sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - 27/01/2023 21:17:08
Nice Content News

O fim do ano já vai se aproximando e as crianças só conseguem pensar em uma coisa: as tão esperadas férias escolares. Para os pais e responsáveis esse pode ser um período um pouco movimentado, já que as crianças irão passar boa parte do tempo em casa agora. 

Muitas famílias se perguntam o que fazer com as crianças nas férias? Afinal, sabemos que as crianças podem ficar irritadas e ansiosas se não tiverem nada para fazer. 

A seguir você confere uma lista de atividades de férias para crianças para que elas possam aproveitar as férias escolares. Confira:

O que este artigo aborda:

1. Brincadeiras ao ar livre

O vídeo-game, computador, tablet e celular já estão presentes na rotina de muitas crianças e é muito comum que, quando chegam as férias, os pais deixem os pequenos vidrados na telinha. Porém, essa pode não ser a opção mais saudável para as crianças.

Opte por fazer brincadeiras lúdicas e ao ar livre para que os pequeninos possam se desenvolver mais. Atividades como jogar bola, rodar pião, pega-pega, amarelinha, pique-esconde, bolinha de gude, morto vivo e muitas outras são uma ótima opção para promover a diversão.

O que fazer com as crianças nas férias: 15 atividades
Pin It

Foto: Pexels

É importante ressaltar que a ideia não é que os pequenos não brinquem com os aparelhos eletrônicos, mas sim que eles tenham um tempo reduzido do seu uso e façam outras atividades também. 

2. Ensine algo novo

Você pode aproveitar as férias escolares do seu filho para ensinar algo novo para ele. Pode ser desde uma língua estrangeira até um novo hobby. Uma dica é começar ensinando algo que os responsáveis gostam muito e sabem fazer muito bem.

Dessa forma, além de estar incentivando a curiosidade da criança, é um modo de passar mais tempo com ela. Afinal, é comum pensarmos que é somente dever da escola educar os pequenos. Porém, o aprendizado e desenvolvimento saudável de uma criança vai depender do contexto no qual ela vive.

Assim, a escola tem um papel muito importante de estimular o aprendizado, as habilidades e raciocínio lógico dos pequenos. Mas, a família pode ajudar nesse processo ensinando coisas novas também.  

3. Faça viagem em família

As férias escolares são uma ótima oportunidade para explorar novos lugares com a criançada. Portanto, planeje uma viagem e conheça novos locais, culturas e culinárias. Pode ser para praias, montanhas entre muitas outras opções de lugares que estejam dentro do orçamento da família.

Essa também pode ser uma excelente forma de despertar o interesse dos pequenos por histórias. Por isso, planeje viagens em que você possa explicar um pouco sobre os acontecimentos e curiosidades do local. 

4. Faça tarefas domésticas

Organizar o quarto, garagem, local de estudo ou qualquer outro espaço da casa que precise de um pouco de atenção é uma ótima opção para as crianças ocuparem a cabeça nesse período. 

Além disso, é uma forma de ensiná-los a importância de manter a organização dos ambientes. Brincou?, incentive-os a guardar os brinquedos, fez um lanche da tarde? incentive-os a lavar a louça assim que acabar, sujou a casa de tinta guache? ensine-os a pegar um pano e limpar. 

É claro que vale ressaltar que atividades muito complexas podem ficar de responsabilidade para as crianças mais velhas. Enquanto as crianças mais novas podem ficar com atividades mais simples para que evite-se machucados e afins. 

5. Incentive a prática de esportes

Praticar esportes é importante tanto durante as férias escolares quanto no resto do ano. E esse pode ser o momento especial para começar, já que as crianças estarão com as atividades escolares mais reduzidas e, portanto, com mais tempo. 

Além disso, na escola, é comum que as crianças façam algum esporte nas aulas de educação física. Mas, durante esse período em que elas não estão com aula, muitas delas ficam sem fazer nada. 

Portanto, é necessário incentivar a prática de esporte fora do ano letivo. Pode ser algo que os pequenos façam em grupo ou individualmente, o importante é que eles não fiquem parados.

6. Organize projetos em família

Além de ensinar algo para as crianças, uma dica de atividades de férias para crianças é realizar projetos em família onde todos irão aprender em conjunto. Pode ser desde aulas de receita até mesmo atividades de artesanato em família. 

Portanto, escolha um projeto que será divertido tanto para as crianças quanto para os adultos. Uma sugestão interessante é criar a árvore genealógica da família ou um mural de recordações com fotos de todos. 

Há ainda também a possibilidade de fazer artesanato com materiais recicláveis, transformar espigas de milho em bonecas e muitas outras atividades. 

7. Faça passeios com as crianças

São inúmeras as opções de passeios que você pode fazer com as crianças. Por exemplo, você pode ir ao parque para que o seu filho se divirta com jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre. Fazer um piquenique no parque é uma opção que os pequenos iriam adorar também.

Outra ideia de atividade para as férias é fazer passeios culturais, como uma visita a um museu. Explore com as crianças as obras de arte e histórias interessantes que os museus têm para oferecer. 

8. Incentive o início de cursos

As crianças podem aproveitar as férias escolares para se aprofundar em assuntos que elas gostam. Pode ser desde cursos de desenhos até mesmo cursos para aprender uma língua diferente. 

Atividades extracurriculares são muito importantes para que as crianças se desenvolvam mais. Você ainda pode buscar por cursos que sejam online ou presenciais, o importante é que eles ofereçam novos conhecimentos para as crianças.

9. Organize um reencontro com os amigos de sala

As férias escolares geralmente podem ser solitárias para as crianças. Afinal, antes elas passavam o dia inteiro rodeada de amigos da sua idade e agora ficam boa parte do tempo sozinhas ou com os pais.

Assim, planejar encontros com os coleguinhas de sala é essencial para o desenvolvimento das crianças. Assim, o processo de socialização dos pequenos não será interrompido. 

10. Organize uma sessão de filmes 

Que criança não gosta de assistir um bom filme infantil, não é mesmo? As férias escolares são a melhor oportunidade para maratonar as melhores obras que foram lançadas no ano. 

Você ainda pode reunir os amigos da escola para fazer com que todos possam participar e assistir aos filmes. Não se esqueça de fazer a pipoca e outras comidinhas gostosas, afinal, uma sessão de cinema não é nada sem aperitivos. 

11. Crie uma programação diária

A organização é muito necessária para que as férias dos pequenos sejam bem aproveitadas. Além disso, ela auxilia na melhor visualização de como está sendo ocupado o tempo dos pequenos.

Portanto, crie um planejamento com os horários das atividades que a criança vai fazer na semana. É legal também que essa programação seja montada com os próprios pequenos, para que eles tenham uma visão geral do que será feito.

12. Faça um teatro de fantoches

Os pequenos amam ouvir e contar histórias. Portanto, uma ideia é montar um teatro de fantoches para as crianças e para a brincadeira ficar ainda mais divertida, você pode ajudá-los a montarem o próprio boneco. 

Então, separe as meias velhas, botões e fitas para que os pequenos possam usar a imaginação. Essa é uma atividade que auxilia no desenvolvimento das habilidades comunicativas e expressivas dos pequenos, além também de ser ótima para eles desenvolverem a criatividade. 

13. Jogos

Os jogos são sempre uma ótima opção de diversão e aprendizado. Há muitos deles que estimulam o raciocínio lógico, a memória e a criatividade. A seguir, você confere uma lista com alguns deles e os benefícios que eles promovem nas crianças. Veja:

  • Jogo da memória: auxilia na capacidade de memorização dos pequenos;
  • Xadrez: desenvolve o raciocínio lógico dos pequenos;
  • Quebra cabeça: este jogo precisa de muita concentração, por isso, ajuda no desenvolvimento da atenção.

14. Organize uma caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que pode entreter muito os pequenos, isso porque eles a encaram como um desafio. Para fazer uma caça ao tesouro você pode utilizar todos os cômodos da sua casa, espalhando pistas por ela. 

Use a criatividade na hora de criar as pistas! Elas podem ser de diversas formas, como por exemplo, caça-palavras, perguntas sobre algo que as crianças gostam, quebra-cabeças e até desafios de mímica. 

Além disso, há estímulo à imaginação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Porém, para que a recreação seja efetiva, é necessário dar uma atenção especial ao planejamento dela. 

15. Organize um show de talentos

Que criança não gosta de música e dança, não é mesmo? Um show de talentos pode ter isso e muito mais. Então, você pode escolher um dia das férias escolares e montar uma apresentação de talento. 

Vale tudo: dançar, desenhar, atuar, cantar, tocar um instrumento,  montar um cubo mágico e muitas outras ideias. É importante que as crianças pensem em uma atividade em que são boas, ou então que gostariam de aprender, para apresentar.

Além disso, com o show de talentos é muito provável que a criança deseje ensaiar todos os dias para que ela saiba tudo no dia da apresentação. Assim, essa é uma forma delas ficarem ocupadas durante boa parte das férias. 

As férias escolares são muito necessárias para as crianças, é por meio delas que os pequenos terão momentos para descansar, brincar e recarregar as energias. Além disso, nesse tempo, elas podem desenvolver interesse por atividades novas, sem contar na possibilidade de passar mais tempo de lazer com a família e visitar novos lugares.

Durante todo o ano letivo os alunos ficam muito estressados, tanto fisicamente quanto mentalmente. As férias ajudam a reduzir esse estresse que passaram, permitindo que as crianças descansem e relaxem. Com isso, elas se sentirão mais felizes, animadas e dispostas a voltar às aulas. 

Por fim, se você ainda está em dúvida sobre o que fazer com as crianças nas férias, veja o vídeo do canal Tempojunto.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse