Nice Content News

Os móveis são peças-chave na decoração e essenciais para o cotidiano dentro de casa. São itens como armários, rack, painel para tv, sofá, mesa, cadeira, poltrona, cama, sapateira, entre outros.

Cada uma dessas peças precisa de cuidados adequados, tanto no dia a dia quanto nas faxinas e reorganização dos móveis. No entanto, mesmo com toda atenção, existem algumas atitudes, hábitos e produtos que danificam os móveis, comprometendo sua aparência e durabilidade.

Para que você não danifique os móveis sem intenção, separamos as atitudes mais comuns feitas durante o dia a dia e na faxina que podem estragar o mobiliário da sua casa.   

Confira!

O que este artigo aborda:

Criado mudo de madeira com duas gavetas aberta
Criado mudo de madeira com duas gavetas aberta
Pin It

1. Usar pano molhado para tirar pó

Todos sabemos que um pano molhado é excelente para remover o pó, principalmente nos cantinhos de difícil acesso. No entanto, o acúmulo de água na superfície e nos cantos podem se transformar em manchas, favorecer o aparecimento de mofo e causar estufamento depois de secar.

Os móveis em madeira que ficam nas áreas secas da casa, devem ter o pó retirado somente com um pano seco. Depois que a poeira for removida, passe o lustra móvel e retire o excesso com outro pano seco.

Para os móveis nas áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, o cuidado deve ser redobrado, pois são peças que já lidam com umidade diariamente. 

Neste caso, use panos levemente úmidos para tirar a sujeira, se tiver mancha de gordura utilize algumas gotas de detergente neutro. Depois de limpar, passe um pano seco para manter tudo bem enxuto. 

2. Usar produtos multiuso na limpeza

Sem dúvida alguma os produtos multiúso são uma “mão na roda” na hora da faxina, pois são versáteis e potentes na remoção dos diferentes tipos de sujeira e deixam um cheirinho agradável.

No entanto, todo esse poder de remoção deve ser mantido longe dos móveis. Os compostos químicos no produto causam abrasão na mobília, ou seja, desgastam as superfícies aos poucos e vão deixando manchas irreparáveis.

Se for para usar produtos na mobília, que sejam específicos para móveis. Além de limparem melhor, deixam uma película protetora na superfície.

3. Arrastar os móveis sem proteger os pés

Durante a faxina ou organização da casa é muito comum movermos os móveis de um lado para o outro para limpar todos os cantos. É preciso de cuidado na hora de fazer isso, pois quando arrastamos os móveis sem proteger os pés prejudicamos toda a estrutura da peça.

Isto porque, a vibração causada no arraste vai soltando aos poucos os fixadores e enfraquecendo o móvel, deixando-o “bambo” com o tempo, além do risco de quebrar os pés da mobília na movimentação.

Portanto, quando for arrastar seus móveis, levante um pouco os pés e coloque um pano embaixo para facilitar o deslizamento e reduzir a vibração.

4. Deixar os móveis expostos ao sol

Todos sabemos do poder que a luz solar tem de prejudicar a superfície das coisas, haja visto o perigo que oferece à nossa pele. Para os móveis não é diferente, quando são expostos à luz solar todos os dias por período prolongado, manchas irreparáveis aparecem.

Por isso, na hora de organizar o layout dos ambientes, tente colocar os móveis em lugares estratégicos para evitar exposição ao sol por muitas horas.

5. Deixar a sujeira acumular

Sabemos que a rotina é intensa em quase todos os lares e nem sempre é possível manter a faxina em dia. No entanto, mesmo sem faxinar a casa você deve ao menos tirar a poeira acumulada dos móveis durante a semana.

Isto porque, o acúmulo de poeira vai tirando aos poucos o brilho dos móveis, se transformando em manchas e deixando a mobília com o aspecto de velha. Além disso, tem as “rodelas” de água formadas pelos copos, comida e outras coisas que caem durante o uso diário. 

Esse “envelhecimento” dos móveis e as manchas de uso são irreversíveis. Por isso é tão importante limpá-los regularmente ou assim que algum líquido cair sobre eles.

Pronto, agora você sabe coisas comuns feitas em todos os lares que danificam os móveis da sua casa. Evite esses hábitos e veja a boa aparência de sua mobília durar por muitos anos.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida, veja o vídeo do canal Organize sem frescura.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse