Nice Content News

A sua casa é um bem inestimável e entender o que é seguro residencial e como funciona é importante para saber como vai ajudar a resguardar este bem inestimável e dar à sua família mais segurança, conforto e qualidade de vida.

O seguro ganha ainda mais importância com imóveis financiados. Normalmente as pessoas fazem um planejamento financeiro e passam anos pagando pela casa própria. Imagine sofrer danos e prejuízos depois de sonhar tanto com essa conquista. Conhecer o que é seguro residencial e como funciona evita transtornos com seu patrimônio.

O que este artigo aborda:

É obrigatório ter seguro residencial
É obrigatório ter seguro residencial
Pin It

O que é o seguro residencial?

É uma modalidade que visa proteger a estrutura física do imóvel contra danos como assaltos, furtos, incêndios, danos elétricos, chuvas fortes, e outros estragos. O seguro também pode cobrir itens que estejam dentro do imóvel, desde que constem na apólice. 

O seguro residencial também pode contar com uma assistência 24 horas, que envolve serviços de emergência como encanador, eletricista, chaveiro, dedetização e outros. A quantidade de serviços depende do seguro contratado. 

É obrigatório ter seguro residencial?

Não é obrigatório possuir seguro residencial, mas é altamente recomendável. Porém, em alguns casos o seguro é obrigatório. Por exemplo, se o seu imóvel é um apartamento, terá de possuir seguro obrigatório de condomínio. 

Pela Lei n° 4.591/64, o seguro é obrigatório para condomínios residenciais, empresariais ou mistos; e visa a proteção coletiva e do patrimônio do condomínio. No caso de imóveis alugados, o inquilino pode ser obrigado a pagar seguro residencial por exigência do locador.  

Por que é importante ter um seguro residencial?

O que é seguro residencial senão proteção e segurança de um bem inestimável? Muitas vezes um serviço simples de reparos pode sair muito mais caro do que pela assistência do seguro. Fora que o custo de manutenção do seguro tem um valor bem acessível.

Manter um seguro residencial previne o proprietário de precisar desembolsar valores inesperados por danos, acidentes ou outras situações emergenciais. É exatamente para estar prevenido contra problemas inesperados que o seguro existe.

Qual o valor médio de um seguro residencial?

Em média o seguro residencial pode custar R$ 9,90 e R$ 50,00, mas isso depende de alguns fatores como os tipos de coberturas, tipo do imóvel, quais as assistências oferecidas, e os valores de indenizações. É exatamente para estar prevenido contra problemas inesperados que o seguro existe.

Esses valores são relativamente baixos, se pensarmos nos prejuízos muitas vezes maiores que danos ao patrimônio podem causar. Em caso, por exemplo, de avarias estruturais ao imóvel, os valores para manutenção podem ser extremamente elevados.

O que um seguro residencial cobre?

Assim como outros seguros, como seguro de vida ou seguro de automóvel, o seguro residencial pode conter vários tipos de cobertura, como queda de raios, incêndios, danos elétricos, vendavais, ciclones, tornados, granizo, roubos, furto qualificado, enchentes, alagamentos, furacões, desmoronamentos e explosões.

Também há proteção contra queda de aeronaves, colisão de veículos e perda ou pagamento de aluguel para imóveis alugados. Sem contar com a cobertura de assistência 24 horas, que geralmente inclui serviços elétricos, encanador e chaveiro, mas pode ter mais itens a colocar, dependendo da seguradora.

Onde fazer um seguro residencial confiável?

Para fazer um seguro residencial, você pode procurar um corretor de seguros, uma empresa corretora de seguros ou até a própria seguradora, como a A BB Seguros, por exemplo.

Analise as propostas, coberturas, valores e indenizações e escolha o seguro que se encaixa nas suas necessidades e vai deixar você com a tranquilidade de saber que seus bens estão protegidos. Se você aluga um imóvel, vale a pena considerar o seguro incluído no pagamento do aluguel ao seu inquilino.

Se precisar de mais informações sobre seguros, procure a BB Seguros e conheça as soluções especiais que temos para proteger seus bens e seu patrimônio. Temos uma equipe altamente preparada para ajudar nas suas necessidades de proteção ao seu bem mais valioso.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse