Nice Content News

Se preocupar com o nosso planeta nunca foi tão necessário. Hoje estamos em cima da hora de tentar reverter alguns erros com ele, e se não fizermos isso agora talvez não tenha mais tempo para fazer no futuro.

Sustentabilidade é palavra chave nesta parte, é o mais importante para garantir que a nossa existência no planeta seja exatamente o que essa palavra diz: sustentável. E para isso vamos ter que cair de cabeça nas coisas que podem ajudar a salvar o planeta.

Mas será que você já se perguntou quais são as medidas mais eficientes usadas ao redor do mundo quando falamos de sustentabilidade? Existem coisas que ajudam e muito, e precisamos criar hábitos em cima delas.

E é por isso que hoje nós vamos citar aqui 4 dicas de sustentabilidade mais eficientes e usadas no mundo quando o assunto é sustentabilidade. 

O que este artigo aborda:

4 dicas de sustentabilidade mais usadas no mundo
4 dicas de sustentabilidade mais usadas no mundo
Pin It

1. Reciclagem

A primeira coisa que vamos falar aqui hoje é também a mais eficiente de todas. A reciclagem é a melhor forma de fazer com que tenhamos menos lixo, de que consigamos parar de ter que criar coisas novas e possamos a reconstruir.

Qualquer ONG, qualquer pessoa que entenda de sustentabilidade entende que a forma mais efetiva de se tornar o mundo um lugar melhor é não deixando que nada fique perdido por aí demorando centenas de anos para se decompor.  

E mais coisa do que as pessoas pensam podem ser recicladas, diferentes tipos de plástico, vidro, metal, tudo isso pode se tornar algo novo, fazendo com que não vire lixo, desafogando os aterros sanitários.  

Por isso é importante que as pessoas criem campanhas de reciclagem, coloquem os lixos da forma correta na rua para que as pessoas possam separar o seu lixo da forma correta, ajudando no trabalho da reciclagem.

2. Energia sustentável

Produzir energia elétrica tem um custo, e ele não é cobrado só da gente, mas também do meio ambiente. Aqui no Brasil ainda teimamos em usar usinas termelétricas. Elas usam de queimas de recursos naturais para aprovação de energia, e essa queima gera gases poluentes que são jogados direto na nossa atmosfera.

Isso é claro ajuda para que o ar fique pior, ajuda também para que não consigamos combater o aquecimento global, e inclusive já estamos fazendo, mas que não temos como consertar no futuro.

E é por isso que o uso de energias renováveis se faz tão necessário, e mais, é por isso que o mercado livre de energia e empresas como a Monex Energia se fazem necessárias, já que através delas é possível escolher comprar energia elétrica de fontes renováveis.

Hoje a fonte renovável que mais faz sucesso é a energia solar, por ser infinita, e por termos aparelhos bem modernos nesse meio, e também por hoje ser acessível. É o tipo de energia que queremos em todas as casas no futuro. 

3. Dia sem carne

À primeira vista, uma pessoa pode achar que isso não faz a diferença. Porque ficar um dia sem comer carne ajudaria na sustentabilidade do planeta? Isso não tem mais a ver com o planeta em si? E sim, e é exatamente por isso.

Nem todo mundo sabe, mas a criação de gado tem um alto preço dentro do nosso meio ambiente. Acontece que no Brasil existem alguns exageros. Criamos muito gado, e esse gado precisa de muito pasto, e acabamos destruindo florestas para que eles possam ser o pasto desse gado todo. 

Para se ter uma ideia, para um 1kg bovino são 16 mil litros de água que vão embora, mostrando que a criação deveria ter limites. E cortando um pouco o consumo de carne, cortamos a demanda, que por sua vez faz com que precise se criar menos gado.

Claro que isso tem que vir junto de algumas medidas governamentais, como por exemplo maneirar um pouco na exportação, que faz com que mais gado ainda seja criado apenas para o abate e exportação. 

4. Menos plástico

Já falamos sobre reciclagem, mas precisamos também falar especificamente sobre o plástico, porque poucas coisas são tão prejudiciais para o nosso planeta quanto o plástico, e perigoso de várias maneiras.

Primeiro que o plástico demora muito tempo para se decompor, dependendo do tipo do plástico, é possível que ninguém hoje viva para vê-lo sumir, mostrando que ou ele é reciclado da forma correta, ou ele vai perpetuar mais que nossa espécie. 

Segundo que alguns desses plásticos que custam a se decompor são tóxicos, conforme vão ficando velhos, vão soltando mais coisas tóxicas, então podem ser perigosas para a natureza também, poluindo coisas.

E por último que animais podem acabar confundindo com comida e tentar comer o plástico, que de duas uma: ou ele pode ser tóxico e acabar matando o animal logo de cara, ou ele pode se prender ao animal e deixar ele deformado ao longo do tempo. Existem vários casos de cases de cerveja prenderem em tartarugas e deformarem o casco. 

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de sustentabilidade, veja o vídeo do canal Giovanna Nader.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse