Nice Content News

Você está buscando informações sobre como conseguir a cidadania italiana? Está no lugar certo! Neste artigo, abordamos todos os aspectos relevantes para o assunto, incluindo quais são os principais requisitos e como é possível um indivíduo obter a cidadania italiana.

Essa informação é de extrema importância para aqueles que desejam se tornar cidadãos italianos, pois é o primeiro passo para realizar esse sonho.

Lembrando que para poder usar alguns documentos, você vai precisar realizar a tradução técnica. Hoje em dia existem boas opções de empresas especializadas em tradução de documentos. 

A seguir, acompanhe nossas dicas sobre como conseguir a cidadania italiana.

O que este artigo aborda:

Como conseguir a cidadania italiana?
Como conseguir a cidadania italiana?
Pin It

O que é necessário para conseguir a cidadania italiana?

Existem várias maneiras diferentes de se tornar um cidadão italiano, desde a nacionalidade por casamento ou por ancestralidade até o processo de naturalização completo.

Por fim, o caminho mais longo, mas mais comum, para se obter a cidadania italiana é por meio do processo de naturalização. Vamos, então, abordar cada uma dessas opções para que você possa decidir qual delas é a mais adequada para você.

Nacionalidade por casamento

O processo para conseguir obter a cidadania italiana por casamento é bastante simples. Primeiramente, é necessário que o interessado já seja cidadão de outro país e já tenha uma união estável com um cidadão italiano em termos de casamento ou de relacionamento unido.

Depois disso, basta que o interessado solicite a cidadania italiana e procure um escritório de advocacia especializado que possa ajudar na sua petição de naturalização italiana.

O casal deverá apresentar todos os documentos necessários para aprovar a cidadania, e se for aprovada, o interessado se tornará um cidadão italiano com todos os direitos e responsabilidades do estado.

Naturalização por descendência

Uma segunda opção para obter a cidadania italiana é por meio da naturalização por descendência. Neste cenário, a opção de requerer cidadania se dá a indivíduos que tenham ascendentes italianos e que não tenham nunca perdido o direito à cidadania.

Neste caso, o interessado deverá comprovar sua ascendência italiana a partir de documentos adicionais, incluindo certificados de naturalização dos seus avós. Além disso, é importante ter em mente que, ao solicitar a cidadania italiana por descendência, o interessado deverá provar que sua ascendência não foi interrompida por gerações.

Naturalização geral

A terceira e última forma de se tornar um cidadão italiano é pela naturalização geral. Por meio deste processo, qualquer indivíduo que não se enquadre nas alternativas de nacionalidade por casamento ou por descendência pode requerer a cidadania italiana, desde que possua alguns requisitos básicos.

Esses requisitos incluem residência legal no país por pelo menos cinco anos, um bom comportamento cívico, proficiência na língua italiana e ausência de antecedentes criminais.

Além disso, é importante notar que, com a decisão do governo italiano, foi recentemente divulgado que os cidadãos estrangeiros com ascendência italiana podem obter a cidadania por meio desse processo, mesmo que sua descendência seja de mais de um século atrás.

Conclusão

Para concluir, se você quer conseguir a cidadania italiana, existem várias opções a serem consideradas. Se é casado com um cidadão italiano, é possível solicitar uma nacionalidade por casamento. E se você tem ascendentes italianos, poderá obter a cidadania por descendência.

Por último, para aqueles que não se enquadram a nenhuma das duas primeiras alternativas, existe o processo de naturalização geral.

Por meio dele, basta provar que você está legalmente residindo na Itália há pelo menos cinco anos, que tem bom comportamento cívico, proficiência na língua italiana e ausência de antecedentes criminais.

Por fim, se você quiser mais dicas de como conseguir a cidadania italiana, veja o vídeo do canal da Naju Perrone.

Agora que você já conhece as opções disponíveis para obter a cidadania italiana, não perca mais tempo e comece a buscar por seus documentos necessários para o processo de naturalização.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse