Nice Content News

O que é mioma no útero, seus sintomas, causas e as opções de tratamento disponíveis são questões muito importantes.

Vamos te dar informações detalhadas e úteis para ajudar você a entender melhor essa condição médica e as medidas que podem ser tomadas para gerenciar e tratar miomas uterinos e até para prevenir.

O que este artigo aborda:

O que é mioma no útero
O que é mioma no útero
Pin It

O que é mioma no útero?

Os Miomas, também conhecidos como leiomiomas ou fibromas, são tumores não cancerígenos que se desenvolvem no útero de uma mulher.

Esses tumores são feitos principalmente de tecido muscular e eles variam de tamanho, desde pequenos nódulos até crescimentos maiores que podem distorcer o formato do útero. Os miomas uterinos são bastante comuns em mulheres de meia idade e geralmente, se tratados não levam a morte.

Sintomas de mioma no útero

Os sintomas de mioma no útero quando ocorrem, variam de uma mulher para outra e dependerá do tamanho, localização e quantidade dos tumores. Alguns dos sintomas mais comuns são os seguintes:

Sangramento menstrual anormal

O sangramento menstrual excessivo em uma mulher é um sintoma comum de mioma no útero. As mulheres, por vezes, experimentam períodos mais longos e mais intensos do que o normal, o que pode levar à anemia.

Dor pélvica

A dor pélvica é outra queixa frequente de muitas mulheres. Os miomas acabam por causar desconfortos e dores na região pélvica, especialmente durante o período que ocorre a menstruação.

Xixi frequente

Miomas que pressionam a bexiga podem causar o desejo de mijar frequente, ou uma sensação de urgência para urinar.

Dores durante a relação sexual

Algumas mulheres relatam dor durante a relação sexual devido à presença de miomas. Se você estiver observando isso, procure ajuda de um médico.

Inchaço abdominal

Miomas grandes faz com que o abdômen pareça inchado ou distendido, se perceber alguma alteração, procure ajuda médica.

Causas dos miomas uterinos

A causa exata dos miomas uterinos ainda não foi completamente compreendida, mas vários pontos acabam por desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

Fatores genéticos

Há evidências de que a predisposição genética aumenta o risco de desenvolver miomas uterinos. Se alguém na sua família tem miomas, você pode estar em maior risco, ou até seus descendentes.

Hormônios

Os hormônios, principalmente o estrogênio e progesterona, desempenham um papel fundamental no crescimento dos miomas. Eles tendem a crescer durante os anos reprodutivos de uma mulher, quando os níveis hormonais são mais altos.

Outros fatores

Você sabia que fatores, como idade, raça e obesidade, também podem estar associados ao desenvolvimento de miomas uterinos?

Opções de tratamento para miomas uterinos

O tratamento de miomas uterinos dependerá da gravidade dos sintomas e do desejo da paciente de preservar a fertilidade. As principais formas de tratamento são as seguintes:

Acompanhamento médico

Para miomas pequenos e assintomáticos, é recomendado apenas o acompanhamento médico regular para monitorar o crescimento dos tumores.

Medicações

Alguns medicamentos são prescritos para aliviar os sintomas, como sangramento menstrual excessivo e dores.

Miomectomia

A miomectomia é uma cirurgia que envolve a remoção dos miomas, enquanto preserva o útero. Isso é uma das opções para mulheres, principalmente para as que desejam manter a capacidade de engravidar.

Histerectomia

Em casos graves ou quando a fertilidade não é uma preocupação, a histerectomia, que é a remoção do útero, pode ser recomendada.

Como prevenir o mioma?

Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos pode diminuir o risco de miomas. Incluir frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras na dieta pode ser benéfico. Terapia hormonal e contraceptivos podem ajudar a regular os níveis hormonais, reduzindo o risco de miomas.

O consumo excessivo de álcool pode estar associado a um maior risco de desenvolvimento de miomas. O tabagismo pode aumentar o risco de miomas, portanto, parar de fumar é aconselhável.

O estresse crônico pode desempenhar um papel no desenvolvimento de miomas, portanto, estratégias de gerenciamento do estresse são importantes. Ter filhos e amamentar pode estar associado a um menor risco de miomas.

Realizar exames médicos regulares e discutir qualquer sintoma com um profissional de saúde é essencial para a detecção precoce e o tratamento adequado.

Conclusão

Miomas uterinos são uma condição comum que afeta muitas mulheres. Espero que você tenha entendido os sintomas e opções de tratamento disponíveis para o mioma.

Se você está tendo algum sintomas de mioma no útero, consulte um médico urgente para tratar o seu caso!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse