Nice Content News

O sonho de muitas pessoas é dominar o mundo da música, sabendo tocar muito bem algum instrumento, seja para seguir carreira, tocar na noite ou mesmo só para impressionar algumas pessoas de vez em quando. Seja como for, é preciso se dedicar.

E conforme a pessoa vai se dedicando, e lá vai descobrindo novas tendências, novas maneiras de fazer um som legal com seu instrumento, e descobrindo também outros apetrechos para usar em seu instrumento.

Por exemplo, você pode já ter visto alguém usando a famosa “pestana” de violão, que algumas pessoas colocam no instrumento para mudar seu som, algo que na prática se parece com um prendedor. 

Ninguém aprende a tocar usando uma pestana antes de aprender a tocar muito bem sem, então é sempre uma questão de ir evoluindo, dar tempo ao tempo e ir se dedicando até chegar nesse nível. 

E sem sombra de dúvidas, um dos níveis mais desejados para quem está aprendendo um instrumento de corda, é quando ele pode usar pedal ou pedaleira para guitarra. Muitas pessoas nem sabem, mas essas duas coisas não são a mesma coisa.  

A pedaleira e o pedal podem até fazer um trabalho parecido com a música, mas eles são diferentes de forma significativa. Isso significa que existem diferenças técnicas que devem ser levadas em consideração.

Isso também significa que se você chegou nesse nível, é hora de comprar a sua própria pedaleira ou seu próprio pedal. Mas aí entra a grande dúvida: qual deles comprar? Existe um melhor do que o outro?

Esse tipo de dúvida é bem comum principalmente para você que não tem dinheiro para sair esbanjando, e tem que investir no aparelho certo, e por isso hoje estamos aqui para ajudar. Hoje vamos falar das diferenças da pedaleira e também do pedal, e assim dizer qual você deve comprar. 

O que este artigo aborda:

Pedal ou pedaleira para guitarra: Qual o melhor?
Pedal ou pedaleira para guitarra: Qual o melhor?
Pin It

Qual a diferença de um para o outro?

Então vamos supor que você já tem a sua guitarra, com super cordas ernie ball, acabamento em madeira brilhosa, e seu belo amplificador. O que comprar então? Bom, isso vai depender do que você quer para o seu som.

Vamos começar falando então da pedaleira, que é uma das favoritas das pessoas. E o motivo? Porque a pedaleira faz com que a sua guitarra tenha a capacidade de fazer muitos sons, basicamente é isso que a pedaleira faz, ela dá ao seu violão o poder de ter outros sons.  

Você pode optar por usar qualquer um do banco de efeitos que ele tem, e até fazer algumas mudanças de som que já são programadas anteriormente. E o melhor, dependendo da marca da sua pedaleira, você pode até criar novos efeitos. É importante que você tenha em mente e olhar bem a marca da que você quer comprar.  

Dentre os efeitos mais famosos das pedaleiras, estão a distorção, que você já deve ter ouvido em alguma música de rock por aí, o delay que é quando a música repete a nota que você já está tocando, dando assim a impressão de que tem duas guitarras tocando ao mesmo tempo, além de muitos outros também.

Mas então o que o pedal faz? Ele não dá vários efeitos também? Na verdade, ele dá apenas um efeito. Talvez isso te fez pensar automaticamente que ele é pior por isso, mas isso não é necessariamente verdade.

 Apesar de dar apenas um efeito, o grande trunfo do pedal é que ele dá um efeito mais bem feito. Afinal, ele tem toda a tecnologia dele voltada exatamente para esse um efeito, e isso faz com que ele execute com maestria. 

Qual é o melhor pedal ou pedaleira para guitarra?

Tudo isso que dissemos aqui pode não fazer com que um ou outro seja melhor, mas sim apenas mostrar que você precisa pensar no que você quer para músicas que você quer fazer.

Mas, dito isso, existe uma pequena diferença que pode ajudar você a se decidir. Essa diferença está no quão difícil é encontrar formas de usar esses aparelhos no dia a dia.  

O pedal é um aparelho mais rústico, que não é compatível com qualquer amplificador. Isso significa que antes de comprar um, você precisa antes se certificar de que você tem equipamento compatível com ele.

Se não, você pode optar pela pedaleira, já que nesse caso ela é na verdade o extremo oposto do pedal. A pedaleira na verdade nem ao menos precisa de um amplificador para funcionar. Ela pode ser ligada diretamente na guitarra. Ou então até ligar ela no “return” de qualquer amplificador, fazendo com que ela seja mais versátil.

E daí vai de você decidir o que é melhor para você, se as limitações de um não são para você, e se suas qualidades são suficientes, e então escolher o aparelho que mais vai funcionar para sua carreira como músico, ou para os seus momentos de lazer.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de pedal ou pedaleira para guitarra, veja o vídeo do canal Cifra Club.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse