sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 21:41:09
Nice Content News

Hoje em dia, o desejo da grande maioria dos brasileiros é alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. Por isso, muitas pessoas têm o desejo de passar em um concurso público.

Afinal de contas, esse é um tipo de trabalho onde o salário inicial costuma ser muito mais superior que na grande maioria de iniciativas privadas.

Inclusive, essa é uma das razões que fazem com que os concursos tenham tanta disputa. Por isso, é preciso ter bastante disciplina na hora dos estudos.

É por essa razão que muita gente costuma se perguntar sobre como passar em provas e concursos.

Não há como negar que essa é uma batalha um tanto difícil, mas é um sacrifício necessário para aqueles que querem dar vida ao seu sonho.

Como passar em provas e concursos: 8 dicas
Pin It

Foto: Pexels

Porém, a preparação pode durar meses ou até alguns anos. Mas, fora o estudo, envolve tempo, determinação, dinheiro e muito foco.

Mas como ter foco para passar em um concurso? Existe alguma dica que possa lhe ajudar a tirar ainda mais proveito durante as suas horas de estudo? É sobre isso que iremos falar neste artigo!

O que este artigo aborda:

8 macetes para passar em concurso

Essa é uma dúvida que muitas pessoas costumam se fazer, haja vista que o problema de foco acaba assolando a grande maioria.

É verdade que essa é uma questão que pode ser um pouco mais séria, haja vista que pode ter alguma relação com distúrbios.

No entanto, também não há como negar que existem sim algumas práticas que serão capazes de lhe ajudar no momento de estudo.

Então, se você quer sabre como ter foco para passar em um concurso, algumas das nossas dicas de como passar em um concurso público e prova são as seguintes:

1. O ambiente de estudos conta muito

Uma coisa que você precisa ter em mente é que o ambiente que você está inserido influencia demais a ter ou não foco.

Por isso, a dica é você reservar um local que seja silencioso, arejado e com bastante iluminação, para lhe manter sempre desperto.

No entanto, você também deve se preocupar em ter mobílias que sejam confortáveis, uma mesa e cadeira para estudar que sejam ergonômicas

Dessa forma, vai se tornar um pouco mais fácil de manter o foco, já que não haverá distração na hora de estudar.

Se você for estudar em um local bagunçado ou desorganizado, com certeza isso vai fazer com que você se distraia com mais facilidade. Por isso, elimine esses problemas.

2. Elimine todo tipo de distração

Para complementar o que foi dito anteriormente, toda pessoa que está estudando para concursos deve evitar qualquer tipo de distração.

Nesse caso, a dica é deixar a televisão ligada e manter o celular longe, para evitar se sentir tentado a olhar as redes sociais ou algo do gênero.

É verdade que há várias outras coisas que podem lhe manter distraído, mas as principais com certeza são as digitais.

Inclusive, se por acaso se sentir muito tentado a usar o seu celular, a dica é usar um aplicativo que bloqueia as notificações de redes sociais, sites e do próprio WhatsApp.

Se ainda assim isso não funcionar, então você pode instalar um aplicativo em seu celular que limita o tempo que pode usar as suas redes sociais ou algo do gênero.

3. Divida as tarefas

Na grande maioria das vezes, os concursos costumam cobrar bastante conteúdo. Porém, o ideal é que você divida as suas tarefas.

Estudar todos os assuntos no mesmo dia pode dificultar a fixação deles em sua mente. Portanto, que tal dividir em tarefas diárias?

Ao fazer isso, você acaba por estabelecer algumas metas das quais será capaz de alcançar, sem deixar de estudar nenhum dos conteúdos que serão cobrados.

Tenha em mente também que, para poder manter a concentração e o foco, é vital respeitar o seu ritmo.

Jamais estipule uma meta diária que seja impossível de alcançar. Além de ser capaz de levar à exaustão mental, você ainda pode se sentir frustrado por não conseguir bater as suas metas.

4. Intercalar as matérias é importante

Essa é uma dica que também complementa a anterior. É verdade que você deve dividir tarefas, mas não há como negar que chega uma hora que a nossa mente cansa de estudar sempre o mesmo assunto.

Por isso, para evitar o cansaço mental, a dica é intercalar matérias ou assuntos, de modo a sempre aguçar o instinto de curiosidade.

Caso resolva focar muito tempo em uma única matéria, é bem provável que irá chegar um momento em que a sua mente vai encontrar dificuldades para absorver as informações.

Mas, a partir do momento que intercala os assuntos, acaba sendo uma excelente maneira de manter o seu foco e concentração mais aguçada.

5. Faça pausas regulares

Ao falar sobre como passar em provas e concursos, poucas são as pessoas que imaginaram que ter pausas é uma das dicas.

Mas a verdade é que o seu cérebro precisa de um tempo para poder absorver todas as informações que você acabou de aprender.

Nesse contexto, algo que pode lhe ajudar bastante é aplicar a técnica Pomodoro. Com certeza irá aumentar o rendimento dos seus estudos.

Mas, nessas pausas, a dica é você se recompensar, fazendo algo que lhe dê algum prazer, para se sentir recompensado.

Se você gosta de uma bebida quente, que tal comprar uma cafeteira barata e se dar o prazer de degustar um café gourmet em uma de suas pausas?

Mas, para evitar a procrastinação, procure fazer uma pausa a cada duas horas de estudo, fazendo pausas de 15 minutos, mais ou menos.

6. Use um marcador de texto

Essa é uma dica bem prática e eficaz, mas que nem todo mundo faz isso. Porém, usar uma caneta marca-texto com certeza vai aumentar o seu foco.

Afinal de contas, faz com que você mantenha verdadeira atenção no momento presente, de modo a não ligar para as distrações.

Com o marca-texto, torna-se possível destacar os trechos mais importantes a respeito de algum assunto. Dessa forma, facilita na hora de fazer a releitura.

No entanto, marcar os pontos mais importantes também é uma maneira de voltar o seu foco se, por algum motivo, se distraiu.

A dica é você usar canetas que tenham cores diferentes, a fim de manter o seu cérebro mais ativo e ser um atrativo visual.

Dessa forma, vai fazer com que você se torne ainda mais focado no que está estudando, já que o texto vai se tornar mais chamativo.

7. Elabore um plano de estudo, com horários e cronogramas

Ter um plano de estudo é fundamental para ter a garantia de que irá estudar tudo aquilo que está descrito no edital.

No entanto, elaborar um plano de estudo também envolve ter horários corretos para começar a estudar. Até mesmo porque essa é uma maneira de “acostumar” o seu cérebro.

Ter uma rotina, sabendo os horários, criando o ambiente e tendo um cronograma das matérias que irá estudar, é vital para aumentar o seu foco.

Ao fazer isso, ao longo do tempo, estará mostrando ao seu cérebro que aquele momento é a hora de se focar completamente em estudar, algo que irá lhe ajudar a diminuir as distrações, inclusive.

Alguns concurseiros erram em se focar em estudar apenas as matérias que mais gosta ou tem afinidade. É verdade que pode ser mais prazeroso, mas foque no seu cronograma.

8. Separe um tempo para descansar

Ao falar em descansar, não estamos querendo dizer as pausas. Dentro do seu cronograma, você deve colocar algum dia mais livre, para poder descansar.

Isso não quer dizer que irá ficar o dia inteiro sem estudar, mas a ideia é que seja um dia um pouco mais leve.

Nesse caso, o que você pode fazer é pegar a sua mochila note feminina e planejar de ir em algum parque, por exemplo, e aproveitar o dia.

Por lá mesmo, você pode pegar os seus materiais e estudar um pouco.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como passar em provas e concursos, veja o vídeo do canal Professora Camila Miranda.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse