quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 20:13:49
Nice Content News

Quase todas as motos possuem a troca de marchas no pé, com exceção de alguns modelos antigos, que trocam na mão, e das scooters, que são equipadas com câmbio automático.

Apesar do movimento de troca de marchas ser bastante simples e repetitivo, não é difícil ver motocicletas arranhando a marcha durante a pilotagem. Se isso acontece com você, é importante corrigir essa falha, pois ela pode danificar algumas peças da moto.

Quer saber mais? Neste artigo, explicamos como realizar a troca de marchas no momento certo, com uma segurança maior, que resulta em uma grande economia de combustível. Acompanhe a leitura!

O que este artigo aborda:

Tenha atenção à rotação do motor

A rotação do motor é quem determina a hora certa de trocar a marcha da moto. Os pilotos mais experientes a identificam apenas ouvindo, outros já se baseiam no conta-giros do motor (quando chega a 3000 rotações por minuto, por exemplo).

Fato é que os especialistas afirmam que existe, sim, um momento ideal para a troca de marcha, porém isso varia de acordo com cada modelo de motocicleta.

Velocímetro de uma moto

Quando é o momento certo de trocar a marcha?

O momento certo de trocar a marcha é aquele em que há um melhor aproveitamento das curvas de torque de potência do motor, e essa informação está especificada no manual do proprietário.

Por exemplo, uma Honda CG Titan 150 possui 1,45 quilograma-força-metro (kgfm) de torque máximo em 6500 rpm e 14,3 cavalos-vapor (CV) em 8500 rpm. Logo, nessa motocicleta, o ideal seria efetuar a troca de marcha em 8500 rpm — ou sempre acima dos 6500 rpm.

É perfeitamente compreensível que essa matemática não seja tão simples nesse modelo de motocicleta, uma vez que ele não possui conta-giros. Por esse motivo, se faz necessário treinar bem o ouvido, para efetuar a troca de marcha corretamente.

Se sua moto possui um conta-giros, você pode ficar mais tranquilo. Além disso, existem alguns modelos de motocicletas que não possuem conta-giros, mas são equipadas com shift light — uma luz que indica o momento certo para trocar a marcha.

Geralmente, esse dispositivo é regulável e a troca de marcha deve ser feita com base nos picos de potência e torque que o motor apresenta.

Vantagens de trocar a marcha na hora certa

De acordo com especialistas, trocar a marcha corretamente e no momento certo proporciona grandes vantagens. Uma delas está relacionada ao melhor aproveitamento da força do motor, que gera menos poluição, menor desgaste das peças e uma boa economia de combustível.

Como saber o momento certo para realizar a manutenção na sua moto?

Mesmo fazendo as trocas de marchas corretamente — o que aumenta a vida útil do motor da motocicleta —, chega um momento em que é necessário fazer a manutenção. Mas como saber quando é a hora certa? 

A cultura do diagnóstico de ouvido nem sempre é a mais indicada para identificar o momento de realizar a manutenção na sua moto.

Além disso, engana-se quem pensa que os ruídos são um aviso de que a revisão preventiva precisa ser feita — na verdade, eles indicam que já existe um problema.

Por isso, se você é um amante de motocicletas, deve ficar atento à frequência para realizar a manutenção na sua moto.

E, embora esse tempo varie de acordo com a exigência do mecânico ou com a condição do veículo, de forma geral, os especialistas recomendam que a revisão seja feita a cada 6 mil quilômetros rodados.

O que deve ser analisado durante a revisão da moto?

Por fim, agora que você já sabe que mais importante do que esperar os barulhos aparecerem é respeitar os prazos corretos para as revisões da sua moto, confira a seguir os elementos que não podem ser ignorados durante a revisão:

  • Óleo do motor;
  • Sistema de freios;
  • Carburador;
  • Sistema elétrico;
  • Relação;
  • Pneus.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

O que é endpoint? Entenda em detalhes!

O que é endpoint? Entenda em detalhes!

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

Feedback do cliente: quando e como registrar?

Feedback do cliente: quando e como registrar?

O que levar em conta ao alugar uma plataforma elevatória?

O que levar em conta ao alugar uma plataforma elevatória?

Autocuidado e saúde: motivos para incluir a hidratação corporal na rotina

Autocuidado e saúde: motivos para incluir a hidratação corporal na rotina

6 ideias de drinks para servir no casamento

6 ideias de drinks para servir no casamento