Nice Content News

Se você está cansado de terminar os anos sem cumprir as suas metas, chegou a hora de mudar o planejamento!

É normal que, no final do ano, olhemos para todas as coisas que realizamos, mas também para aquilo que postergamos: será que olhamos a portabilidade previdência privada, como dissemos que faríamos? Voltamos, de fato, a fazer atividade física? Guardamos dinheiro no final do mês para investir em imóveis?

Não se sinta pressionado ou triste se a sua resposta para todas as perguntas acima foi “não”. 2021 foi de fato um ano bastante intenso, com tantas oscilações econômicas, problemas estruturais e sociais – infelizmente, estamos de volta ao mapa da fome e com inflação recorde -, além de, claro, uma pandemia.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, o número de mortos tem diminuído dia após dia e, aos poucos, os estabelecimentos voltam a abrir. Muitos eventos ainda demorarão para acontecer, no entanto, e isto é sábio: afinal, embora a situação tenha “melhorado”, o vírus ainda está à solta, inclusive com mutações.

É uma boa hora para começar a pensar nos planos para o próximo ano, sem esquecer dos cuidados fundamentais para a manutenção da saúde física e mental – tanto a sua quanto a da sua família.

Se você está em dúvida sobre como proceder, vamos falar sobre isso: a seguir, veja um passo a passo para cumprir as suas metas de início de ano! Vale dizer que a ideia não é cumprir tudo desesperadamente rápido: com organização e paciência, vamos mais longe – e sem atropelar o tempo natural das coisas.

O que este artigo aborda:

Passo a passo para cumprir as suas metas de início de ano!
Passo a passo para cumprir as suas metas de início de ano!
Pin It

Metas de início de ano: um passo a passo para cumpri-las

A primeira coisa é: defina as suas metas, mas seja realista! Todos nós começamos o ano pensando grande – vamos mudar de carro, vamos comprar uma casa na beira da praia, vamos fazer academia seis vezes na semana, começar aquela ideia de renda extra em casa… E por aí vai. Tudo isso é incrível, é verdade, mas o quanto disso cabe na sua rotina e realidade financeira?

Na hora de definir as suas metas, pense em etapas: se eu quero mudar de automóvel, o que tenho que fazer para isso? Para que ele seja bem avaliado na concessionária, ele deve estar em boas condições, então devo deixá-lo limpo, organizado e com equipamentos em estado interessante.

Quanto vai custar a mensalidade de um novo automóvel? Ela está de acordo com aquilo que eu ganho? Assumir esse compromisso financeiro causará problemas na organização da minha família? Se este for o caso, repense: para assumir dívidas, você deve garantir “o básico”, antes de tudo.

Como calcular o básico

Se você mora de aluguel, jamais pode tocar nessa reserva financeira. Algumas pessoas, no ano passado, tiveram problemas severos com o reajuste – o índice dos aluguéis subiu vertiginosamente e, por isso, muitas pessoas tiveram aumentos que beiravam o abuso.

Converse com a sua imobiliária e o proprietário na primeira oportunidade. Explique a sua circunstância financeira, proponha, diga que compreende que o reajuste é natural, mas que existe um valor máximo que você pode pagar. Desta maneira, você se blinda de possíveis infortúnios no decorrer do ano.

Tenha sempre uma reserva para pagar as contas: lembre-se que a conta de luz está mais alta, calcule uma média de conta de água e não se esqueça da internet. Para calcular a alimentação, estabeleça um valor máximo por mês.

Sim, sabemos que a inflação infelizmente está pesando sobre o valor dos alimentos e isso nos faz gastar muito mais. Pode ser necessário, por conta disso, ter um jogo de cintura e fazer opções mais em conta no supermercado. Trata-se, porém, de algo necessário quando falamos sobre fazer o dinheiro render em momentos de crise.

Para onde ir a partir daí?

Tendo calculado o fundamental, volte os olhos para o que é supérfluo. É preciso comprar roupas uma vez por mês? Os gastos com restaurantes são realmente fundamentais? Não, você não deve abrir mão do seu lazer e daquilo que lhe dá prazer, mas para cumprir as suas metas, você precisa estabelecer prioridades.

Retirando tudo aquilo que não é tão importante, você tem apenas o essencial. E é a partir dele que você começa a trilhar um caminho, uma etapa atrás da outra, para alcançar os seus objetivos. Boa sorte!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse