Nice Content News

Que aprender um novo idioma é cheio de benefícios, todo mundo já sabe, mas você sabe o que acontece no cérebro quando aprendemos um novo idioma? E para te ajudar a entender melhor sobre tudo que acontece no cérebro quando aprendemos um idioma, fizemos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber.

Segundo especialistas na área, aprender um novo idioma estimula várias áreas neuronais, fortalecendo o cérebro, favorecendo o crescimento do córtex e a ligação entre os neurônios.

Quer saber mais sobre o que acontece no cérebro quando aprendemos um novo idioma? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

O que este artigo aborda:

O que acontece no cérebro ao aprender um novo idioma?
O que acontece no cérebro ao aprender um novo idioma?
Pin It

Melhora na capacidade de concentração

As habilidades cognitivas e as estruturas cerebrais têm seu desenvolvimento muito influenciado por fatores ambientais. Ou seja, quanto mais você se concentra em algo, maior a sua capacidade de concentração.

E essa capacidade de se concentrar em uma tarefa é ainda maior em pessoas que sabem mais de um idioma. 

Desenvolvimento da capacidade de realizar várias tarefas de uma vez só

Além de melhorar a capacidade de concentração, ao aprender um novo idioma, você também desenvolve a capacidade de realizar várias tarefas de uma vez só. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, pessoas que sabem mais de um idioma têm mais facilidade de conseguir focar em mais de uma tarefa por vez, sem perder a eficiência.

Ou seja, ao aprender um novo idioma, você pode desenvolver habilidades de multitarefas, conseguindo focar em mais de uma tarefa sem se distrair.

Melhora da memória

Ao aprender um novo idioma, você está estimulando diferentes áreas do cérebro que estão relacionadas à memória. Segundo estudos na área, pessoas bilíngues apresentam uma melhora significativa na memória, tanto no curto quanto no longo prazo.

Então, saber mais de um idioma pode ser bastante benéfico para retardar doenças que afetam a memória, como é o caso do Alzheimer. Além disso, esses benefícios na melhora podem ser vistos não só em adultos e idosos, como também em crianças, uma vez que aprender um novo idioma tem vários benefícios para a memória dos pequenos.

Aumento da plasticidade cerebral

O cérebro é um flexível e que se adapta conforme as condições ambientais, por isso, aprender um novo idioma promove a plasticidade cerebral. Ou seja, as conexões entre os neurônios se reorganizam de forma a melhorar as funções cerebrais. 

Isso significa que é possível ter uma melhora em várias funções cerebrais, como o raciocínio, a habilidade de solucionar problemas e até mesmo a criatividade. E você pode aproveitar todos os benefícios de aprender um novo idioma fazendo aulas de inglês online.

Dessa forma, você não só aprende um novo idioma como aproveita todos os benefícios para o cérebro que saber um segundo idioma proporciona.

Facilita na captura e o uso de informações

Segundo estudos realizados, aprender um novo idioma promove o crescimento da massa cinzenta em várias áreas do cérebro, como o hipocampo, responsável pela captura e uso de informações.

Ou seja, o cérebro de uma pessoa bilíngue tem mais facilidade na hora de capturar informações, armazenar e utilizar essas informações em momentos posteriores. Dessa forma, aprender um novo idioma não só faz com que você tenha uma maior facilidade de absorver essas informações, como também de conseguir adaptar essas informações para uso cotidiano.

E é exatamente por esse motivo que é tão importante que crianças tenham acesso a um novo idioma, de forma a conseguir desenvolver essas habilidades no primeiro estágio da vida.

Atrasa a degeneração cerebral

A degeneração cerebral é uma condição natural, porém, segundo estudos realizados com idosos, aprender um novo idioma pode ajudar a retardar os efeitos da degeneração cerebral.

Ou seja, aprender um novo idioma pode beneficiar até mesmo os idosos, uma vez que o aprendizado de idiomas pode retardar o principal sintoma de demência, a perda de memória.

Há até mesmo especialistas na área que recomendam o aprendizado de um novo idioma em detrimento dos medicamentos utilizados para retardar a degeneração cerebral.

Agora você já sabe o que acontece no cérebro quando aprendemos um novo idioma. Então, tudo que você precisa fazer agora é escolher um idioma para começar a aprender agora mesmo!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse