Nice Content News

Perder seu celular é um dos maiores medos para milhares de pessoas, já que é um dispositivo que contém muitas informações pessoais e privadas: fotografias, contatos e mensagens do WhatsApp. Por isso, saber como desativar o WhatsApp é essencial.

De fato, sendo um aplicativo onde estão nossas conversas privadas, o WhatsApp deve estar sempre protegido e, em caso de roubo ou perda do telefone celular, é sagrado tomar cuidado para que ninguém possa acessar nossa conta do WhatsApp.

Felizmente, para desativar uma conta do WhatsApp de um telefone roubado ou perdido, existem diferentes soluções. Isso acaba tranquilizando.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como desativar o WhatsApp, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que este artigo aborda:

Celular ligado com o WhatsApp aberto
Celular ligado com o WhatsApp aberto
Pin It

Como desativar o WhatsApp?

O primeiro passo para bloquear uma conta do WhatsApp em caso de roubo ou perda do telefone celular é bloquear o cartão SIM do telefone, de acordo com a central de ajuda do aplicativo. 

Para fazer isso, o proprietário do dispositivo deve entrar em contato com sua operadora de celular e solicitar que o cartão SIM seja bloqueado.

Após o bloqueio, não será mais possível verificar uma conta do aplicativo WhatsApp novamente no telefone perdido, porque seria necessário receber uma mensagem de texto (SMS) ou uma chamada para verificar a conta. 

Dessa forma, o usuário garantirá que nenhuma outra pessoa possa acessar sua conta do WhatsApp novamente em um telefone celular que tenha sido perdido ou roubado.

Outra maneira mais fácil de impedir que um estranho acesse a conta do WhatsApp de um telefone celular perdido ou roubado é através de um novo cartão SIM, que deve ter o mesmo número de telefone que o telefone celular roubado ou perdido. 

Assim, quando você ativa o WhatsApp com o novo cartão em outro telefone, a conta registrada no dispositivo anterior será fechada automaticamente.

Outra alternativa para aqueles que querem bloquear uma conta do WhatsApp é enviando um e-mail para [email protected]. No e-mail, a legenda “Telefone roubado/perdido: Desativei minha conta” deve ser colocada como assunto, o corpo da mensagem deve conter o número de telefone no formato internacional completo, ou seja, incluindo o DDD, que no brasil é +55.

A central de ajuda do WhatsApp menciona que, mesmo que o cartão SIM esteja bloqueado e o serviço telefônico suspenso, o aplicativo pode ser usado com uma conexão Wi-Fi, por isso recomenda que os usuários enviem o e-mail solicitando a desativação de sua conta.

Depois que a conta for desativada, o usuário poderá restaurar seu histórico de bate-papo. Mas isso só pode ser feito se o proprietário da conta criou um backup no Google Drive, iCloud ou OneDrive antes que o telefone fosse roubado ou perdido.

O que acontece quando uma conta do WhatsApp é desativada?

O WhatsApp adverte que, mesmo que uma conta seja bloqueada, ela não será completamente excluída, portanto, os contatos ainda poderão ver o perfil do usuário que desativou a conta.

Além disso, os contatos ainda poderão enviar mensagens para a conta desativada. No entanto, essas mensagens permanecerão pendentes por um período máximo de 30 dias e, caso a conta seja reativada, as mensagens pendentes serão recebidas no novo dispositivo.

O WhatsApp acrescenta que, caso a conta não seja ativada dentro de 30 dias, o perfil será completamente excluído.

Finalmente, o WhatsApp aponta que o aplicativo não tem a capacidade de localizar o telefone em caso de roubo ou perda, por isso não poderá ajudar os usuários a encontrar seus telefones celulares.

Conclusão

Como você pode ver ao longo do artigo, não é tão simples saber como desativar o WhatsApp. Há uma série de etapas que devem ser cumpridas.

Contudo, saiba que, se seu celular for roubado, você terá como recuperar sua conta. Pode demorar um pouco, mas você conseguirá.

Além disso, eu recomendo que você, assim que conseguir, dê início ao procedimento para ter acesso a sua conta o mais rápido possível. 

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida em como desativar o WhatsApp, veja o vídeo do canal Math Terê.

Gostou de saber mais sobre como desativar o WhatsApp? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse