sábado, 3 de dezembro de 2022 - 03/12/2022 22:31:28
Nice Content News

Praticamente quase todo mundo já experimentou uma sensação de dormência nas mãos, mas o que pode ser?

Você já acordou no meio da noite por causa de uma mão dormente? Isso é mais do que normal! Basta movimentar um pouco seu braço para reativar a circulação sanguínea e a dormência desaparece.

No entanto, algumas pessoas sofrem de dormência nas mãos e nos dedos de forma frequente. Nesse caso, é importante investigar a causa e iniciar um tratamento adequado.

Portanto, se você vem sentindo com frequência suas mãos dormentes, continue a leitura e entenda o que pode estar causando essa dormência e os principais tratamentos!

O que este artigo aborda:

O que pode ser dormência nas mãos?

Diversas patologias podem provocar dormência nas mãos, e geralmente, as causas são de origem nervosa e/ou vascular.

Vamos listar a seguir as principais causas de dormência nas mãos, e observando os sintomas, talvez você consiga identificar se é ou não seu caso.

Apenas lembre-se que nada substitui a consulta com um profissional de saúde especializado, a fim de dar o diagnóstico e orientar quanto ao tratamento.

Então, quais as principais causas de dormência nas mãos?

Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano, um nervo periférico do membro superior.

As causas desta compressão são múltiplas, como mudanças das estruturas do túnel, demanda excessiva da mobilidade do polegar…

Os principais sintomas são:

  • Dormência e formigamento nos dedos;
  • Aumento dos sintomas ao segurar um objeto;
  • Sintomas mais intensos à noite;
  • Fraqueza muscular;
  • Sensação de queimação.

Se você desconfia que a sua dor possa ser síndrome do túnel do carpo, a recomendação é procurar um ortopedista especialista em mãos para prescrever o tratamento adequado.

Cotovelo de tenista

A epicondilite lateral, ou cotovelo de tenista, surge quando há uma inflamação nos tendões que ligam os músculos laterais do antebraço e o osso próximo ao cotovelo.

A pessoa pode sentir dor ou sensação de queimação, fraqueza ao segurar um objeto e dormência nas mãos.

Na maioria dos casos, o tratamento consiste em repouso, anti-inflamatórios, fisioterapia, e em casos mais graves, cirurgia.

Fibromialgia

Esta condição afeta a função nervosa e provoca dores crônicas, que podem causar dormência e formigamento, sintomas muito semelhantes à síndrome do túnel do carpo.

Veja outros sintomas da fibromialgia:

  • Dor em várias partes do corpo;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para dormir;
  • Depressão;
  • Problemas de estômago.

O tratamento para fibromialgia consiste em atividade física, pois pode ajudar a aliviar a dor e melhorar o sono.

O médico pode prescrever também antidepressivos e analgésicos.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser benéfica para pacientes que não respondem aos medicamentos.

Lesão medular

Um traumatismo devido a uma lesão da medula espinhal pode causar dormência e formigamentos nas mãos e pés.

Quedas, acidentes automobilísticos, ferimentos à bala e diversas outras situações podem causar lesões na medula.

Os sintomas podem variar de acordo com a região afetada, que podem incluir perda de sensibilidade, dor e movimento afetado.

Infarto

Um infarto pode provocar dormência e formigamento na mão esquerda, e exige um atendimento de urgência.

A obstrução da circulação sanguínea em direção ao coração pode causar dor torácica, assim como dormência em um dos braços.

Outros sintomas podem incluir:

  • Náuseas;
  • Transpiração;
  • Falta de ar;
  • Vertigens;
  • Dor no ombro;
  • Fadiga sem explicação.

Diabetes

Os tipos de diabetes mais conhecidos são tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional.

Independentemente do tipo, a pessoa pode sentir dormência e formigamento nas mãos e pés, sensibilidade extrema ao tocar e uma sensação intensa de queimação nas mãos e pés.

Para quem é diagnosticado com diabetes, é essencial seguir o tratamento a fim de equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Carência de vitamina B12

Um estudo publicado mostrou que pessoas com uma carência de vitamina B12 apresentaram uma dormência nas mãos e uma perda de sensibilidade como sintomas.

Outros sintomas foram observados, como:

  • Dificuldade para caminhar;
  • Formigamento nos pés e pernas;
  • Língua inchada;
  • Fraqueza muscular;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para pensar claramente.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, onde o próprio sistema imunológico ataca as células do sistema nervoso central.

Mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, é uma doença que pode afetar a visão, a cognição, assim como provocar dormência nas mãos, tremores, sensações de choques elétricos e instabilidade ao caminhar.

O tratamento compreende medicamentos imunossupressores, além de outras terapias para fortalecer o sistema imunológico.

Problemas circulatórios

Outra causa para a dormência nas mãos está associada a problemas circulatórios, ou seja, falta de fluxo sanguíneo.

Quando há acúmulo de placa de gordura, isso leva a um entupimento das artérias, que pode se refletir em dedos das mãos roxos e pálidos quando expostos ao frio ou situações de estresse.

Medicamentos

O uso de determinados medicamentos, como antidepressivos ou quimioterápicos, pode provocar dormência e formigamentos nas mãos.

Algumas pessoas podem sentir uma melhora dos sintomas quando param de tomar os medicamentos, no entanto, outras podem sentir a dormência permanente.

Dormência nas mãos: o que fazer?

Como as causas são variadas para dormência nas mãos, vale a pena procurar um clínico e dependendo do diagnóstico, ele encaminha para um profissional especialista.

Seja qual for a causa, é imprescindível buscar ajuda médica, pois da mesma forma que pode ser algo sem gravidade, pode ser sinal de algo mais sério, como um infarto.

Agora, como um dos principais fatores que levam à dormência nas mãos está associado a um problema musculoesquelético, a dica é procurar um instituto ortopédico.

Assim, sua condição é avaliada por uma equipe de especialistas e dependendo do caso, já é iniciado o tratamento ou direcionado para outra especialidade médica.

Conclusão

Quando se trata sobre o que pode ser dormência nas mãos, você viu que as causas são as mais variadas, e seja qual for, buscar ajuda de um profissional é indispensável.

Como você viu, a dormência nas mãos pode ir desde uma má postura ao dormir, síndrome do túnel do carpo, até problemas circulatórios e diabetes.

E o que faz toda a diferença para aliviar a dormência ou mesmo dores nas mãos, é ter o suporte de um especialista e iniciar o tratamento o quanto antes! 

Por fim, se você tem mais alguma dúvida sobre o que pode ser dormência nas mãos, veja o vídeo do canal Cardio DF.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse