Nice Content News

Receber uma nova vida é motivo de sobra para comemoração. Não é à toa que a organização do chá de bebê é uma das etapas mais esperadas e divertidas durante a gestação e também é um evento que causa bastante dúvida em quem está planejando. Afinal, há lista de convidados, comida, decoração, presentes, convites e muito mais

Além da recepção carinhosa dos familiares e amigos, o evento rende ótimas lembranças e boas risadas para os futuros papais e mamães. Uma das atrações mais esperadas são as brincadeiras para chá de bebê, que deixam o encontro mais dinâmico e interativo para todos os convidados. 

Se você está organizando a festinha e precisa de inspirações para tornar esse dia inesquecível e mais animado, selecionamos 10 atividades superlegais para você incluir na sua programação. Olha só:

O que este artigo aborda:

Brincadeiras para chá de bebê: veja 10 ideias para sua festa
Brincadeiras para chá de bebê: veja 10 ideias para sua festa
Pin It

O que fazer de brincadeiras no chá de bebê?

Antes de escolher quais serão as brincadeiras do chá de bebê, é importante levar sempre em consideração quem serão os convidados, o que será servido no chá de bebê, o espaço em que o evento será realizado e a personalidade da gestante, principalmente se a festa for planejada por outra pessoa. 

A ideia é que todos se sintam à vontade para participar e que o ambiente fique mais descontraído e divertido. Nenhuma brincadeira deve constranger ou causar desconforto nos pais ou nos convidados. As atividades também não podem dominar todo o evento. É importante selecionar algumas opções e ir adaptando ao decorrer da festa. 

Com isso em mente, vamos lá? Veja 10 ideias para o seu chá de bebê:

1. O que é o que é?

Durante o evento, é comum que os pais sejam presenteados com roupinhas, brinquedos, acessórios e itens essenciais para a rotina da criança. É a partir disso que surge uma das brincadeiras mais tradicionais dos chás de bebê: adivinhar qual é o presente e quem o trouxe. 

Antes de abrir, a gestante deve ir apalpando a embalagem para descobrir o que tem dentro. Depois, é só dar o palpite, indicando também quem a presenteou. Se ela estiver certa, pode partir para o próximo; mas se errar, terá que pagar uma prenda. 

O “castigo” pode ser cantar, dançar, fazer uma imitação ou deixar o convidado que trouxe o presente pintá-la no rosto ou na barriga. Uma dica é escrever as prendas em papeizinhos e sortear sempre que a mãe errar na brincadeira. Assim, fica ainda mais engraçado! 

2. Descobrir o sabor da papinha

Essa é para testar o paladar dos futuros papais e mamães. A ideia dessa brincadeira é simples, mas muito divertida. Compre uma variedade de sabores de papinha de neném, dando preferência para os sabores mais diferenciados que você encontrar no mercado. Retire os rótulos ou cubra as embalagens para não dar nenhuma dica visual.

Disponha as opções em uma mesa e faça os pais provarem cada uma delas. Eles deverão descobrir quais são os principais ingredientes de cada papinha. Para envolver todo mundo, você pode separar os convidados em times, metade com a mãe e metade com o pai, e estipular um número de dicas para cada lado. Quem acertar primeiro, ganha! 

3. Adivinhar o tamanho da barriga

A barriguinha da gestante é com certeza uma das estrelas da festa e, nesta brincadeira de chá de bebê, ela ganha ainda mais destaque. A ideia é que os convidados consigam adivinhar o tamanho, olhando ela de longe. 

Para isso, distribua rolos de barbante ou fita entre os amigos e familiares, e peça para que eles cortem o tamanho que acreditam ser o ideal para cobrir a circunferência da barriga. Depois que todos tiverem seus palpites em mãos, cada um deve testar o pedaço na cintura da futura mamãe. Quem acertar, ou chegar mais próximo, é o grande vencedor e leva um mimo de presente. 

4. Missão papai vendado

Essa brincadeira rende boas risadas e é ótima para testar se o papai está pronto para cuidar da criança, até vendado! Basta cobrir os olhos com um pedaço de pano e certificar-se que ele não está vendo nada.

Escolha então uma série de atividades que ele deverá cumprir totalmente às cegas. Trocar fraldas, dar papinha, colocar o body, preparar a mamadeira: crie um circuito com as tarefas, ligue o cronômetro e assista a farra acontecer!

Neste caso, claro, você deve usar uma boneca em vez de um bebê. Você não vai querer que o papai suje o bebê com papinha, não é mesmo?

5. Palavra proibida

A vantagem dessa ideia é que ela pode acontecer durante toda festa, sem interferir na dinâmica do chá de bebê, nem em outras brincadeiras planejadas na programação. 

Assim que seus convidados chegarem, entregue um colar e avise que existe uma palavra proibida. Ela pode ser qualquer uma relacionada à maternidade, como “mamãe”, “bebê” ou “gravidez”, por exemplo. Quanto mais comum e utilizada nas conversas, mais divertida fica a brincadeira. 

Quem flagrar outro convidado falando a palavra proibida, tem o direito de roubar o colar. No fim, quem tiver mais colares é o vencedor e leva para casa um mimo especial. Você pode fazer uma caixinha de doces personalizados, um vale presentes ou camiseta temática do evento.

Esta dinâmica vai engajar ainda mais os convidados e estimular a diversão por ser uma brincadeira que envolve uma premiação.

6. Caça-chupeta!

Essa brincadeira para chá de bebê funciona como uma espécie de caça ao tesouro. Você esconde uma chupeta em um lugar secreto, no local da festa, e estimula os convidados a encontrarem. 

Se o pessoal for engajado na busca e quiser realmente participar da brincadeira, você pode criar mapas, atividades secretas e dicas que vão levá-los ao paradeiro do tesouro. Se preferir algo mais simples, pode só avisar seus convidados que quem encontrá-lo vai ganhar uma lembrancinha especial da festa.

Só tome cuidado para não esconder a chupeta em lugares inapropriados como perto de itens de coleção, vidros e fios elétricos para evitar qualquer tipo de acontecimento indesejado.

É legal que a chupeta se destaque entre as convencionais. Você pode pintá-la de dourada, colocar alguns penduricalhos ou fazer algo temático com o nome do bebê. 

7. Stop mom

Essa brincadeira é uma adaptação de um clássico, que a criançada costuma adorar. 

Distribua papel e caneta para os seus convidados e escolha de 5 a 10 categorias. Nesta versão, cada categoria deve estar relacionada ao universo da gestante, ou seja, assuntos sobre bebês e maternidade. Você pode criar categorias como: “o nome do bebê”, “desejo de grávida”, “cor do quartinho”, “brinquedo favorito” e outras opções divertidas.

Os convidados devem criar uma tabelinha com as categorias e escolher um número de 0 a 10. Cada número corresponde a uma letra do alfabeto. Depois de somar todos os números, é só contar no alfabeto, quantas vezes for necessário, até chegar em uma letra. A letra escolhida é a inicial da palavra que deve ser escrita em cada categoria. 

Eles terão então 1 minuto para preencher a folha. Quem gritar “stop mom” primeiro ganha 1 ponto. Se a palavra do vencedor estiver presente na tabela dos outros participantes, ele ganha 5 pontos; se não estiver, ele ganha 10 pontos. 

8. O que tem na fralda?

Com certeza, ninguém gosta de cheirar uma fralda suja, não é mesmo? Mas nessa brincadeira para chá de bebê isso vai tornar o jogo ainda mais divertido.

Coloque um pedaço de pano dentro da fralda, sujo com algum líquido de cheiro marcante, como café, ketchup, mostarda, refrigerante, suco, geleia ou chocolate. Separe os convidados em times e prepare o olfato. Com uma venda, a pessoa que está na vez deve adivinhar qual é o ingrediente que está na fralda, somente pelo cheiro.  

Não vale espiar, nem receber dicas dos colegas do grupo. É legal também estabelecer um tempo para cada participante, para deixar o jogo ainda mais engraçado e emocionante. O time que tiver mais acertos, ganha a competição! 

9. Jogo da afinidade

Essa ideia é para testar a sintonia entre o casal. Em times opostos, eles devem responder corretamente perguntas sobre os cuidados com o bebê, os hábitos durante a gravidez, suas preferências, acontecimentos durante a gestação e curiosidades sobre cada um. 

Esta é uma dinâmica comum nos programas de televisão e, se é um sucesso na telinha, será também na sua festa.

O juiz vai direcionar uma pergunta para o pai, por exemplo, e dará tempo suficiente para que os dois escrevam suas respostas em um quadrinho. Se a resposta da mãe for compatível com a do seu parceiro, ela ganha um ponto. Se não for, quem ganha o ponto é ele. 

A brincadeira segue dessa forma para ambos os lados e, no fim, quem tiver mais respostas corretas é o grande vencedor. Para deixar a competição mais acirrada e divertida, escolha uma “punição” para o perdedor. As risadas serão garantidas! 

10. Quanto custa?

Será que os futuros pais realmente mergulharam nesse universo da maternidade e sabem tudo sobre os itens essenciais para a rotina da criança? É isso que os amigos e familiares vão descobrir com essa brincadeira para chá de bebê. 

Os organizadores do jogo vão selecionar alguns itens comuns, como mamadeira, fralda, chupeta e bebê conforto, e vão apresentar três opções de preço para cada um. Os pais precisam adivinhar quanto custou cada item, sem ter nenhuma dica dos convidados. Cada vez que eles errarem, terão que pagar uma prenda escolhida pelos participantes da festa.

Além do preço, os papais podem tentar adivinhar quem deu cada presente para que a dinâmica seja ainda mais divertida. Sempre tem aquele presente que é a cara de algum convidado, então os papais terão muita curiosidade em descobrir.

Este é um tipo de brincadeira bastante divertido e que vai estimular a curiosidade dos participantes, bem como a animação dos que assistem.

Conclusão

Não faltam ideias para tornar o chá de bebê uma experiência divertida e inesquecível, tanto para os futuros pais, quanto para os amigos e familiares convidados.

O chá de bebê deve ser um evento inesquecível tanto para os papais como para os convidados. Sendo assim, torne o ambiente o mais propício para que todos se sintam felizes. Além disso, o planejamento é essencial para que tudo ocorra como planejado. Faça tudo com antecedência e evite estresse durante o processo, já que a diversão é o foco.

Esse é um momento único durante os meses de gestação e um ótimo preparativo para a chegada da nova vida que está por vir. Use e abuse da criatividade para organizar a festa, escolha diversas brincadeiras e crie uma programação cheia de surpresas e atividades.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de brincadeiras para chá de bebê, veja o vídeo do canal Chá de Gravidez.

E não esqueça de conferir outras matérias no portal. Aqui você encontra conteúdos dos mais variados temas que vão te ajudar no dia a dia.

Que sua festa seja um evento inesquecível e cheio de felicidade.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse