Nice Content News

Hoje você vai saber de forma simplificada e direta quais os cuidados ao praticar esportes. Afinal de contas, todo tipo de atividade física precisa de orientações e acompanhamentos. 

Dessa forma, alguns cuidados são super importantes para você ter acesso a todos os benefícios da prática de esportes. Caso contrário, sua saúde pode ser prejudicada, especialmente se você tem uma doença pré-existente ou limitação física.

Então, a seguir vamos ver os cuidados ao praticar esportes e recomendações para quem quer uma vida mais saudável. 

O que este artigo aborda:

6 cuidados ao praticar esportes
6 cuidados ao praticar esportes
Pin It

Cuidados que devemos ter ao praticar esportes

Alguns cuidados são essenciais para a prática de qualquer tipo de atividade física. Eles previnem o esgotamento físico e problemas futuros de saúde. Entre os principais, podemos citar os seguintes. 

Hidratação constante

Beba muita água antes, durante e após a atividade. Além de água, você pode ingerir sucos naturais ou isotônicos. Evite o consumo de sucos artificiais, refrigerantes, energéticos ou bebidas alcoólicas.

Além do mais, consuma água mineral ou filtrada e bebidas que estejam bem refrigeradas.

Proteção contra o sol

Sempre use protetor solar durante a atividade ao ar livre, mesmo em dias nublados. Os raios ultravioletas são os grandes responsáveis pela incidência do câncer de pele, por exemplo. Mas também podem causar queimaduras, insolação e desconfortos. E eles agem mesmo em dias nublados.

Assim, utilize um protetor com fator mínimo de 30.

Vestimentas adequadas

Use roupas para atividades físicas, no caso de esportes, faça uso dos equipamentos corretos. Por exemplo, se for jogar futebol, não dispense uma chuteira específica para o tipo de quadra/campo. No geral, use roupas confortáveis e leves, que absorvam melhor o suor.

Alimentação saudável

Adote uma alimentação saudável. Ela vai melhorar seu desempenho na atividade física escolhida e repor as energias gastas com ela. Dessa forma, aumente o consumo de legumes, proteínas e frutas. Barras de cereais e produtos integrais também são bem vindos. Por outro lado, diminua o consumo de gordura, açúcares e carboidratos. 

Mas dependendo da intensidade da atividade, uma quantidade relativa de carboidratos é importante. Nesse caso, a dica é marcar uma consulta com um nutricionista. 

Horários adequados

Por fim, entre os principais cuidados ao praticar esportes, está a escolha do horário adequado para a realização da atividade. Alguns períodos do dia não são aconselháveis para a prática esportiva. 

Os horários onde o sol é mais ameno são os ideais. Mas, acima de tudo, escolha um horário que fique bom para sua rotina. Por exemplo, não é aconselhável praticar esporte em um momento do dia que sua cabeça está cheia de problemas e afazeres.

Por isso muita gente prefere fazer atividades físicas após o trabalho, e não antes. Mas tudo isso fica a seu critério.

Atletas de verão: mais atenção ao realizar atividades físicas

No verão, muitas pessoas que ficaram o ano todo sem praticar esportes decidem voltar para a ativa. Se esse for o seu caso, parabéns pela iniciativa, mas tenha cuidados redobrados! 

Se o seu corpo está há bastante tempo parado, começar um esporte repentinamente trará mais riscos de lesões e problemas de saúde. Nesse caso, o ideal é começar com uma intensidade baixa e ir aumentando-a aos poucos. 

Além do mais, antes de iniciar a atividade, faça um check-up médico e passe por uma avaliação com um professor de educação física. Isso vale para todos, mas especialmente para pessoas que ficaram meses paradas e querem voltar a praticas algum esporte. O acompanhamento ideal vai evitar:

  • Fadiga (cansaço extremo);
  • Lesões musculares;
  • Agravamento de problemas de saúde pré-existentes;
  • Surgimento de novos problemas de saúde;
  • Desidratação e/ou falta de nutrientes no organismo;
  • Desequilíbrio na prática da atividade (atividade muito intensa ou praticada de forma incorreta, por exemplo);
  • Degastes desnecessários e/ou uso de energia excessiva.

Conclusão

Então, esses são os principais cuidados ao praticar esportes que devemos ter. Adotando essas medidas, você garantirá uma experiência mais saudável e mais prazerosa no geral. 

E evite ser um “atleta de verão”. Mesmo após as estações mais quentes do ano, mantenha o hábito de realizar atividades físicas. Existem ótimas opções para você colocar em prática no inverno. Tirando 30 minutos do seu dia para exercícios já é suficiente para uma vida mais saudável e harmoniosa. 

Na dúvida, ou em caso de doenças ou lesões pré-existentes, não deixe de consultar o seu médico e pedir orientações sobre o assunto. 

Para mais detalhes sobre os esportes mais comuns, acesse o site Senhor Esporte.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de cuidados ao praticar esportes, veja o vídeo do canal Pés sem Dor.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse