Em suma, é comum vermos pessoas magras praticando Yoga. Assim, isso levanta a dúvida se Yoga emagrece.
A Yoga é uma prática milenar que usa o corpo e a mente através de posturas para buscar o equilíbrio do ser.
O que este artigo aborda:
- A Yoga emagrece?
- O que é Yoga?
- Quais são as principais modalidades de Yoga?
- Quais são os benefícios do Yoga?
A Yoga emagrece?
Não é que o yoga emagrece. Na verdade, ele serve mais como sendo um bom auxiliador no processo de perder peso.
Isso acontece porque o intuito do yoga é reduzir estresse e ansiedade, que são alguns dos fatores que podem fazer com que o indivíduo se alimente em excesso.
No entanto, o yoga também faz com que a pessoa se sinta muito mais motivada e disposta a realizar a sua prática esportiva.
Também não temos como deixar de mencionar que, com essa prática, os rins e fígados obtêm uma maior vitalidade devido ao estímulo dos chakras.
Para quem não sabe, o fígado tem por responsabilidade liberar toxinas do organismo, além de purificar o nosso sangue.
Por consequência, acaba oferecendo uma grande melhora no sistema circulatório, colaborando com a queima de calorias.
Apenas tenha em mente que, para perder peso, o mais adequado é adotar outros hábitos saudáveis, para tornar ainda mais eficiente.
O que é Yoga?
Em suma, o yoga nada mais é que um tipo de exercício que pessoas de todas as idades podem realizar, mas é preciso tomar alguns cuidados.
Primeiro de tudo, você deve comprar produtos de yoga que sejam adequados para realizar a sua prática, até mesmo para evitar problemas.
Os benefícios do yoga acontecem devido ao fato de existir uma interligação entre o corpo e a mente, algo que garante saúde e bem-estar.
A prática tem por intuito despertar a sensação de bem-estar através da integração do ser, isto é, entre o corpo e a mente.
Isso ocorre através de técnicas de posturas, respiração, movimentos físicos e até mesmo a meditação, também.
Ao longo de todos os anos, os mestres acabaram descobrindo que o equilíbrio da nossa mente ocorre quando acalmamos também o corpo, por meio dos movimentos.
Quais são as principais modalidades de Yoga?
Desde que o yoga surgiu, algumas práticas sofreram influências de algumas culturas, tais como o hinduísmo, e budismo.
Sabendo disso, o yoga detém as seguintes modalidades:
- Hata Yoga: trata-se da modalidade mais famosa e que as pessoas mais costumam praticar no ocidente, sendo ideal para iniciantes;
- Bikram: possui 26 posturas clássicas da Hatha Yoga, sendo que se costuma repetir duas vezes por aula, dividindo entre atividades de pé e deitadas;
- Ashtanga Yoga: é um tipo de yoga que, além da consciência corporal, requer força e flexibilidade. Portanto, os participantes devem deter uma boa preparação para acompanhar as poses;
- Vinyasa: trabalha com séries fixas, sendo que difere da que citamos acima devido a sua dinamicidade;
- Yyengar: tende a priorizar a permanência em cada uma das posições por um certo tempo. Nesse caso, deve-se utilizar fixas, blocos e cintos para melhorar as posturas;
- Kundalini Yoga: trata-se de uma modalidade que procura trabalhar a postura, meditação, respiração e alguns mudras, que são gestos feitos com as mãos;
- SuperYoga: surgiu no Brasil, sendo que se trata de uma modalidade que detém um estilo mais intenso e dinâmico. As posições e respirações é o que o diferencia dos demais estilos.
Devemos mencionar ainda que nenhuma dessas modalidades possuem o objetivo principal de ajudar os participantes a emagrecer.
Esse efeito até pode acontecer, mas é apenas uma consequência, e não o intuito.
Quais são os benefícios do Yoga?
Na verdade, há mais de dois mil anos atrás, não se podia considerar o Yoga como uma atividade física, mas apenas como uma filosofia de vida.
Mas, hoje em dia, podemos falar que se trata de uma forma de atividade física e também uma ideologia de vida.
O yoga contribui sim para manter o nosso bem-estar, haja vista que permite com que a nossa mente se acalme e ainda fortalece o nosso corpo.
Como as práticas requerem uma concentração, junto com exercícios de respiração, isso acaba fazendo com que o praticamente se desconecte um pouco dos problemas do dia a dia.
Sendo assim, o nosso organismo começa a equilibrar alguns hormônios, sendo que as glândulas adrenais começam a funcionar muito melhor, algo capaz de reduzir os níveis de cortisol.
Por consequência, contribui para o surgimento de pensamentos positivos, bem como amenizar sintomas de ansiedade.
Artigos relacionados: