Nice Content News

Meu celular está demorando para carregar: o que pode ser? É comum vermos pessoas relatando problemas de carregamento lento do smartphone, isso pode pode ter relação com alguns fatores. Dessa forma, vamos abordar sobre as cinco possíveis causas.

Os celulares estão cheios de recursos inovadores que são utilizados diariamente nos estudos, no entretenimento, para manter a pessoa bem informada e até ajudar nos trabalhos. Com isso ninguém suporta um carregamento devagar por parte de seu dispositivo.

A depender do aparelho e da fonte utilizada para alimentar a bateria, o processo de carregamento pode ser rápido ou demorado. Alguns aparelhos possuem bateria potentes e normalmente vem na caixa um carregador turbo para que o carregamento ocorra mais rápido.

Mas existem outros modelos que mesmo tendo uma bateria potente, às vezes o carregador não ajuda muito na rapidez. Com isso, temos uma carga um pouco mais lenta. Porém nada que leve 3, 4, ou 5 horas para carregar. Caso o seu smartphone esteja demorando tanto assim para carregar pode ser algum problema.

O que este artigo aborda:

Meu celular está demorando para carregar, o que pode ser?
Meu celular está demorando para carregar, o que pode ser?
Pin It

Por que o celular está demorando para carregar?

Confira os 5 principais motivos porque o telefone demora para carregar mais do que o normal.

1. Cabo danificado

O mau uso do cabo do carregador do celular é um dos principais fatores para que o mesmo fique ruim e afete o carregamento do aparelho. Tem pessoas que usam o mesmo cabo para carregar vários dispositivos e isso acaba danificando o mesmo. Além disso, o mau uso prejudica bastante o equipamento.

Para saber se o problema de carregamento lento está no cabo, teste o mesmo em outro dispositivo e observe se ele irá funcionar bem. Caso o fio esteja partido ou exposto, nunca tente remendar. O ideal seria comprar outro, de preferência de boa qualidade.

Quando o cabo está com problema, pode ocorrer oscilações da carga elétrica. Com isso, o dispositivo não atinge a quantidade de energia suficiente para que o mesmo seja carregado num certo espaço de tempo e a vida útil da bateria pode se deteriorar. O uso de carregadores falsificados ou danificados pode contribuir para isso.

Portanto, evite dobrar de mau jeito esse equipamento tão sensível e também evite guardá-lo em locais de alta temperatura.

2. Carregadores não original ou incompatível

Cuidado com os carregadores falsificados, eles podem trazer transtornos para o seu aparelho: além de carregar o celular devagar, eles podem ter oscilações na carga e isso danifica o seu equipamento. Não adianta investir muita grana em um bom smartphone se você tentar economizar na compra de uma carregador incompatível, pois poderá trazer prejuízos futuramente.

Ao contrário dos equipamentos originais, boa parte dos carregadores genéricos não possuem sensores para controlar o carregamento e isso é algo preocupante.

Já se você está usando um carregador original de outra marca de aparelho, é importante observar se a voltagem é suficiente para carregar o seu. O ideal seria observar esse detalhe e fazer o teste com um carregador apropriado.

3. Porta de carregamento com defeito ou sujeira

Se o seu celular não carregar, você poderá verificar a entrada de carregamento. Ou seja, o local onde conectamos o cabo do carregador. Com o passar do tempo o conector pode acumular sujeira ou até ser danificado.

Observe se o conector está solto ou com aquelas perninhas danificadas, a depender do caso, isso pode diminuir ou até interromper o fluxo de carga. Esse tipo de problema deverá ser solucionado por um profissional capacitado.

Porém se o conector estiver perfeito, pode ser que o acúmulo de sujeira esteja atrapalhando a passagem de carga suficiente. Fiapos, poeira e até resíduos oleosos podem bloquear a entrada e causar problemas.

A limpeza pode ser feita por você mesma, mas com todo cuidado e cautela. Palito de dente, algodão e álcool isopropílico, podem ser usados. OBS: Não use água, nem produtos de limpeza.

4. Vários aplicativos abertos em segundo plano

E se o meu carregador for original e mesmo assim meu celular está demorando muito para carregar?

Se por ventura você tiver um aparelho novo e depois de algumas semanas ou meses, o mesmo começou apresentar uma demora no tempo de carregamento, pode ser que você use muitos aplicativos e eles estejam trabalhando em segundo plano.

Vale lembrar que alguns apps podem continuar trabalhando em segundo plano mesmo quando estão fechados. Isso causa um consumo bateria e retarda o carregamento.

O que fazer? No Android, você poderá desativar aplicativos em segundo plano e resolver isso facilmente:

  • Acesse as “Configurações” do seu dispositivo;
  • Toque em “Assistência do aparelho e bateria”;
  • Vá em “Limitar uso em segundo plano”;
  • Por último, marque a seguinte opção: “Suspender aplicativos não usados”.

5. A bateria do celular pode estar com defeito

Para quem possui um celular demorando para carregar e quando carrega a bateria descarrega rápido. Nesse caso, o que pode ser é um desgaste da bateria. Vi pessoas relatando colocar o celular para despertar, mas perder o horário simplesmente porque o mesmo amanheceu completamente descarregado. 

Com o uso cada vez mais frequente dos dispositivos móveis, costumamos carregar várias vezes ao dia nosso aparelho e naturalmente há um desgaste, Isso ocasiona uma demora maior para um total carregamento e diminui a duração de cada carga. 

Um sinal claro de que a bateria já ficou ruim é se a mesma demorar para chegar aos 100% e depois de atingir esse número começar a cair essa porcentagem rapidamente, depois de algum tempo fora da tomada.

Conclusão

Em alguns casos o celular que demora para carregar pode ser algo normal, isso vai depender do modelo que você escolheu, da forma com que o seu aparelho é utilizado, dentre outros fatores.

No entanto, se o seu dispositivo carregava mais rápido e com o passar do tempo ele começou a ter uma lentidão nesse sentido, possivelmente algum problema está existindo.

Dessa forma, é possível verificar o que está havendo e como resolver o problema do “celular está demorando para carregar”, com as nossas cinco dicas que mostramos aqui.

Por fim, se você ainda quer saber mais do por que o meu celular está demorando para carregar, veja o vídeo do canal Play Android.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse