quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 19:36:19
Nice Content News

Nos dias de hoje, ter um portão que impeça o acesso a sua residência se tornou uma medida básica de segurança e quanto mais moderno e prático esse portão puder ser, melhor será para as ações do dia a dia. Por isso que, saber como abrir portão eletrônico manualmente é essencial para você não ficar na mão. 

Por conta da praticidade e da segurança, instalar um portão de acionamento automático faz com que as pessoas não precisem realizar esforços manuais para abrir ou fechar esses portões. 

No entanto, podem acontecer diversas situações que impedem o funcionamento correto desses equipamentos. Seja por mau funcionamento ou por erro ao manusear o equipamento, é sempre interessante conhecer como ele funciona e estar pronto para lidar com eventuais problemas. 

Eventualmente, por falta de manutenção, de energia ou por algum defeito do motor, pode acontecer algum problema que trave o portão. Por esses motivos, é importante saber abrir portão eletrônico manualmente quando acaba a energia ou quando o portão está travado. 

O que este artigo aborda:

Como funciona um portão automático?

Em primeiro lugar, cada tipo de portão funciona de uma forma específica e requer cuidados diferenciados. Para saber como agir em cada situação é interessante saber o básico do funcionamento de cada tipo de portão.

Como abrir portão eletrônico manualmente de forma rápida e simples?

Agora, vamos conhecer alguns deles:

Portão Basculante

O portão basculante funcionando levantando a folha fixa de metal ou madeira por meio de guias laterais contrapesos. Para que toda essa engrenagem funcione existe um sistema de cabos de aço e polias que vão movimentar o portão. Quando aberto, o portão ocupa o espaço acima do carro. 

Portão deslizante

O portão automático deslizante é movido por meio de uma engrenagem que empurra uma régua cremalheira que fica presa ao portão. O movimento de abrir e fechar depende da direção em que o motor gira a engrenagem. Esse é o tipo mais fácil de ser instalado, precisando apenas de alinhamento das peças. 

Portão Pivotante

Funciona sobre pivôs que têm a função de sustentar o portão. Por não serem estruturas muito resistentes, os pivôs podem não ser suficientes para suportar o peso do da folha do portão.

Além disso, esses portões recebem peso adicional dos cilindros moto-redutores enquanto estão sendo abertos ou fechados. Nesse caso é comum trocar os pivôs comuns por pivôs que giram por rolamentos.

Por fim, outra questão importante é o tamanho do portão, já que quanto mais largas forem as bandas, mais forte tem que ser o motor, o que torna ainda mais pesado. 

Meu portão eletrônico parou de funcionar, o que pode ser?

Como vimos acima, cada tipo de portão tem um funcionamento específico então, cada portão pode gerar erros ou precisar de manutenções diferentes. 

Às vezes, no caso de portões pivotantes o mau funcionamento pode ser ocasionado nos pivôs ou nos rolamentos, o defeito pode estar nas engrenagens ou na régua que movimenta a folha do portão e no caso do portão basculante o problema pode estar nos contrapesos laterais ou no sistema de polias. 

Ainda assim, em todos os casos o mau funcionamento também pode ser ocasionado por mau uso dos equipamentos ou erro na manutenção do sistema dos portões. 

Contudo, independente do que tenha ocasionado o problema, sempre é importante saber como abrir portão automático manualmente ou sem depender das engrenagens. 

Portanto, para saber como agir em cada caso é necessário saber identificar qual problema está acontecendo para traçar o melhor plano de abertura dos portões. 

O portão eletrônico está travado

Antes de mais nada, se você já ouviu um barulho de rotação como se a engrenagem estivesse engasgada, provavelmente o seu portão está travado. 

O controle está descodificado

Cada portão funciona com um código específico. Nesse sentido, esse código é uma forma de programação do portão para que outros controles não consigam abrir o seu portão e, quando ocorre a descodificação significa que o seu portão não reconhece mais o código que está gravado no controle. 

Assim, se você chegou até aqui procurando “perdi a chave do portão eletrônico”, fique tranquilo.

Em suma, é possível recodificar o portão para que a chave perdida não abra mais o seu portão, afinal de contas, perder o controle do portão automático é como perder a chave do carro. 

Pode te interessar: Como configurar um controle de portão eletrônico?

Falta de energia

Acima de tudo, o portão automático precisa de energia para funcionar. Independente do tipo de portão que seja, ele vai precisar de energia para acionar o mecanismo que faz o portão abrir e fechar.

Nesse sentido, em situações em que falta energia ou que a energia não esteja chegando corretamente até o portão, pode ocorrer uma falha no mecanismo e ele não funcionar corretamente ou parar de vez. 

Acompanhe as dicas de como abrir o portão com a chave da parte traseira ou com a chave allen para aprender a abrir o portão eletrônico manualmente quando faltar energia. 

Pilha ou bateria do controle acabou

Assim como o mecanismo do portão precisa de energia para funcionar, o mecanismo do controle precisa de pilha ou bateria para conseguir realizar a sua função. 

O motor está com defeito

Defeitos no motor são muito comuns, principalmente quando a manutenção não é feita de forma adequada. Existem empresas que realizam esse tipo de manutenção, mas também é possível fazê-la caso você tenha os equipamentos adequados. 

Como abrir portão eletrônico de correr manual?

Agora, separamos um passo a passo para você abrir portão automático manualmente com a chave da parte traseira ou uma chave allen.

Com a chave da parte traseira 

Todos os portões de correr que possuem uma chave específica permitem que a abertura manual seja feita a partir dela. 

Essa chave destrava a parte traseira do motor de forma semelhante à abertura de uma pequena porta. 

Confira agora um passo a passo para abrir portão eletrônico com chave:

  1. Destrave a parte traseira do motor com a chave. 
  2. Puxe a alavanca localizada na parte central da fechadura
  3. Manualmente arraste o portão. 

Com a chave allen 

Se o motor do seu portão não tiver essa fechadura na parte traseira ele provavelmente virá com uma chave allen específica. 

Essa chave será, então, a peça fundamental para que você consiga abrir o portão manualmente. 

Confira abaixo um passo a passo de como abrir o portão eletrônico manualmente com a chave allen:

  1. Procure o orifício na parte traseira da tampa que cobre o motor do portão. 
  2. Insira a chave allen nesse orifício, encaixando-a no parafuso interno. 
  3. Para liberar o portão para o modo manual, vire a chave no sentido horário. 
  4. Arraste o portão manualmente para abrir ou fechar o portão. 

Nesse processo com a chave allen você precisa ficar atento para voltar o portão para o funcionamento com o motor, girando a chave no sentido anti-horário. 

Como abrir portão eletrônico basculante manualmente?

Assim como o portão de correr, o portão basculante também tem sua forma de ser aberto e fechado somente com a força humana. 

Acompanhe o passo a passo para descobrir como abrir o portão eletrônico basculante manualmente:

  1. Retire o pequeno cadeado que fica no “braço” que faz a união do motor com o portão. 
  2. Depois de retirar o cadeado, remova o pino metálico. 
  3. Desencaixe o braço, com ajuda de um alicate, nos dois pontos específicos que o prendem. 
  4. Solte os dois pontos para liberar a engrenagem que aciona o motor do portão basculante.
  5. Pronto! Seu portão já poderá ser aberto manualmente. 

Conclusão

Em conclusão, os portões eletrônicos certamente são mais seguros e quanto mais modernos mais fácil a sua instalação e utilização. Entretanto, mesmo realizando a manutenção adequada e utilizando com o cuidado necessário, existem problemas que estão fora do seu controle. 

Por fim, nesse artigo você aprendeu diversas formas de resolver os problemas mais comuns, e como abrir portão eletrônico manualmente.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Materiais que resistem à maresia na casa de praia

Materiais que resistem à maresia na casa de praia

Trepadeira sete léguas: saiba tudo sobre a super trepadeira 

Trepadeira sete léguas: saiba tudo sobre a super trepadeira 

Confira como a tábua de madeira personalizada traz sofisticação ao seu churrasco

Confira como a tábua de madeira personalizada traz sofisticação ao seu churrasco

Espaço de coworking acessível para freelancers

Espaço de coworking acessível para freelancers

Como abrir portão pelo celular? Veja o guia completo

Como abrir portão pelo celular? Veja o guia completo

Como comparar o preço de telas de proteção?

Como comparar o preço de telas de proteção?