Nice Content News

O ambiente escolar é propício à circulação de micro-organismos, vírus e bactérias prejudiciais à saúde, visto que é um local com grande circulação de pessoas. Portanto, escolher materiais de limpeza eficientes é o segredo para o sucesso na higienização.

Com a chegada da pandemia, muitos hábitos de higiene foram reforçados, especialmente o uso do álcool 70% nas mãos e nas superfícies como medida de segurança para conter a ação do coronavírus e assim evitar que a COVID-19 se tornasse ainda mais fatal. 

Veja a seguir algumas dicas de limpeza em escolas para deixar esse espaço adequado para uso e assim contribuir para o bem-estar de professores, alunos e demais profissionais que atuam nesse ambiente. 

O que este artigo aborda:

Faxineiro limpando uma escola
Faxineiro limpando uma escola
Pin It

4 dicas para a limpeza eficiente em escolas

1. Conscientização da equipe

No primeiro momento de retorno às atividades logo após o grande pico da pandemia, a preocupação com a limpeza em escolas era um dos motivos de grande preocupação. Por isso, foram adotados protocolos de higienização. 

No entanto, com o passar do tempo e a diminuição do número de pessoas contaminadas ou mesmo o avanço da vacinação, é comum o relaxamento com as medidas tomadas inicialmente. 

Infelizmente essa é uma situação que não pode acontecer, visto que a pandemia não acabou e que o coronavírus continua circulando com suas mutações e fazendo vítimas, mesmo que em menor proporção.  Sem falar de outros vírus e bactérias também causadores de doenças.

Sendo assim, para evitar uma nova onda de contágio e mortes é necessário conscientizar a equipe de limpeza e demais funcionários sobre a importância de não abrir mão dos protocolos como medida de prevenção. A pandemia não acabou, portanto, é necessário manter os cuidados. 

Os alunos também podem colaborar para ter um ambiente mais limpo, seja higienizando corretamente as mãos e aplicando álcool em gel ou simplesmente não jogando lixo no chão. 

2. Estabeleça uma rotina de limpeza eficiente e simples

Elaborar uma rotina de higienização no ambiente escolar é de fundamental importância. Mas os profissionais responsáveis precisam de bons materiais de limpeza e equipamentos que facilitem o serviço. 

Definir os horários em que as ações serão realizadas, bem como a periodicidade delas vai garantir que o ambiente esteja sempre pronto para receber os alunos. O período entre turnos é o ideal para a limpeza das salas de aula. 

Dessa forma, a próxima turma encontrará sempre um ambiente limpo e desinfectado. Para isso, o álcool 70% será sempre a melhor opção. Mas lembre que o primeiro passo é sempre higienização e depois a desinfecção.

Para a limpeza de pisos e paredes é preciso escolher um produto eficiente, mas não corrosivo para evitar manchas e danos. Banheiros merecem atenção especial, por serem usados com grande frequência e ser um espaço mais suscetível à presença de microorganismos. O cloro é um dos produtos mais indicados para promover uma assepsia eficiente.

No entanto, por se tratar de um espaço maior, é preciso criar uma rotina simplificada, usando materiais de limpeza de qualidade e equipamentos que ajudem na otimização das tarefas diárias. 

3. Adquira equipamentos específicos 

Além de usar produtos de limpeza específicos para promover a limpeza, é importante adquirir equipamentos que auxiliem na efetivação do serviço. O espaço escolar não se resume a salas de aulas e banheiros. Há outros ambientes como laboratórios, bibliotecas, lanchonetes, quadras poliesportivas, sala de professores, entre outros. 

A higienização deve ser completa, o que pode causar maior exaustão nos profissionais responsáveis. Por isso, adquirir equipamentos tais como, balde mop, carrinhos de limpeza, rodo limpa vidros, mangueira mágica, entre outros, é essencial para que o processo de higienização seja menos pesado. 

4. Não abra mão dos EPI’s

Ao ler a quarta dica você pode achar que ela não tem nada haver com o assunto sobre limpeza eficiente em escolas. No entanto, o uso de EPI ‘s é uma ação indispensável, visto que as pessoas diretamente ligadas à função de higienização precisam preservar sua integridade física. 

Portanto, o uso de luvas de látex, sapatos impermeáveis, avental, óculos de proteção e máscara deve ser respeitado. A instituição escolar precisa prover todos os equipamentos necessários e exigir que os profissionais os utilizem. 

O contato direto com produtos químicos, com superfícies possivelmente contaminadas é uma realidade para as pessoas responsáveis pela limpeza dos ambientes. Sendo assim, é necessário investir em medidas de proteção. 

Conclusão

Muito mais que contribuir com a contenção da disseminação de vírus e bactérias, a limpeza escolar eficiente oferece aos alunos e profissionais um ambiente limpo e seguro. 

Além disso, proporciona à instituição melhor valorização diante dos pais e da sociedade de uma forma geral. Quanto mais limpa a escola estiver, mais agradável ela será. 

Por isso, não importa se ela pertence à rede pública ou privada, investir em produtos e equipamentos específicos para promover ações de assepsia eficientes é uma forma de garantir o bem-estar das pessoas que circulam pelo espaço.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de limpeza de escolas, veja o vídeo do canal Fundação de Asseio e Conservação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse