Será que tem como ganhar dinheiro com animais de estimação no Brasil? Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que as famílias estão mantendo o controle de natalidade mais rigoroso e dando preferência em adotar pets para integrar o convívio em casa.
Segundo uma pesquisa do Instituto Pet Brasil realizada pelo IBGE, em 2020, no Brasil, o número de crianças de até 12 anos era de 35,5 milhões. Já o de pets, correspondia a 139,3 milhões.
Embora cause uma certa surpresa, a notícia não chega a ser uma novidade para os especialistas. Tanto que o crescimento de adoção de pets no Brasil, já vinha aumentando desde 2013.
As questões relacionadas à família e à economia favorecem a mudança de escolhas na hora de controlar a quantidade de filhos e dar preferência à adoção dos bichinhos. Contudo, os custos não são apenas uma razão.
Quando a família já está estabelecida, um pet traz alegria, amor e convênio integrado com todos os familiares.
Do momento em que se adota aos cuidados que vão desde levar o bichinho a PetShop, tosá-lo, colocá-lo na rasqueadeira, dar banho, levar para passear ao momento de voltar para casa, ter um pet mobiliza toda a família dentro de casa.
Ou seja, integra muito mais pais e filhos. Em famílias menores, onde alguns parentes já seguiram suas vidas, a convivência do pet traz companhia e torna a convivência muito melhor.
E muita gente não abre mão de um amiguinho de 4 patas. A tendência desta opção é apenas ampliar nos próximos anos.
O que este artigo aborda:
Revolução no mercado
Em plena pandemia, o Brasil foi um dos países cujo mercado pet mais cresceu: cerca de 17%. Isso porque à medida que aumentou o número de pets adotados, mais famílias precisaram de serviços voltados aos cuidados com a estética, o bem estar, a saúde do animal, ao lazer e outras necessidades.
Isso implica em muito mais pet shops, serviços de tosa, rasqueadeira, banho, além de roupinhas e acessórios, perfumes, brinquedos e outros produtos voltados exclusivamente ao mundo animal.
E não é só por isso que tem como ganhar dinheiro com animais de estimação. O setor de serviços voltado para pets também encontra um mercado bastante favorável com tais pesquisas, visto que cada vez mais famílias necessitam de serviços que auxiliem a proporcionar lazer e saúde aos pets na medida certa.
É o caso das “creches” para cachorro, que oferecem além de espaços de lazer e entretenimento, exercícios promovidos diretamente com adestradores que conseguem fazer o bichinho colocar a saúde em dia, e se divertir a tal ponto que chegam em casa e tombam de sono em suas caminhas.
Os serviços também são procurados pelas famílias cujos pets apresentam grande ansiedade e não podem sequer imaginar que ficarão sozinhos em casa. Ou ainda, os tutores que precisam viajar a trabalho e não têm ninguém que possa cuidar do bichinho com a mesma devoção e carinho que eles.
Existem hotéis para cachorro, também com refeições inclusas, além de banhos, spas, momentos de relaxamento e de distração para pet algum botar defeito.
Com isso, as clínicas veterinárias também encontraram um ótimo filão, dadas as necessidades de acompanhamento dos animais, vacinação, castração, cirurgias de emergência e outras demandas.
Um cuidado que vale a pena, tendo em vista o amor com que cada pet dedica a vida aos seus tutores. Uma amizade que vale tanto e dura tão pouco, mas que pelo tempo que dura, marca uma vida inteira com grandes momentos e recordações.
Artigos relacionados: