Nice Content News

Além de transmitirem sensações, as cores possuem classificação. Você provavelmente já ouviu falar, ainda na época da escola, em cores primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas.

Depois, quando precisou fazer alguma impressão, deve ter conhecido outros termos, como RGB ou CMYK. Mas o que seriam todas essas classificações e como elas interferem na escolha de cores de tinta? Descubra agora!

O que este artigo aborda:

Classificação das cores
Classificação das cores
Pin It

Cores primárias

São aquelas tidas como base e que, ao serem misturadas, geram outras cores. Também são chamadas de cores puras, por não surgirem a partir de misturas. No caso, se trata do vermelho, do amarelo e do azul.

Cores secundárias

São formadas a partir da junção das cores primárias. No caso, vermelho com amarelo dá laranja, vermelho e azul resulta em roxo, e amarelo com azul em verde. Assim, laranja, roxo e verde são cores secundárias.

Cores terciárias

São as cores resultantes da mistura de uma cor primária com uma secundária. Amarelo e verde fica um amarelo-esverdeado, roxo com vermelho, um vermelho arroxeado e assim segue.

RGB, CMYK e Pantone

RGB e CMYK são cores de impressão, já Pantone é muito voltado para os tecidos e as cores são identificadas por números. No RGB você encontra vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Arquivos salvos em JPG estão, normalmente, em RGB.

Por outro lado, CMYK inclui mais variações. No caso: ciano (cyan), magenta, amarelo (yellow) e preto (black). Esse sistema é usado na impressão de arquivos, como capas de livros e tem mais variações nas cores.

Cores complementares

As cores complementares são identificadas no círculo cromático e ajudam a tornar um ambiente ou a escolha de roupas mais agradável aos olhos. Isso acontece porque, como já diz o próprio nome, são cores que complementam umas às outras.

Por sua posição no círculo cromático, também são chamadas de cores opostas. Sempre vai envolver uma cor primária e uma secundária ou duas cores terciárias. Por exemplo, vermelho tem o verde como sua cor complementar, amarelo tem o roxo e azul tem o laranja.

Cores análogas

São aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, o objetivo é criar ambientes equilibrados e harmonizados. Um exemplo bem visível envolve o amarelo, o laranja e o vermelho, mas são cores análogas também o violeta, o azul e o verde.

Cores neutras

Elas vão ajudar a neutralizar os espaços e prevenir os exageros. São cores que não chamam tanto a atenção, como o preto, o branco e o cinza. Tem pouco reflexo, baixa intensidade e energia.

Normalmente são usadas em todos os espaços, seja nos móveis, objetos ou nas próprias paredes. Exatamente por proporcionarem essa quebra e neutralizarem um pouco as outras cores presentes. 

Cores frias

Transmitem a sensação de frio e tranquilidade, porém, em excesso também podem passar melancolia. São muito comuns em espaços como as salas de espera de médicos, dentistas e até hospitais. 

Exemplos de cores frias são o roxo, o azul, o verde e suas variações. Nas casas podem aparecer em ambientes como o quarto e a sala de estar, mas sem exageros.

Cores quentes

As cores quentes podem ser definidas como o oposto das cores frias. Elas transmitem a sessão de calor e acolhimento, até mesmo abrem o apetite, mas, em exagero, podem causar ansiedade e até estresse.

São elas: o vermelho, o amarelo e o laranja. A cozinha é um ambiente muito interessante para aplicar o amarelo, por exemplo, para abrir o apetite, até porque, não é um espaço no qual você passa boa parte do seu dia. No escritório, uma parede ou detalhe em laranja, ou amarelo, também estimula a criatividade.

Por fim, se você tem ainda tem dúvidas sobre a classificação das cores, veja o vídeo do canal Garota Genial.

Gostou de conhecer mais sobre a classificação das cores? Sabendo um pouco mais delas fica fácil selecionar qual usar em uma mudança na casa, seja nos móveis ou na cor das paredes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse