terça-feira, 6 de junho de 2023 - 06/06/2023 04:29:09
Nice Content News

Além de transmitirem sensações, as cores possuem classificação. Você provavelmente já ouviu falar, ainda na época da escola, em cores primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas.

Depois, quando precisou fazer alguma impressão, deve ter conhecido outros termos, como RGB ou CMYK. Mas o que seriam todas essas classificações e como elas interferem na escolha de cores de tinta? Descubra agora!

O que este artigo aborda:

Cores primárias

São aquelas tidas como base e que, ao serem misturadas, geram outras cores. Também são chamadas de cores puras, por não surgirem a partir de misturas. No caso, se trata do vermelho, do amarelo e do azul.

Cores secundárias

São formadas a partir da junção das cores primárias. No caso, vermelho com amarelo dá laranja, vermelho e azul resulta em roxo, e amarelo com azul em verde. Assim, laranja, roxo e verde são cores secundárias.

Cores terciárias

São as cores resultantes da mistura de uma cor primária com uma secundária. Amarelo e verde fica um amarelo-esverdeado, roxo com vermelho, um vermelho arroxeado e assim segue.

RGB, CMYK e Pantone

RGB e CMYK são cores de impressão, já Pantone é muito voltado para os tecidos e as cores são identificadas por números. No RGB você encontra vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Arquivos salvos em JPG estão, normalmente, em RGB.

Por outro lado, CMYK inclui mais variações. No caso: ciano (cyan), magenta, amarelo (yellow) e preto (black). Esse sistema é usado na impressão de arquivos, como capas de livros e tem mais variações nas cores.

Cores complementares

As cores complementares são identificadas no círculo cromático e ajudam a tornar um ambiente ou a escolha de roupas mais agradável aos olhos. Isso acontece porque, como já diz o próprio nome, são cores que complementam umas às outras.

Por sua posição no círculo cromático, também são chamadas de cores opostas. Sempre vai envolver uma cor primária e uma secundária ou duas cores terciárias. Por exemplo, vermelho tem o verde como sua cor complementar, amarelo tem o roxo e azul tem o laranja.

Cores análogas

São aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, o objetivo é criar ambientes equilibrados e harmonizados. Um exemplo bem visível envolve o amarelo, o laranja e o vermelho, mas são cores análogas também o violeta, o azul e o verde.

Cores neutras

Elas vão ajudar a neutralizar os espaços e prevenir os exageros. São cores que não chamam tanto a atenção, como o preto, o branco e o cinza. Tem pouco reflexo, baixa intensidade e energia.

Normalmente são usadas em todos os espaços, seja nos móveis, objetos ou nas próprias paredes. Exatamente por proporcionarem essa quebra e neutralizarem um pouco as outras cores presentes. 

Cores frias

Transmitem a sensação de frio e tranquilidade, porém, em excesso também podem passar melancolia. São muito comuns em espaços como as salas de espera de médicos, dentistas e até hospitais. 

Exemplos de cores frias são o roxo, o azul, o verde e suas variações. Nas casas podem aparecer em ambientes como o quarto e a sala de estar, mas sem exageros.

Cores quentes

As cores quentes podem ser definidas como o oposto das cores frias. Elas transmitem a sessão de calor e acolhimento, até mesmo abrem o apetite, mas, em exagero, podem causar ansiedade e até estresse.

São elas: o vermelho, o amarelo e o laranja. A cozinha é um ambiente muito interessante para aplicar o amarelo, por exemplo, para abrir o apetite, até porque, não é um espaço no qual você passa boa parte do seu dia. No escritório, uma parede ou detalhe em laranja, ou amarelo, também estimula a criatividade.

Por fim, se você tem ainda tem dúvidas sobre a classificação das cores, veja o vídeo do canal Garota Genial.

Gostou de conhecer mais sobre a classificação das cores? Sabendo um pouco mais delas fica fácil selecionar qual usar em uma mudança na casa, seja nos móveis ou na cor das paredes.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse