Um cão idoso demanda mais atenção dos proprietários, afinal, eles necessitam de alterações em sua rotina para garantir o seu bem-estar e evitar acidentes. A compra de uma ração saudável e própria para essa fase da vida é o primeiro e o mais importante passo, garantindo uma vida longa e feliz para o seu pet.
Assim, se você tem um cão idoso, entenda tudo o que precisa saber sobre ele para lhe oferecer qualidade de vida e bem-estar.
O que este artigo aborda:
- Atente-se à alimentação
- Estimule a atividade física
- Facilite os acessos
- Dê banhos nos dias certos
- Visite o veterinário com maior frequência
- Respeite o horário do sono
- Cuide da temperatura do ambiente
Atente-se à alimentação
A necessidade nutricional dos cães muda quando eles são idosos. É preciso apostar em alimentos saudáveis, de fácil digestão e ricos em proteínas. Caso o pet já tenha perdido alguns dentes, vale investir na ração úmida para facilitar o processo de mastigação.
Sempre observe se o animal está se alimentando. Mais de 12h sem comer pede atenção e, se esse tempo passa de 24h, o ideal é levá-lo ao veterinário para descobrir a causa dessa falta de apetite.
Estimule a atividade física
A rotina dos cães idosos muda um pouco e pode ser que eles prefiram dormir mais. Ainda assim, incentive a atividade física, mesmo que em um ritmo diferente. Faça caminhadas com seu pet, respeitando o ritmo dele, claro, e estimule brincadeiras.
Ele ainda brinca com bolinhas e outros brinquedos? Reserve parte do dia para essa interação e observe como está a mobilidade do seu cão. Ele levanta facilmente? Tem dificuldade de se manter em pé por muito tempo? Todas essas questões precisam ser repassadas posteriormente ao veterinário.
Facilite os acessos
O ideal é deixar o cão idoso próximo de tudo, já que o faro e a visão tendem a diminuir. Então, a caminha deve ficar próxima da ração e da água. Para isso, você pode colocar um colchonete para ele deitar e deixar o tapete higiênico por perto.
Evite que ele fique em espaços com degraus ou que exijam muito esforço das perninhas. Quanto mais plana a área, melhor.
Dê banhos nos dias certos
Os banhos fazem parte da vida do cão idoso, o que significa que você pode levá-lo ao pet shop ou para o chuveiro. Apenas preste bastante atenção ao clima e à temperatura da água.
O ideal é que os banhos sejam em dias de clima ameno, com o chuveiro morno e que o pet seja seco antes de retornar para as suas atividades normais.
Visite o veterinário com maior frequência
As visitas ao veterinário precisam ser mais frequentes. Além de manter as vacinas em dia, o cão idoso passa por mais check-ups para analisar como vai sua saúde. Também é uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre a escovação dos dentes e a alimentação ideal para a nova fase.
Qualquer mudança de comportamento, como dormir demais, deixar de comer ou beber água, ficar agressivo ou apático, deve ser comunicada ao profissional durante essas visitas para que ele explique se é normal da idade ou se existe algum problema.
Respeite o horário do sono
Seu cão vai dormir mais em comparação a um pet jovem, porém, isso é normal. Respeite esse momento, mesmo que ele decida ir deitar no meio da tarde, e deixe o animal descansar.
Proporcione conforto para essas sonecas fora do horário de dormir, com colchonetes, cobertores e outros locais ideais para o pet relaxar.
Cuide da temperatura do ambiente
Nem muito frio, nem muito quente. O local em que seu cão dorme precisa ter a temperatura ideal e você precisa cuidar bastante da questão umidade. Coloque um tapete por baixo da caminha ou almofada em que ele dorme, forre a caminha caso o pet não segure mais a urina e observe como está o cômodo.
No inverno, vale colocar roupinha, cobrir e até deixar uma bolsa de água quente por perto para aquecê-lo. No verão, o ar-condicionado e o ventilador são bons aliados, além de ter água fresca sempre à disposição.
Artigos relacionados: