Nice Content News

Aprender como fazer jardim vertical é muito simples desde que você entenda o processo e tenha as ferramentas necessárias.

Uma forma criativa de trazer a natureza para perto, o Jardim vertical vem para transformar paredes “cinzas” em paredes verdes proporcionando ambientes atraentes e relaxantes.

No artigo de hoje, vamos explorar mais sobre como fazer jardim vertical. Assim, você vai ter um jardim lindo na sua casa.

O que este artigo aborda:

Como fazer jardim vertical
Como fazer jardim vertical
Pin It

O que é o Jardim Vertical? 

O jardim vertical é uma tendência de jardinagem muito popular na decoração de interiores.

A ideia consiste em escolher uma parede ou estrutura vertical sem uso e montar uma “parede verde”, trazendo a natureza para mais perto.

Essa parede verde pode ser feita tanto de plantas naturais como artificiais, o que vai variar é o local onde o jardim vertical vai ser instalado. 

A ideia é que qualquer estrutura vertical possa receber um jardim vertical! 

Como fazer jardim vertical?

Agora que você já sabe o que é, vamos te explicar como fazer jardim vertical com dicas que vão te ajudar a ter sucesso no cultivo.

1. Tipos de plantas

O primeiro passo é saber qual o tipo de planta que você vai colocar no seu jardim vertical, pois é importante que a planta consiga se desenvolver bem e de preferência por plantas com raízes rasas. 

Algumas boas opções são:

Suculentas

Suculentas sempre estão em alta e para quem quer ter um jardim vertical em paredes internas ou que estejam em meia sombra, de preferência por espécies de suculentas pendentes.

Vegetais e ervas

A horta vertical está em alta entre os amantes de jardinagem, você pode optar por vegetais e ervas, como alface, cebolinha, pimentão, salsinha, hortelã, orégano e muitas outras opções.

Flores

Para quem quer dar um charme a mais no jardim vertical, as flores desde que tenham suas necessidades básicas atendidas são excelentes! 

Exemplos de flores para jardim vertical são as petúnias, begônias, margaridas e mini rosas.

2. Materiais para montagem

Dependendo do tamanho do seu jardim, você vai precisar de um kit de montagem e da estrutura ou vai precisar da ajuda de um profissional na instalação. 

Em resumo, os itens para montagem são a estrutura que vai na parede, suporte de plantas, vasos e as plantas. A broca, parafusos, protetor ocular e fita métrica são itens que vão servir para fixar a estrutura.

3. O local do jardim

Sabendo o que pode ser plantado no jardim vertical, isso ajuda a escolher qual a parede ideal, o importante aqui é que a parede fique em evidência para que o jardim ganhe destaque.

É importante que essa parede receba luz solar, seja totalmente lisa, aguente o peso da estrutura que vai ser montada, receba ventilação e seja de fácil manutenção.

Um outro ponto importante é evitar paredes que possam acumular água e assim acabar gerando infiltrações. 

4. Prepare a parede

Já sabe onde vai colocar a estrutura? Então prepare a parede, é importante que esteja bem limpa e que coloque uma proteção com lona ou material impermeável para evitar que a umidade cause infiltrações.

Com isso feito, agora é só realizar a montagem da estrutura que provavelmente no material que você comprou venho com um kit de instruções para ajudar.

5. Cuidados gerais

Depois de montado, é hora de colocar os vasos com as plantas e para te ajudar separamos algumas dicas: 

  • Vaso: Escolha vasos que sejam correspondentes com o tamanho da planta e com o que você deseja plantar. Vasos de jardineira ou para parede são indicados.
  • Substrato: Cada planta tem a sua necessidade, opte por substratos que não retenha água demais, uma boa opção são substratos que contém os nutrientes básicos, como NPK e são uma mistura de terra e areia. 
  • Plantio: Na hora de plantar, escolha plantas que já estejam pré-crescidas para que o desenvolvimento seja melhor.
  • Rega: Cada espécie tem a sua necessidade, uma dica em geral que damos é que as regas sempre devem ocorrer quando o substrato estiver seco.
  • Adubação: Normalmente, um substrato bom já vem com material orgânico suficiente, mas caso não seja o seu caso, opte por adubo NPK que seja correspondente com a espécie que você tem.

Conclusão

Esse é o jardim vertical, uma tendência na decoração de interiores e que pode ser feito dos mais diversos materiais. Com ele, você pode criar um ambiente único e se aproximar da natureza sem sair de casa. 

Vale lembrar que o importante é que as necessidades básicas sejam atendidas para que o jardim possa prosperar e ter um desenvolvimento saudável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse