Nice Content News

Todo tutor apaixonado pelo seu pet fica preocupado com o bem-estar do seu animalzinho. Assim como os humanos, os animais precisam de muita atenção e cuidado.

Uma das formas de zelar pela vida deles é investindo em certos mimos como as fontes para gatos que ajudam a mantê-los hidratados, assim, preserva a saúde dos bichinhos.

Alguns cachorros com pelos longos precisam de atenção redobrada, pois não realizar a manutenção adequada pode surgir possíveis problemas de pele, dificultando também o tratamento contra pulgas e carrapatos, o que deixa o bicho vulnerável às doenças transmitidas por esses parasitas, trazendo muito sofrimento ao animal e privando seu pet de ter uma boa qualidade de vida.

Quer saber como cuidar do seu cachorro com pelos longos? Acompanhe a leitura!

O que este artigo aborda:

5 cuidados cachorro com pelos longos
5 cuidados cachorro com pelos longos
Pin It

Cachorro com pelos longos podem desenvolver doenças dermatológicas?

Cachorros que não recebem o devido cuidado com os pelos podem desenvolver doenças dermatológicas, ocasionando sérios problemas de saúde como dermatites, infecções e bolas de pelo.

Além disso, dificulta o tratamento contra as pulgas e os carrapatos, sendo difíceis de manter os pelos livres desses ectoparasitas.

Outro jeito de contribuir com o aparecimento de doenças de pele é deixar a pelagem molhada ou úmida, após o banho é fundamental secar corretamente os pelos para não ocorrer a proliferação de fungos, fazendo mal para a saúde do animal.

Para preservar os pelos deles bonitos, aposte em shampoo e condicionador para manter os pelos sedosos, assim como criar o hábito de tosar o seu peludinho, principalmente no verão, ajudando a aliviar o calor. 

5 cuidados com cachorros com pelos longos

Veja como manter os pelos saudáveis, livres de pulgas, carrapatos e doenças dermatológicas.

1. Escovação diária dos pelos

Todos os dias, os pelos do seu pet precisam ser escovados. Por isso, sempre que houver um tempo livre, aproveite para escová-los a fim de remover os pelos que estão caindo, além de impedir que criem nós se prendendo às unhas do animal.

Sem falar que os pelos penteados facilitam a respiração da pele. 

2. Alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada garante que a pelagem se mantenha brilhante e sedosa. Os nutrientes de um alimento adequado proporcionam beleza aos fios também, além de trazer mais vigor aos animais.

Por isso, procure um veterinário para saber como oferecer uma dieta adequada para o seu peludo.

3. Utilize shampoo e condicionador adequado

Os banhos semanais nos cachorros com pelos longos são essenciais, independentemente do porte do seu animalzinho, separe um dia para o banho.

Assim como os humanos, os animais têm na indústria produtos como shampoos e condicionadores desenvolvidos para o tipo ideal de pelagem do animal.

Os produtos com ação desembaraçante deixam os fios sem nós, o que favorece na hora de penteá-los.

4. Não deixe os pelos úmidos

Não deixe de secar bem os pelos do seu cachorro para que a umidade, associada ao calor da pele não provoque irritações, dermatites e alergias.

Para que seu pet esteja livre desses problemas, compre um secador próprio para pet, que não produza barulhos para não irritar os ouvidos sensíveis deles.

5. Previna contra pulgas e carrapatos

Um ambiente ideal para proliferação de pulgas e carrapatos, certamente, são os pelos longos, já que esses parasitas conseguem se esconder na pelagem deles, somados ao calor do corpo, dificultando o controle. 

Portanto, com banhos frequentes e a escovação diária evitará que a contaminação com esses parasitas ocorra.

No entanto, a higienização do ambiente em que seu bichinho fica também é muito importante. Caso precise, procure a orientação do profissional para medicar com comprimidos antipulgas.

Os fios sedosos ao toque, com aspecto uniforme e macios, significam que a saúde do seu amigo peludo está em dia.

Por fim, se você quiser mais alguma dica para cachorro com pelos longos, veja o vídeo do canal Perito Animal.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse