Nice Content News

Naturalmente nós temos extremos cuidados com nossos animais de estimação e com nossas plantações. Porém o problema surge quando nossos bichinhos decidem que a horta é o local para fazer buracos, se deitar, e até mesmo esconder alimentos. Caso você esteja sofrendo com tal problema, este artigo lhe dará algumas dicas de como proteger e afastar cães e gatos de suas plantações. 

O que este artigo aborda:

Seus animais de estimação invadem sua horta? Confira como resolver
Seus animais de estimação invadem sua horta? Confira como resolver
Pin It

Como proteger a sua horta de animais?

Proteger sua horta pode ser uma tarefa difícil, ainda mais levando em consideração toda a energia e disposição que animais podem ter durante todo o dia. Se você deseja manter sua plantação a salvo e longe dos animais confira no decorrer deste artigo algumas orientações que podem lhe ajudar. 

Adestramento

A primeira alternativa e mais segura para manter seu quintal sempre a salvo é o adestramento, tanto cães quanto gatos são adestráveis e o ideal é de que esse adestramento se inicie desde a infância de seu animalzinho. 

O animal deve compreender que sua horta não é um dos caminhos de passagem do mesmo, sempre impeça e chame a atenção de seu animal antes que o mesmo já tenha invadido sua horta, uma vez em que ultrapassou as barreiras do ambiente o mesmo poderá gostar do local e seu trabalho se tornará mais difícil. Utilize o sistema de recompensa para que a adestração se torne mais efetiva, sempre que você chamar a atenção e o animal lhe obedecer, recompense com petiscos por exemplo. 

Gasto de energia

Gaste a energia de seu animal e mantenha algumas distrações para o mesmo, em ocasiões eles podem invadir sua horta apenas por se sentirem entediados e verem lá um local para gastar a própria energia. Desta forma, brinque com o mesmo, de atenção e carinho, faça uma casinha para o mesmo, deixe um pano próprio para que ele possa puxar da forma que quiser, disponibilize bolinhas, pelúcias, etc. tudo para que ele não precise de sua horta para se distrair. 

Instale cercas

A simples instalação de cercas poderá ser o suficiente para que o animal não invada o espaço, com uma cerca o animal entenderá naturalmente que aquele não é um local bem vindo para o mesmo. Certifique-se de que a proteção é alta o suficiente para que não possa ser pulada e nem leve o suficiente para ser empurrada. 

Vasos para jardim

Caso todas as tentativas sejam falhas e você corriqueiramente veja seu animal passando e destruindo por todo seu jardim, talvez a melhor opção seja fazer sua horta/plantação em recipientes e vasos específicos.

Manter sua horta em pequenos vasos tornará mais fácil o seu controle e proteção da mesma, uma vez em que é mais fácil deixar tais recipientes longe dos animais.

Como afastar cães e gatos da horta?

Além de dicas de como proteger sua horta você também pode implementar algumas táticas que podem ser capazes de afastar seus animais das plantações, uma junção entre o item anterior e as dicas a seguir resultarão em melhores resultados para que cães e gatos não invadam sua horta, confira.

Plantas específicas

Cães e gatos possuem um olfato aguçado e você pode usar isso ao seu favor na hora da plantação; algumas plantas que para nós podem ser aromáticas para os animais serão insuportáveis, garantindo que os mesmos não queiram estar por perto, confira algumas das opções: Arruda, capim limão e hortelã. 

Vinagre

Uma vez em que possui cercas/barreiras ao redor de sua horta experimente borrifar vinagre sobre as mesmas, o cheiro fará com que seus animais se distanciem do local. Lembre-se sempre que você quer apenas manter seus animais afastados de sua horta, evite utilizar produtos tóxicos ou que possam causar algum problema de saúde em seu amigo. 

Regadores automáticos

Com regadores automáticos seus animais irão aprender que por aquele local eles correm o risco de acabar se molhando, evitando então frequentar sua horta. Isso considerando que os mesmos não gostem de água é claro, caso você possua um labrador por exemplo tal tática pode não ser muito útil. 

Pedras

A tática de colocar pequenas pedras ao redor de sua plantação será útil contra gatos, visto que os mesmos possuem patas mais delicadas, felinos evitam pisar em pedras e superfícies mais ásperas por este motivo. 

Quintal pet

Uma vez em que possui animais em sua residência, você também não poderá fazer com que todo o seu quintal se torne improprio para os mesmos. É de extrema importância que os bichinhos estejam e mantenham contato com a natureza, melhorando sua qualidade de vida. 

Tendo isso em vista, é ideal que adeque seu quintal para seus animais, confira algumas dicas simples que farão com que seu pet possa estar em contato com a natureza sem precisar necessariamente invadir seu espaço reservado. 

Higiene

Animais como cães e gatos são muito higiênicos, deixar com que os mesmos vivam em um ambiente sujo e desorganizado pode fazer mal para o bem estar e até mesmo os deixar estressados. Sempre mantenha todo o terreno limpo e arrumado, você pode contar com a limpeza de terrenos em Curitiba para isso.

Plantas

Assim como existem plantas que farão com que seus animais se afastem do local, existem outras que podem ser muito uteis para o bem estar dos mesmos, algumas opções são: valeriana, bromélias, orquídeas e samambaias. 

Espaços estratégicos

Na hora de montar seu quintal lembre-se de reserva espaços estratégicos em que seu pet possa ficar, espaços com sombra e com sol para que os mesmos possam ter a liberdade de escolher onde ficar sem precisar invadir outros espaços; deixe potes com ração, água e uma cama para que o mesmo consiga se alimentar e descansar enquanto estiver pelo local.

Distrações

Em alguns momentos você precisará passar um período distraindo e brincando com seus bichinhos, leve tal ponto em consideração na hora de montar seu quintal, distribua alguns bancos e cadeiras nos locais mais espaçosos em que seu pet terá uma maior liberdade para correr e gastar energia ao seu lado. 

Quintal para o cachorro

Conclusão

Excelente! Com estas informações você terá um maior controle sobre seus animais de estimação e conseguirá manter sua horta a salvo. Lembre-se que por muitas vezes os bichos acabam por invadir o quintal apenas por se sentirem entediados e verem o local como uma distração, seja apenas para deitar ou cavar buracos, a adestração e você separar um momento do seu dia para brincar e gastar a energia de seus animais é de extrema importância.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse