Nice Content News

Se você perdeu a nota fiscal de um produto ou serviço, pode querer saber como imprimir nota fiscal pelo CPF na internet.

A emissão de notas fiscais poderá ocorrer utilizando-se alguns dados, dentre eles o CPF.

Dessa forma, muitas pessoas se perguntam se podem consultar notas utilizando o CPF, mas não sabem se isso é possível ou não.

Mas, nesta matéria iremos te mostrar algumas formas de consultar notas fiscais pelo CPF. E te explicar em quais casos ela é permitida.

Mas, você sabe qual a importância de emissão de notas por lojas e estabelecimentos? Isso pode garantir alguns benefícios para você… continue a leitura!

O que este artigo aborda:

Como imprimir nota fiscal pelo CPF?
Como imprimir nota fiscal pelo CPF?
Pin It

O que é Nota Fiscal?

Você sabe o que é uma nota fiscal? A nota fiscal é um documento que registra as suas prestações de serviços ou venda de produtos. Independente de ser PF ou PJ elas podem e devem ser emitidas em qualquer transação comercial ou monetária.

A nota fiscal tem os dados de identificação do prestador de serviço, vendedor, consumidor ou da empresa. Estas informações são fundamentais para que todas as partes possam acompanhar o andamento e cumprimento da transação comercial.

Antigamente somente existia a nota fiscal física, e hoje ela mudou e está sendo extinta. A nota fiscal eletrônica passou a ser disponibilizada para isso. Mas, a consulta dessas notas pode variar de caso para caso e de região para região.

Para que serve a consulta de nota fiscal?

A consulta é um meio de verificar e confirmar a validade de uma nota fiscal junto a uma prefeitura ou secretaria da fazenda de algum estado.

A consulta de danfe online é necessária para vários profissionais verificarem a autenticidade e correta emissão de uma nota fiscal de produtos ou serviços.

É possível pesquisar nota fiscal pelo CPF?

A consulta de uma nota fiscal de produtos somente se utilizando de um CPF não é possível. Mas, no site da Receita Federal pode-se consultar por meio de uma chave de acesso que está contida em uma DANFE. Ela permite o correto cálculo de fretes e impostos.

Mas, se você quer consultar uma Nota Fiscal Eletrônica terá de fazer pelo site da prefeitura do município de onde a nota foi emitida. Essa regra não é total, pois há municípios que não disponibilizam este serviço e somente a SEFAZ do estado em questão.

Você poderá consultar facilmente pela internet a conhecida NFC-e. Ela é a nota do consumidor, e sua competência é estadual. Existem estados onde se pode consultar uma nota pelo CPF, o Amazonas é um estado que permite, mas desde que se utilize um certificado digital.

Atualmente não é simples consultar uma nota fiscal pelo CPF. Principalmente porque outros dados são solicitados junto com a chave de acesso e o CNPJ da empresa que emitiu. Infelizmente é fácil ter acesso ao CPF de uma pessoa, e esse tipo de consulta é simples, pode ajudar em invasão de privacidade.

Recomendamos que entre em contato com a empresa emissora e busque a melhor solução.

Como consultar a nota fiscal?

Como dito acima, não se pode consultar a nota somente com o CPF. Além de antiético, é algo que pode invadir a privacidade de uma pessoa e ir contra a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Existe outra forma de fazer isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site de competência do estado ou município da nota fiscal em questão;
  2. Logue e vá em Consultar NF-e na parte de Serviços mais Acessados;
  3. Digite a chave de acesso de 44 dígitos, contida no DANFE da sua nota fiscal e valide o captcha, conhecido como “Não sou um robô”;
  4. Depois que a página carregar, você pode conferir os dados da NF-e consultada e também imprimir a DANFe. Se você tem certificado digital poderá fazer o download da sua NF-e.

Como imprimir nota fiscal pelo CPF?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, porém, a forma mais fácil de se emitir uma 2 via de nota fiscal é entrando em contato com a empresa onde você comprou o produto ou o prestador de serviço que você contratou.

Você também poderá entrar no site da Nota Fiscal do estado e município e por lá tentar consultar a nota fiscal. Alguns estados permitem isso, e municípios também, principalmente quando é para devolução de valores referentes a uma porcentagem do ICMS.

Por fim, se você quiser saber mais sobre como imprimir nota fiscal pelo CPF, veja o vídeo do canal Conta Azul.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse