segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 18:15:25
Nice Content News

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a se preocupar com a decoração e aconchego dos espaços, não apenas internos, mas externos também. Nesse sentido, ter um jardim em casa é uma ótima forma de deixar a propriedade mais personalizada, bonita e elegante. Contudo, para isso, é importante saber como cuidar das plantas e do entorno, pois de nada adianta reservar um espaço para o jardim, se ele estiver sempre feio e mal cuidado. Portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas simples, mas eficientes de como deixar seu jardim incrível. 

O que este artigo aborda:

1. Faça o planejamento

O primeiro passo é pensar no tipo de jardim que gostaria de ter em casa. Ou seja, ele será ornamental, com ervas aromáticas e temperos, ou ainda para plantar vegetais? Com isso em mente você já consegue planejar quais as espécies comprar, onde montar o jardim, além de entender quanto de trabalho terá no dia a dia. Além disso, dependendo do caso, pode ser necessário também contar com a ajuda de um profissional paisagista. 

2. Escolha o local

Depois de entender o que realmente deseja, é hora de escolher o local em que pretende montar o jardim, sendo que essa decisão é primordial para o sucesso ou não. Isso porque, cada planta possui uma necessidade diferente, mas algo que todas têm em comum é que gostam de luz, seja indireta ou direta. Inclusive, se o espaço for em uma área de sol e sombra, melhor ainda! Afinal, poderá variar os tipos de plantas. 

3. Faça a preparação do solo

Em seguida, é hora de começar de fato a montagem do jardim. O primeiro passo é limpar o solo, removendo qualquer tipo de impureza da área. Para isso, retire sujeiras e ervas daninhas e comece a melhorar o ambiente em que as plantas irão ficar. Primeiro, ele revigora a terra, deixando-a fofa e bem areada. Além disso, colocar substratos, adubos e fertilizantes também é uma boa pedida. 

4. Escolha as plantas certas

Não se esqueça de pesquisar um pouco sobre as plantas que pretende cultivar no espaço, pois assim terá maior segurança e tranquilidade na hora de cuidar. Por exemplo, algumas espécies podem ser plantadas o ano todo, enquanto outras só florescem em épocas específicas. Além disso, escolha os produtos que irão contribuir para o desenvolvimento delas, pois caso contrário pode acabar inibindo o crescimento e até mesmo matando algumas. 

Uma fonte com um jardim incrível

5. Faça a rega da forma correta

A água é um elemento essencial para o desenvolvimento das plantas, sendo que as sementes precisam ainda mais de água, com regas diárias. Contudo, é importante ficar atento, pois algumas espécies gostam mais do que outras. Além disso, prefira sempre regar de manhãzinha ou no final da tarde, pois se regar quando o sol estiver muito forte, pode queimar o solo e prejudicar o crescimento da planta. Da mesma forma, observe o clima, pois em estações mais quentes, elas precisam de mais água. 

6. Mantenha a área sempre limpa

Depois que já estiver com o jardim pronto, é primordial mantê-lo sempre limpo, pois sujeiras como galhos, folhas e outros detritos interferem não apenas na beleza do espaço, como também na saúde das plantas. Dependendo do volume de lixo, a limpeza pode ser feita todos os dias ou semanalmente, de acordo com a necessidade. Contudo, é primordial que seja realizada de forma constante para evitar acumular. 

7. Tire as ervas daninhas

Outra dica importante para manter o jardim bonito é retirar as ervas daninhas com arrancadores, pois isso irá acelerar o crescimento das plantas e melhorar ainda mais a qualidade de seu desenvolvimento. Além disso, retire folhas secas dos arbustos, das árvores e flores, pois podem afetar os caules e danificar as raízes. 

8. Areje bem o solo

Arejar o solo nada mais é do que descompactar a terra e o substrato, a fim de garantir o crescimento das plantas sem nenhum problema. Inclusive, é essa tarefa que favorece a respiração das plantas, possibilitando que o oxigênio atinja as raízes de forma mais profunda. Como consequência, você terá plantas mais vistosas, saudáveis e resistentes. Para isso, você pode utilizar um garfo para afofar ou um arejador de solo específico. 

9. Corte a grama regularmente

Por fim, mas não menos importante, se tiver um jardim em casa com grama e não somente um espaço pequeno, é primordial cortá-la com regularidade, evitando que fique muito alta. Afinal, isso acaba interferindo no desenvolvimento das outras plantas, além de deixar a aparência do espaço com sensação de descuido e abandono. Portanto, o ideal é manter a grama em um tamanho que permita captar luz solar necessária para criar raízes fortes. A recomendação é que a altura varia entre 5 a 9 centímetros. 

Então, agora que você sabe como deixar seu jardim incrível de forma simples e eficiente, já pode colocar em prática nossas dicas. 

Por fim, se você quer mais algumas dicas para ter um jardim incrível em sua casa, veja o vídeo do canal Cleide Mendes.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Como limpar box de vidro do banheiro

Como limpar box de vidro do banheiro

10 ideias de lustres e pendentes para sua sala de estar

10 ideias de lustres e pendentes para sua sala de estar

Pequenas reformas que podem dar novos ares para sua residência

Pequenas reformas que podem dar novos ares para sua residência

Freezer: vertical, horizontal e suas vantagens

Freezer: vertical, horizontal e suas vantagens

Como prolongar a vida útil de uma Lavadora: 8 dicas

Como prolongar a vida útil de uma Lavadora: 8 dicas

Como é feito o reparo de telhados?

Como é feito o reparo de telhados?