Se você não sabe o que a queratina faz no cabelo, você está no lugar certo. Saiba que a queratina é um dos ingredientes mais falados quando o assunto é cronograma capilar, mas não é à toa: ela é responsável por 90% da estrutura de um fio de cabelo.
Ela é composta por mais ou menos 15 aminoácidos, sendo que o principal deles é a cisteína, uma proteína estrutural que oferece elasticidade e resistência para os fios.
Além dos fios de cabelos, a queratina também está presente nas unhas. Por isso, ela é tão importante para quem deseja cabelos e unhas fortes.
Tratando-se de cabelos, o grande problema é que alguns fatores externos podem “retirar” essa proteína dos fios: a própria exposição ao sol e a poeira, excesso de fontes de calor, como a chapinha, o babyliss e o secador, e também procedimentos químicos, como as descolorações e os alisamentos.
A falta de queratina nos fios resulta em danos que já conhecemos: frizz, cortes químicos, cabelos secos e sem brilho.
Quando isso acontece, é necessário fazer um cronograma capilar com alguns dias de reconstrução com queratina para fazer essa reposição de proteína e voltar a ter fios saudáveis novamente.
O que este artigo aborda:
- Como aplicar a queratina?
- 3 Benefícios da queratina para o cabelo
- Recupera fios danificados pós química
- Pré tratamento de descolorações e alisamentos
- Menos frizz e volume indesejado
Como aplicar a queratina?
Queratina líquida diretamente nos fios: existem alguns produtos no mercado que são, basicamente, queratina líquida para ser utilizada diretamente nos fios.
Aplique a queratina no cabelo lavado, úmido e dividido em mechas. Deixe agir por 10 minutos – ou pelo tempo indicado na embalagem – e, com o produto ainda nos fios, aplique uma máscara de tratamento e aguarde mais 3 minutos.
Depois enxágue e aplique o condicionador de sua preferência.
Recargas de queratina: também existem algumas ampolas no mercado que já fazem os dois trabalhos (queratina líquida + máscara) em um único produto, que são as chamadas recargas de queratina. Normalmente, basta aplicar a recarga de queratina no cabelo lavado e úmido e depois enxaguar.
Máscaras de reconstrução: a terceira forma é aquela muito comum nos cronogramas capilares, a famosa máscara de reconstrução com queratina em sua composição. Basta aplicar a máscara no cabelo lavado e úmido, deixar agir por alguns minutos e enxaguar.
3 Benefícios da queratina para o cabelo
Recupera fios danificados pós química
Entender quão danificado está o fio é o primeiro passo para definir quantas etapas de reconstrução um cabelo deve ter por mês no cronograma capilar.
Isso porque a queratina é um poderoso reconstrutor pós química, que são processos que tiram a queratina dos fios.
Se você passou por um processo assim, pode utilizar a queratina 1 vez por semana ou a cada 15 dias que o seu cabelo irá se recuperar muito mais rápido.
Pré tratamento de descolorações e alisamentos
A queratina é uma poderosa aliada de quem quer descolorir ou alisar os fios com frequência. Um dos segredos dos maiores cabeleireiros é contar com uma recarga de queratina antes ou durante os procedimentos químicos, pois ela traz uma recuperação imediata do fio, deixando-os muito mais fortes e resistentes.
Menos frizz e volume indesejado
Ter cabelos cheios e saudáveis é uma coisa boa, mas ter um volume descontrolado e com excesso de frizz não agrada ninguém. Como a queratina reconstrói o fio, deixando-o mais maleável, fica muito mais fácil de modelar e finalizar o cabelo conforme a sua preferência.
Artigos relacionados: