Nice Content News

O glúten é uma proteína complexa que consiste em duas proteínas menores: gliadina e glutenina. Geralmente é encontrada em grãos como o trigo, cevada, centeio e todos os seus derivados. Veja nesse artigo quais são os tratamentos para intolerância ao glúten e algumas dicas importantes para quem convive com a doença.

O que este artigo aborda:

Tratamentos para intolerância ao glúten:3 dicas importantes
Tratamentos para intolerância ao glúten:3 dicas importantes
Pin It

Intolerância ao Glúten – Doença Celíaca

É considerada uma condição médica onde o corpo não consegue digerir o glúten. É mais comumente conhecida como doença celíaca, mas também pode se manifestar como sensibilidade ao glúten não celíaca.

Enquanto a alergia é uma reação imunológica ao trigo, cevada, centeio ou seus derivados, a intolerância ao glúten é uma resposta autoimune ao glúten em si.

Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, constipação, náusea, fadiga e perda de peso e podem variar de pessoa para pessoa. Procure por tratamentos para intolerância ao glúten, pois essa condição pode criar danos no seu intestino delgado e outros problemas de saúde.

Como descobrir?

Você pode fazer um teste caseiro de intolerância a glúten, que já vai lhe dar uma boa ideia de como seu organismo está respondendo. O auto teste é simples e será muito útil, já que muitas pessoas são sensíveis ao glúten e não sabem.

Fiz o teste… e agora?

Se no teste você suspeitou que tem intolerância, consulte um clínico geral, ele vai avaliar os sintomas e se necessário, irá te encaminhar para um gastroenterologista.

Tratamentos para intolerância ao glúten

O tratamento mais eficaz para a intolerância é uma dieta sem glúten. Isso significa evitar alimentos que contenham trigo, cevada e centeio, bem como alimentos processados que possam conter traços de glúten. Os pacientes com intolerância ao glúten devem se concentrar em alimentos naturalmente sem glúten, como frutas, legumes, carne, frango, peixe, arroz e quinoa.

Além da dieta sem glúten, existem outras opções de tratamento para a intolerância ao glúten. Algumas pessoas podem se beneficiar de suplementos de enzimas digestivas, que podem ajudar a quebrar o glúten no trato digestivo. Outros podem se beneficiar de terapia nutricional, que envolve o acompanhamento de um nutricionista para garantir que a dieta forneça todos os nutrientes necessários.

Você pode substituir o glúten por fubá, milho, farinha de milho, batata, amido de milho, fécula de batata, mandioca ou farinha de mandioca e polvilho, por exemplo. Ao retirar o glúten da dieta, os sintomas devem desaparecer em semanas.

Os tratamentos para intolerância ao glúten podem evitar complicações decorrentes, portanto é fundamental que as pessoas sigam rigorosamente a dieta sem ele. É essencial verificar cuidadosamente a presença de glúten nos alimentos e evitar o consumo de alimentos que contenham essa proteína. Geralmente, essa informação pode ser facilmente encontrada nos rótulos dos produtos.

Exemplos de dieta sem glúten

Aqui estão alguns exemplos de alimentos que podem ser incluídos na sua dieta:

  • Frutas e vegetais frescos
  • Carne, aves, peixes e frutos do mar frescos
  • Grãos sem glúten, como arroz, milho, quinoa, amaranto, sorgo e teff
  • Legumes e feijões
  • Nozes e sementes
  • Laticínios e ovos
  • Óleos vegetais, como azeite de oliva e óleo de coco
  • Tapioca não tem glúten e é uma opção para substituir o pãozinho na dieta

Alimentos que devem ser evitados em uma dieta sem glúten incluem:

  • Produtos de trigo, como pão, massa, cereais matinais, bolos e biscoitos
  • Produtos de cevada e centeio, como cerveja e pão de centeio
  • Alimentos processados que contenham traços de glúten, como molhos, temperos e salgadinhos

É importante ler os rótulos dos alimentos cuidadosamente e procurar por ingredientes que possam conter glúten. Além disso, pessoas com intolerância devem ter cuidado ao comer em restaurantes e verificar com o chef se os pratos contêm ingredientes com glúten.

Conclusão

É importante lembrar que a intolerância ao glúten não tem cura e que o tratamento é um compromisso vitalício. A adesão estrita a uma dieta sem glúten é essencial para controlar os sintomas e prevenir danos ao intestino delgado.

Com a orientação adequada de um profissional de saúde (médico alergista), a maioria das pessoas com intolerância ao glúten pode viver uma vida saudável e ativa.

Por fim, se você quiser saber mais sobre os tratamentos para intolerância ao glúten, veja o vídeo do canal do Dr. Maurice Guggisberg.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse