Nice Content News

Ter um jardim em casa é uma ótima maneira de trazer mais vida e beleza para o ambiente. No entanto, nem sempre é possível ter um espaço amplo para cultivar plantas e flores. É aí que entra o jardim vertical, uma solução prática e criativa para quem deseja ter um pedacinho da natureza em casa, mesmo com pouco espaço disponível. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um jardim vertical de forma simples e acessível.

O que este artigo aborda:

Como fazer um jardim vertical

Como fazer um jardim vertical

Pin It

O que é um jardim vertical?

O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica de jardinagem que consiste em cultivar plantas e flores na vertical, em paredes ou estruturas suspensas. Além de ser uma opção para quem tem pouco espaço, o jardim vertical também é uma forma de decorar ambientes internos e externos, trazendo mais cor e vida para o local.

Como escolher o local ideal para montar um jardim vertical?

Antes de iniciar a montagem do seu jardim vertical, é importante escolher o local ideal para colocá-lo. A primeira coisa a ser considerada é a incidência de luz no ambiente. A maioria das plantas necessita de, pelo menos, 4 horas de luz solar por dia, então é importante escolher um local que receba essa quantidade de luz. Além disso, é preciso considerar a ventilação e a umidade do ambiente, pois algumas plantas podem não se adaptar bem a locais muito úmidos ou com pouca ventilação.



Quais materiais são necessários para fazer um jardim vertical?

Para montar um jardim vertical, você vai precisar de alguns materiais básicos, como:

  • Estrutura de suporte (pode ser uma parede, pallet, treliça, entre outros);
  • Mudas de plantas ou sementes;
  • Substrato (terra);
  • Vasos ou sacos para plantio;
  • Cordas, ganchos ou pregos para fixação;
  • Ferramentas básicas, como tesoura e pá.

Além disso, você também pode utilizar materiais reciclados, como garrafas pet e caixotes de madeira, para criar um jardim vertical mais sustentável e econômico.



Como montar um jardim vertical passo a passo?

Agora que você já escolheu o local e separou os materiais necessários, é hora de colocar a mão na massa e montar o seu jardim vertical. Confira o passo a passo:

  1. Prepare a estrutura de suporte, limpando e fazendo os ajustes necessários. Se for utilizar uma parede, certifique-se de que ela esteja em boas condições e aplique uma camada de impermeabilizante para evitar danos futuros.
  2. Escolha as plantas que irá utilizar e faça o plantio em vasos ou sacos de plantio. É importante escolher espécies que se adaptem bem a ambientes internos ou externos, dependendo do local escolhido para o seu jardim vertical.
  3. Fixe os vasos ou sacos na estrutura de suporte utilizando cordas, ganchos ou pregos. Certifique-se de que eles estejam bem presos para evitar acidentes.
  4. Adicione o substrato nos vasos ou sacos, tomando cuidado para não encher demais e deixar espaço para as raízes das plantas.
  5. Plante as mudas ou sementes nos vasos, seguindo as instruções de plantio de cada espécie.
  6. Regue as plantas e deixe o jardim vertical descansar por alguns dias antes de pendurá-lo na parede ou em outro local escolhido.

Cuidados necessários com o jardim vertical

Assim como qualquer outro jardim, o jardim vertical também requer cuidados para se manter bonito e saudável. Algumas dicas importantes são:



  • Regar as plantas regularmente, sem encharcar o substrato;
  • Fazer a manutenção das plantas, removendo folhas secas e galhos mortos;
  • Adubar o jardim vertical a cada 3 meses, utilizando um fertilizante orgânico;
  • Ficar atento à incidência de luz e ventilação no local, fazendo ajustes se necessário.

Conclusão

Como vimos, fazer um jardim vertical é uma opção prática e acessível para quem deseja ter um cantinho verde em casa. Com os materiais certos e um pouco de dedicação, é possível criar um jardim vertical que traga mais beleza e vida para o ambiente. Lembre-se de escolher o local adequado, utilizar materiais de qualidade e cuidar das plantas regularmente para manter o seu jardim sempre bonito e saudável. Agora é só colocar a mão na massa e criar o seu próprio jardim vertical!



Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse