Aparecer nos primeiros resultados do Google é um dos principais caminhos para atrair clientes e converter vendas. Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o buscador processa mais de 40 mil pesquisas por segundo em todo o mundo — o que equivale a 3,5 bilhões de buscas diárias.
Diante desse volume de consultas, estar bem posicionado nas primeiras posições dos resultados pode ser uma vantagem competitiva para os negócios, independente de porte ou segmento de atuação. A visibilidade se torna ainda mais estratégica quando se trata das buscas locais, feitas por pessoas que estão procurando por um produto ou serviço em uma determinada região.
A classificação local do Google é o sistema que determina a ordem em que empresas e estabelecimentos aparecem quando um usuário pesquisa por soluções próximas. É o que acontece, por exemplo, ao buscar por “clínica odontológica perto de mim” ou “restaurantes italianos em São Paulo”.
Manter uma boa colocação no ranking local é considerado essencial para não perder visibilidade diante de um público que já demonstra intenção de compra. A CEO da agência Experta, Flávia Crizanto, explica que a perda de posicionamento local pode comprometer diretamente a conversão de novos clientes.
“Estar bem posicionado no Google Maps, Google Meu Negócio ou nos resultados de busca garante visibilidade para clientes realmente interessados no que é oferecido, reduzindo o tempo da jornada de compra. Sem esse posicionamento, a empresa perde o potencial de atrair esses clientes qualificados, impactando diretamente suas vendas”, destaca.
Segundo o Google Help, o algoritmo considera três critérios principais para a classificação: relevância, distância e destaque. O primeiro diz respeito a quanto o conteúdo do perfil da empresa corresponde ao que foi pesquisado. Para isso, é necessário fornecer informações completas, como endereço, telefone, horário de funcionamento e categoria de atuação.
Já a distância considera a proximidade da empresa em relação ao usuário, enquanto o destaque está ligado à autoridade e popularidade da marca, tanto no ambiente digital, quanto fora dele.
O que este artigo aborda:
- Investir em SEO fortalece a visibilidade nas buscas locais
- IA e novos formatos reforçam a importância da presença local

Investir em SEO fortalece a visibilidade nas buscas locais
Durante a análise do fator de destaque, o Google considera também a posição do site nos resultados da web. Por isso, a plataforma recomenda que as empresas sigam boas práticas de otimização para mecanismos de busca (SEO).
Contar com uma estratégia de SEO bem estruturada e investir em serviço de linkbuilding são ações que contribuem diretamente para a construção da reputação on-line. “Para manter um site bem classificado, é preciso que ele esteja otimizado, com uma estrutura amigável para o Google, e receba autoridade por meio de links de outros sites relevantes”, destaca Crizanto.
A especialista ressalta, ainda, que no caso dos negócios locais, é indispensável manter um cadastro atualizado no Google Meu Negócio, com fotos, avaliações e informações completas e corretas, o que aumenta a relevância do perfil e a confiança dos usuários.
A resposta ativa aos comentários deixados pelo cliente também é recomendada pelo Google. Ao responder às avaliações, a empresa demonstra valorizar os clientes e os seus feedbacks, aumentando a probabilidade de receber visitas.
IA e novos formatos reforçam a importância da presença local
Com as constantes atualizações de algoritmo do Google, a visibilidade local tende a ser um ponto de atenção. Crizanto explica que a introdução de recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como os usuários interagem com o buscador.
“Recentemente, o Google começou a mostrar uma nova funcionalidade no Google Maps, que permite que usuários façam perguntas específicas sobre lugares, com respostas geradas pela IA Gemini. Isso representa um passo importante rumo a uma busca mais localizada e personalizada — e reforça a importância de manter as informações atualizadas e otimizadas para esse novo modelo de interação.”
A especialista reforça que o objetivo do buscador continua sendo entregar a melhor resposta possível para cada busca. “Por isso, devem ser vistas muitas adaptações dos resultados do Google daqui para frente”, acrescenta.
Artigos relacionados:
- Quanto custa criar e otimizar um website em Portugal?
- 4 passos para realizar a primeira venda do seu produto digital
- Como fazer sua loja física aparecer e ser bem avaliada no Google?
- O impacto das redes sociais no marketing de supermercados: aproveite as plataformas para crescer
- Atendimento Multicanal: o que é?