segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 18:13:44
Nice Content News

O ambiente escolar é propício à circulação de micro-organismos, vírus e bactérias prejudiciais à saúde, visto que é um local com grande circulação de pessoas. Portanto, escolher materiais de limpeza eficientes é o segredo para o sucesso na higienização.

Com a chegada da pandemia, muitos hábitos de higiene foram reforçados, especialmente o uso do álcool 70% nas mãos e nas superfícies como medida de segurança para conter a ação do coronavírus e assim evitar que a COVID-19 se tornasse ainda mais fatal. 

Veja a seguir algumas dicas de limpeza em escolas para deixar esse espaço adequado para uso e assim contribuir para o bem-estar de professores, alunos e demais profissionais que atuam nesse ambiente. 

O que este artigo aborda:

4 dicas para a limpeza eficiente em escolas

1. Conscientização da equipe

No primeiro momento de retorno às atividades logo após o grande pico da pandemia, a preocupação com a limpeza em escolas era um dos motivos de grande preocupação. Por isso, foram adotados protocolos de higienização. 

No entanto, com o passar do tempo e a diminuição do número de pessoas contaminadas ou mesmo o avanço da vacinação, é comum o relaxamento com as medidas tomadas inicialmente. 

Faxineiro limpando uma escola

Infelizmente essa é uma situação que não pode acontecer, visto que a pandemia não acabou e que o coronavírus continua circulando com suas mutações e fazendo vítimas, mesmo que em menor proporção.  Sem falar de outros vírus e bactérias também causadores de doenças.

Sendo assim, para evitar uma nova onda de contágio e mortes é necessário conscientizar a equipe de limpeza e demais funcionários sobre a importância de não abrir mão dos protocolos como medida de prevenção. A pandemia não acabou, portanto, é necessário manter os cuidados. 

Os alunos também podem colaborar para ter um ambiente mais limpo, seja higienizando corretamente as mãos e aplicando álcool em gel ou simplesmente não jogando lixo no chão. 

2. Estabeleça uma rotina de limpeza eficiente e simples

Elaborar uma rotina de higienização no ambiente escolar é de fundamental importância. Mas os profissionais responsáveis precisam de bons materiais de limpeza e equipamentos que facilitem o serviço. 

Definir os horários em que as ações serão realizadas, bem como a periodicidade delas vai garantir que o ambiente esteja sempre pronto para receber os alunos. O período entre turnos é o ideal para a limpeza das salas de aula. 

Dessa forma, a próxima turma encontrará sempre um ambiente limpo e desinfectado. Para isso, o álcool 70% será sempre a melhor opção. Mas lembre que o primeiro passo é sempre higienização e depois a desinfecção.

Para a limpeza de pisos e paredes é preciso escolher um produto eficiente, mas não corrosivo para evitar manchas e danos. Banheiros merecem atenção especial, por serem usados com grande frequência e ser um espaço mais suscetível à presença de microorganismos. O cloro é um dos produtos mais indicados para promover uma assepsia eficiente.

No entanto, por se tratar de um espaço maior, é preciso criar uma rotina simplificada, usando materiais de limpeza de qualidade e equipamentos que ajudem na otimização das tarefas diárias. 

3. Adquira equipamentos específicos 

Além de usar produtos de limpeza específicos para promover a limpeza, é importante adquirir equipamentos que auxiliem na efetivação do serviço. O espaço escolar não se resume a salas de aulas e banheiros. Há outros ambientes como laboratórios, bibliotecas, lanchonetes, quadras poliesportivas, sala de professores, entre outros. 

A higienização deve ser completa, o que pode causar maior exaustão nos profissionais responsáveis. Por isso, adquirir equipamentos tais como, balde mop, carrinhos de limpeza, rodo limpa vidros, mangueira mágica, entre outros, é essencial para que o processo de higienização seja menos pesado. 

4. Não abra mão dos EPI’s

Ao ler a quarta dica você pode achar que ela não tem nada haver com o assunto sobre limpeza eficiente em escolas. No entanto, o uso de EPI ‘s é uma ação indispensável, visto que as pessoas diretamente ligadas à função de higienização precisam preservar sua integridade física. 

Portanto, o uso de luvas de látex, sapatos impermeáveis, avental, óculos de proteção e máscara deve ser respeitado. A instituição escolar precisa prover todos os equipamentos necessários e exigir que os profissionais os utilizem. 

O contato direto com produtos químicos, com superfícies possivelmente contaminadas é uma realidade para as pessoas responsáveis pela limpeza dos ambientes. Sendo assim, é necessário investir em medidas de proteção. 

Conclusão

Muito mais que contribuir com a contenção da disseminação de vírus e bactérias, a limpeza escolar eficiente oferece aos alunos e profissionais um ambiente limpo e seguro. 

Além disso, proporciona à instituição melhor valorização diante dos pais e da sociedade de uma forma geral. Quanto mais limpa a escola estiver, mais agradável ela será. 

Por isso, não importa se ela pertence à rede pública ou privada, investir em produtos e equipamentos específicos para promover ações de assepsia eficientes é uma forma de garantir o bem-estar das pessoas que circulam pelo espaço.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de limpeza de escolas, veja o vídeo do canal Fundação de Asseio e Conservação.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Como dobrar roupas corretamente? saiba como fazer isso de forma fácil  

Como dobrar roupas corretamente? saiba como fazer isso de forma fácil  

11 coisas para fazer nas férias e aproveitar o tempo livre

11 coisas para fazer nas férias e aproveitar o tempo livre

Qual o melhor plano de internet móvel atualmente em 2022?

Qual o melhor plano de internet móvel atualmente em 2022?

4 Dicas para Descobrir Traição no Carnaval de 2022

4 Dicas para Descobrir Traição no Carnaval de 2022

Como educar um filho? – Confira 10 dicas essenciais!

Como educar um filho? – Confira 10 dicas essenciais!

Presentes personalizados para namorado

Presentes personalizados para namorado