência. 

Recargas de queratina: também existem algumas ampolas no mercado que já fazem os dois trabalhos (queratina líquida + máscara) em um único produto, que são as chamadas recargas de queratina. Normalmente, basta aplicar a recarga de queratina no cabelo lavado e úmido e depois enxaguar. 

Máscaras de reconstrução: a terceira forma é aquela muito comum nos cronogramas capilares, a famosa máscara de reconstrução com queratina em sua composição. Basta aplicar a máscara no cabelo lavado e úmido, deixar agir por alguns minutos e enxaguar. 

3 Benefícios da queratina para o cabelo

Recupera fios danificados pós química

Entender quão danificado está o fio é o primeiro passo para definir quantas etapas de reconstrução um cabelo deve ter por mês no cronograma capilar.

Isso porque a queratina é um poderoso reconstrutor pós química, que são processos que tiram a queratina dos fios.

Se você passou por um processo assim, pode utilizar a queratina 1 vez por semana ou a cada 15 dias que o seu cabelo irá se recuperar muito mais rápido. 

Pré tratamento de descolorações e alisamentos

A queratina é uma poderosa aliada de quem quer descolorir ou alisar os fios com frequência. Um dos segredos dos maiores cabeleireiros é contar com uma recarga de queratina antes ou durante os procedimentos químicos, pois ela traz uma recuperação imediata do fio, deixando-os muito mais fortes e resistentes.

Menos frizz e volume indesejado

Ter cabelos cheios e saudáveis é uma coisa boa, mas ter um volume descontrolado e com excesso de frizz não agrada ninguém. Como a queratina reconstrói o fio, deixando-o mais maleável, fica muito mais fácil de modelar e finalizar o cabelo conforme a sua preferência. 

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre o que a queratina faz no cabelo, veja o vídeo do canal do Abner Matias.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse