Nice Content News

A pergunta “Como descobrir meu estilo?” é uma questão que ocupa bastante a sua mente? Você tem consciência de que quer definir sua personalidade através das composições visuais que cria, mas vive com dúvida de como fazer isso?

É um fato que a moda é um mundo que vai muito além de apenas vestir o corpo, através dela a gente tem a possibilidade de expressar pensamentos, sentimentos e a nossa individualidade. É super possível alinhar estilo, elegância e atitude sem largar mão da aparência que define você.

Para te ajudar, separamos dicas que vão te guiar nesse processo e te ajudar a fazer as melhores escolhas conforme sua essência. Confira:

O que este artigo aborda:

Como descobrir meu estilo? Dicas para definir seus looks
Como descobrir meu estilo? Dicas para definir seus looks
Pin It

1. Considere seu lifestyle

Quando existe um processo de busca do estilo pessoal, é essencial agregar a essa jornada peças que facilitam com o seu lifestyle. É preciso levar em consideração as suas atividades rotineiras, que têm maior impacto no seu dia a dia. Se elas são mais casuais ou sofisticadas e adaptá-las ao seu gosto pessoal.

Integrar peças de maneira harmônica ao seu look e criar equilíbrio com elementos que destacam pontos importantes da sua personalidade é a maneira mais certeira de demonstrar como descobrir seu estilo e ser uma pessoa antenada com a moda com bom gosto e requinte.

Para te ajudar a mergulhar nessa questão, confira produtos que colaboram com o seu lifestyle e escolha os que mais fazem sentido para o seu momento!

2. Defina seus gostos e preferências

Definir seus gostos e preferências é essencial nessa jornada de autoconhecimento. Refletir sobre todas as questões que definem quem você é tem uma extrema importância para poder transparecer de forma autêntica ao se vestir e de como descobrir seu estilo.

Alinhar suas paixões nas suas composições, nada mais é do que uma maneira de falar mais sobre você sem nada dizer. As coisas que você gosta de fazer, as bandas que gosta de escutar, as atividades que dão prazer, não são tópicos irrelevantes. São ferramentas para você conhecer a fundo o que combina com seu modo de ser.

3. Compreenda a imagem que quer passar

A maneira que você se veste tem muito a dizer sobre a imagem que você quer passar. É óbvio que diferentes ambientes exigem diferentes abordagens.

Em um meio corporativo não é interessante utilizar cores vibrantes e nem peças muito largas. Mas, em momentos mais descontraídos, existe uma maior liberdade para ser mais ousado. Entender o que o momento pede garante um maior equilíbrio na hora de compor seu visual.

A moda tem uma narrativa ampla que pode se expressar através do estilo e através das cores. Ter coerência na hora de combinar esses elementos contribui para uma aparência segura. Investir em um guarda-roupa versátil com a presença de peças curingas é o caminho para combinações de sucesso.

4. Conheça os 7 estilos universais

Como descobrir meu estilo em meio a tantas ideias e tendências? Cada um deles tem a sua forma de transparecer ideias, convicções e atitudes. Ao pensar nisso, as consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons e Mimi Dorsey criaram o conceito dos 7 estilos universais.

Entender cada um desses 7 estilos foi uma forma de facilitar essa procura de um ideal, que não se trata de algo que está em alta ou nas passarelas, e sim do gosto pessoal e da maneira que quer transparecer sua essência através do que se veste. Elas dividem esse estudo em dois grupos: os estilos base e os secundários.

São considerados estilos base aqueles que sempre estiveram presentes, a essência do ser que não está condicionada e se veste da maneira que agrada, que são os estilos tradicional, elegante e natural esportivo.

Já os estilos secundários são aqueles que são fortemente influenciados por sentimentos, ambientes e estágios da vida, que são estilos romântico, sedutor ou ousado, urbano e criativo. Entenda:

Natural ou Esportivo

Homens com o estilo natural ou esportivo são aqueles que prezam pelo conforto e por uma moda prática. E isso não quer dizer que essa tendência seja voltada para roupas de academia e treino.

Ao compor um visual, eles optam por roupas de tecido natural, que sejam respiráveis, como o algodão. São itens que têm funcionalidade, mas que não deixam de ter charme e beleza. Têm estampas mais discretas, tênis casual e jeans.

Tradicional

Os homens que se encaixam no estilo tradicional são mais conservadores. Geralmente não gostam de grandes ousadias com recortes e estampas diferentes. Não costumam seguir tendências.

É um visual atemporal com preferência por peças lisas, em listras ou xadrez. As cores são o branco, off white, azul, cinza e preto. Gostam de montar composições com camisas, paletós, terno e suéter.

Elegante

Esse estilo não passa batido! É visualmente perceptível, pois como o próprio nome já diz, foca em estar elegante. Não importa o lugar ou a ocasião, vão sempre estar vestidos com requinte, e sabem se adequar ao que é exigido, de maneira mais casual ou com maior formalidade.

Eles usam o estilo clássico, mas com peças mais elaboradas e de melhor qualidade e se dividem em dois grupos: Os elegantes tradicionais e os modernos. Os tradicionais não gostam tanto de ousadia e ficam mais nas peças coringas como paletós, ternos e gravatas. Já o moderno se atreve a usar roupas mais marcadas e acinturadas e calças mais curtas.

Romântico

O homem romântico é um gentil cavalheiro, com um ar de calmaria e um gosto que se divide em sutileza e sofisticação. Eles não destoam muito do estilo clássico, porém não seguem uma linha tão formal.

Gostam de tecidos leves como a seda, linho e viscose. Os tons predominantes são os claros e pastéis. Quando há estampa, elas são delicadas e pequenas. Os paletós que são a cara do homem romântico são os que têm bolsinho de lenço e corte moderno.

Sedutor e ousado

Um homem do estilo sedutor e ousado é um homem que exala autoconfiança e poder. Também costumam se preocupar com o corpo e gostam de peças que evidenciam o mesmo sem parecer vulgar.

Camisetas com decotes em V, modelagem mais justa e acinturada, calça skinny, paletós e camisas compõem o guarda-roupa masculino sedutor, assim como combinações com contraste e cores. Os óculos escuros também são um acessório chave para dar aquele ar de mistério.

Urbano

O estilo urbano masculino tem grande versatilidade, onde é facilmente adaptado a diversos ambientes, desde uma composição mais corporativa como a algo mais casual. É um visual inovador de todos aqueles estilos que compõem um guarda-roupa.

São peças confortáveis, com modelagem oversized e reta, moletons e tênis casuais. Ao adotar o uso de uma terceira peça na composição é possível mudar toda a intenção e transformar um look mais despojado em algo mais formal.

Criativo

O homem criativo é livre! Ele foge dos padrões e do básico. Para ele, a maneira em que se veste é uma forma de expressão com muito poder. Esse estilo chama muita atenção e tem muita personalidade!

São originais e alternativos. Gostam de peças vintage, estampas coloridas, sapatos ousados e acessórios diferentes. São pessoas que consomem produtos de feiras e brechós e que se vestem de acordo com seu estado de espírito, sem regras!

5. Identifique padrões em um moodboard

Fazer uma pesquisa visual de elementos que agradam na moda é uma forma poderosa de se conhecer e conectar com aquilo que você se identifica. Existe uma ampla maneira de fazer isso ao pesquisar modelagem, texturas, tendências, referências históricas e culturais, recortes de tecidos e paletas de cores.

Desse modo, é possível visualizar as preferências estéticas que têm maior afinidade. Ao criar esses padrões, você descobre uma ferramenta poderosa para identificar como descobrir seu estilo visual.

6. Largue moods antigos

A moda é uma ferramenta que sempre transita de acordo com diversas situações como tempo, cultura e história, sem largar mão das tendências do passado, mas a inovar a cada dia. Assim como as pessoas, que ao buscar como descobrir seu estilo, podem mudar os gostos, preferências e perspectivas com o contexto e o passar dos dias.

Largar moods antigos não quer dizer necessariamente descartar o que já se tem. É um exercício de reavaliar e redefinir o estilo pessoal. Renovar o guarda-roupa ou fazer uma releitura do que já se tem ajuda a abraçar novas possibilidades.

7. Experimente novas tendências do momento

O momento vivido sempre traz uma descoberta, na história, no contexto, na vida e a moda não fica fora disso. Ela sempre muda e traz um velho novo consigo. E ao experimentar suas novas narrativas exploram-se novos horizontes para expressar a individualidade.

Estar antenado com a moda e suas perspectivas é uma maneira dinâmica de estar aberto as mudanças e se inspirar com o que ela traz de novidade.

Qual a importância de saber meu estilo?

Ao explorar as diversas ferramentas apresentadas de como descobrir meu estilo pessoal, ultrapassa-se o conceito de que o estilo pessoal se descreve apenas através de peças de roupas. É uma jornada de autoconhecimento e uma compreensão da essência daquilo que se é.

Esse entendimento simplifica e facilita a construção de um guarda-roupa funcional e adaptável, com uma linguagem harmônica, confiante e visualmente confortável. Projeta a personalidade individual de maneira positiva e influência a forma em que o mundo enxerga você.

Descobrir o estilo pessoal vai muito além de uma trajetória estilística, é um caminho para se conhecer e se abraçar de acordo com o lifestyle, gostos, preferências e identidade. É uma ferramenta poderosa para se impor e ser visto. Gostou de nossas dicas? Então, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse