Nice Content News

Se você é adepto a uma rotina que combina exercícios físicos e alimentação balanceada, já deve ter ouvido falar ou até mesmo experimentado o bulletproof coffee. Afinal, essa bebida que mistura café à gordura e óleos saudáveis pode ser uma verdadeira aliada da dieta, já que promete saciar a fome e acelerar o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

Traduzido como café à prova de balas, o bulletproof coffee é o verdadeiro queridinho de quem quer se blindar e manter uma boa saúde, pois ele ajuda a melhorar o sistema imunológico, dando mais energia e disposição e, ainda, aprimorando o foco e a concentração. Mas, claro, para que essa receita ofereça o efeito desejado, alguns critérios bem importantes devem ser seguidos. Falaremos deles logo mais. Antes, vamos entender de onde surgiu o bulletproof coffee?

O que este artigo aborda:

Conheça o bulletproof coffee, um verdadeiro aliado da dieta
Conheça o bulletproof coffee, um verdadeiro aliado da dieta
Pin It

A origem do bulletproof coffee

A receita do bulletproof coffee foi criada pelo norte-americano Dave Asprey, um empreendedor do Vale do Silício que, em uma viagem ao Tibete, experimentou um chá misturado com manteiga de iaque, um animal típico da região. Após bebê-lo, sentiu-se forte e percebeu que havia recuperado a energia após sua longa caminhada por uma montanha com temperaturas abaixo de zero.

Desde então, ele, que hoje é considerado um guru de estilo de vida, passou a promover estudos aprofundados desta fórmula que mudou sua vida. Entre outras frentes, Asprey fundou a marca Bulletproof e escreveu três best-sellers que figuraram entre os mais vendidos da lista do The New York Times, sendo um deles relacionado à dieta bulletproof.

Quer dizer, além do café energético, ele também desenvolveu a chamada dieta à prova de balas, baseada nas quantidades certas de gorduras saudáveis, quantidades moderadas de proteína de alta qualidade e grandes quantidades de vegetais orgânicos para gerar energia e perder peso. 

Os benefícios do café à prova de balas

Asprey criou o bulletproof coffee com o objetivo de promover aceleração mental e, ao mesmo tempo, manter o organismo bem alimentado para lidar com esse ritmo. Então, a indicação é que a bebida seja consumida durante o café da manhã, para ajudar a afastar o sono e melhorar a produtividade, ou antes da atividade física, a fim de aprimorar o desempenho nos treinos. 

O café à prova de balas fornece boas doses de antioxidantes e vitaminas. Sua vitamina D, por exemplo, ajuda na absorção de cálcio, prevenindo a osteoporose. Além disso, por combinar cafeína e gordura, acelera o metabolismo e, em paralelo, diminui a fome ao longo do dia, contribuindo com a perda de peso e com o aumento da resistência durante as atividades físicas. 

A cafeína presente na bebida, aliás, auxilia também a melhorar a concentração e a prevenir doenças como infarto e diabetes, pois ajuda a combater os radicais livres. Enquanto isso, a gordura é facilmente transformada em energia no fígado, sendo usada como fonte ao invés de ser armazenada. É por isso, inclusive, que o bulletproof coffee é considerado termogênico, pois gera calor e queima calorias.

Como fazer bulletproof coffee?

Como dissemos, para que os melhores resultados sejam obtidos com o bulletproof coffee, seu preparo deve ser adequado e com ingredientes de qualidade, principalmente em relação à escolha do café. Aqui, a recomendação é que sejam grãos arábica, uma espécie plantada em altitudes superiores que resulta em cafés finos e de aroma intenso. Isso é importante porque cafés de baixa qualidade podem ter micotoxinas produzidas por mofo e fungos, capazes de enfraquecer o metabolismo e gerar inflamações.

Dito isso, anote a receita!

Ingredientes:

  • 250 ml de café coado 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou sem sal

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador de 20 a 30 segundos e consuma em seguida. A bebida fica bem cremosa, com uma textura de cappuccino.

Como diversas outras receitas, a do bulletproof coffee também foi se modificando e passou a incorporar outros ingredientes. Há quem goste de adicionar canela, manteiga de amendoim, leite de amêndoas, cacau em pó e chocolate ou, ainda, acrescentar gelo e deixá-lo ainda mais refrescante. 

Há contraindicações?

Podemos dizer que o bulletproof coffee é uma variação de café com gorduras boas, mas nem por isso é uma pílula mágica para a saúde e o emagrecimento. Quer dizer, não basta apenas acrescentar a bebida à sua rotina e achar que os resultados serão instantâneos.

Assim como outros alimentos, este café à prova de balas pode apresentar contraindicações para algumas pessoas, como aquelas que têm problemas gastrointestinais, que estejam em algum outro tipo de dieta, gestantes, lactantes e hipertensos. E por ter cafeína, pode causar agitação e insônia, principalmente se ingerido no fim da tarde ou à noite.

Ou seja, antes de inserir o bulletproof coffee na sua dieta, consulte um nutricionista para avaliar seu caso e indicar a melhor forma de consumo da bebida conforme seus objetivos e necessidades nutricionais. Afinal, todo organismo precisa de equilíbrio para ter um bom funcionamento e, por consequência, garantir bem-estar e outros benefícios ao corpo.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre bulletproof coffee, veja o vídeo do canal Café do Ponto.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse