Nice Content News

Adotar um animal de estimação não é tarefa fácil. Isso porque é necessário muito planejamento para que o processo todo seja feito de maneira consciente e pensado no bem-estar do animal e na rotina do dono. Afinal, os dois devem estar felizes com esse momento. Então, convém lembrar que os animais são extremamente sensíveis e o emocional deles fica muito abalado quando são obrigados a voltar para o centro de adoção.

Quando um pet passa por essa situação é muito complicado. Por isso, é importante que a pessoa esteja comprometida em se adaptar a ele e tenha certeza absoluta de que está pronta para adotar. Sem contar que o bichinho precisa se sentir confortável no novo lar: cachorros necessitam de brinquedos e espaço, enquanto bichanos precisam de fontes para gatos e arranhadores para gastar a energia. Todos esses itens servem para que a adaptação seja o mais tranquila possível, tanto para o animal quanto para o dono.

Você confere abaixo algumas dicas que vão te ajudar a não desistir da adoção. Afinal, essa é uma das melhores coisas que você pode fazer, com consciência e amor, para ter um companheiro para todos os momentos.

O que este artigo aborda:

Desistir do animal impacta o emocional do pet: veja dicas para se adaptar ao bichinho
Desistir do animal impacta o emocional do pet: veja dicas para se adaptar ao bichinho
Pin It

Monte uma boa rotina para o animal e para você

A primeira dica para quem está pensando em adotar um animal, mas não sabe como se adaptar ao bichinho, é montar uma rotina que seja adequada para ele e para você. Se está adotando um cachorro, pense que ele precisa de atenção, gosta de passear e de brincar. Ainda, se o doguinho for de porte grande, o espaço deve ser compatível com o tamanho dele.

Caso esteja pensando em adotar um gato, pense em como ele deve ter mobilidade dentro de casa, com arranhadores e brinquedos onde possa se equilibrar. Ah, e não se esqueça das fontes de água. Pessoas que trabalham o dia inteiro fora de casa devem lembrar que o animal pode ficar estressado. Portanto, não se esqueça de dar aquele passeio com ele e de brincar para gastar toda a energia.

Ganhe a confiança do animal

Essa dica vale principalmente para animais que sofreram algum tipo de maltrato enquanto estavam na rua ou em seus antigos lares. Eles costumam ter mais dificuldade de confiar nas pessoas, por isso, mostre-lhe que você está preocupado e se importa com o bem-estar dele. Quando você demonstra carinho e afeto, o bichinho entende que está seguro e que você não vai lhe fazer nenhum mal. Essa é uma parte muito importante para que o convívio entre dono e animal de estimação seja bem-sucedido.

Se tiver outros animais, promova a interação entre eles

Se por acaso você já tem animais de estimação e está pensando em adotar outro, certifique-se de que essa interação vai ser feita da melhor maneira possível. Na hora de introduzir o novo amiguinho ao ambiente familiar, garanta que o bichinho está se sentindo confortável com a situação. Isso porque animais em processo de adoção costumam ser mais retraídos e demoram para se sentir confiantes no ambiente. Para ter certeza de que esse momento vai ser bem-feito, você pode contratar um adestrador, ele vai saber como conduzir a situação da melhor forma.

Não desista da adoção

Apesar das dificuldades, é fundamental que você dê uma chance ao animal. Então, devolvê-lo não deve ser a primeira opção. Quando um bichinho é levado de volta para a adoção, o emocional dele acaba ficando muito abalado, ele fica ainda mais contido e sente ainda mais medo de nunca ser adotado. Por isso, é essencial que ele tenha uma chance de se adaptar ao novo lar da maneira certa. Assim, mostre-lhe que a vida na nova casa vai ser muito feliz e cheia de brincadeiras.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse