Nice Content News

Comer é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida, não é mesmo? É claro que a grande maioria das pessoas vai concordar com essa afirmação sem pensar duas vezes. Afinal de contas, o mundo é repleto de pratos, culturas e iguarias culinárias, as quais foram feitas para serem provadas e apreciadas por todos. 

De todas as delícias que existem no mundo, os frutos do mar são admirados por praticamente todas as pessoas, de todas as regiões deste planeta água, independente da sua cultura ou dos tipos de proteínas que são mais comuns em suas regiões. 

O sabor que os frutos do mar possuem e concedem aos pratos é realmente algo incomparável, e todo e qualquer fruto do mar possui suas próprias particularidades culinárias, o que faz com que sejam ainda mais gostosos. E um dos frutos do mar mais apreciados em todo o mundo, é o camarão.

Isso acontece não somente por ele ser um dos frutos do mar mais acessíveis, visto que estes deliciosos alimentos proteicos costumam ser muito mais caros do que outros, mas também por conta de ser extremamente versátil e fácil de ser preparado em muitos pratos diferentes.

Enquanto algumas pessoas comem camarão apenas em restaurantes, feiras e na praia, outras procuram apreciar ainda mais a experiência que essa iguaria proporciona, comprando e tentando preparar ele em casa. No entanto, por mais que isso possa conceder uma experiência gastronômica divertida, existe um fator que impede muitos de realizá-la. 

Este fator é a limpeza do camarão. Afinal, precisa limpar o camarão antes de comer? Muitas pessoas dizem que sim, e outras dizem que não, mas a verdade é que faz mal comer camarão sem limpar, ao menos aquela tripa presente no camarão é preciso sim, ser retirada antes do consumo. 

Por conta disso, ainda que as pessoas concordem que é necessário limpar o camarão e retirar a tripa antes de consumi-lo, elas não querem ter todo esse trabalho para depois preparar e consumir os camarões, então, preferem deixar de comprá-lo para tentar preparar em casa, e comem somente quando tem a oportunidade de ir até algum restaurante que sirva pratos deliciosos com camarão.

Porém, se você ficou curioso quanto ao porquê precisa limpar camarão, e também quer aprender o que precisa fazer para limpá-lo, saiba que você está no lugar certo. Neste artigo vamos ensinar um passo a passo simples para que você aprenda como limpar o camarão, e também vamos explicar porque comer camarão sem limpar faz mal.

Então para conferir todas essas informações, continue lendo este artigo até o final e veja tudo que precisa sobre este assunto.

O que este artigo aborda:

Precisa limpar camarão para comer?
Precisa limpar camarão para comer?
Pin It

Por que precisa limpar o camarão?

Vamos começar explicando porque faz mal comer o camarão sem limpá-lo primeiro. Aquela tripa preta presente no meio do camarão é uma víscera onde ficam retidas pequenas quantidades de areia (pequenas, mas que fazem mal para a saúde), uma alta concentração de cádmio e de chumbo, os quais também fazem muito mal para a saúde. 

Por conta destes 3 fatores é necessário fazer a limpeza do camarão antes de consumi-lo. Afinal, você não quer que chumbo, cádmio e areia entrem em seu organismo, não é verdade?

Passo a passo para realizar a limpeza do camarão corretamente

Agora, vamos te ensinar um passo a passo muito simples que você pode seguir para aprender a fazer toda a limpeza de um camarão antes de prepará-lo e consumi-lo. Confira a seguir:

  1. Primeiro, você precisa tirar a cabeça do camarão e, para isso, basta segurar o corpo dele e puxar a cabeça para fora;
  2. Agora, você precisa pôr a ponta dos dedos na abertura do camarão onde a cabeça ficava e passá-los até o fim do camarão. Dessa forma, você vai remover a casca e as patas do camarão;
  3. Note que sobraram apenas o rabo e a carne do camarão. O rabo fica a seu critério retirá-lo ou não, tudo vai depender do prato que você quer preparar. Mas se optar por retirar, o processo é o mesmo que o da cabeça, ou seja, segure o corpo, e puxe o rabo;
  4. O próximo passo é pegar uma faca bem afiada e fazer uma abertura muito leve nas costas do camarão de fora a fora, ou seja, por toda as costas do camarão;
  5. Com a ajuda da faca, após fazer essa abertura, separe levemente os dois lados do camarão, de forma a facilitar a limpeza interior que você fará agora;
  6. Quando fizer isso, você irá notar as vísceras do camarão, que você pode retirar com o auxílio da faca e, caso fiquem mais alguns pontinhos pretos, que também indicam sujeira, você pode retirá-los com os dedos mesmo. 

É muito simples fazer a limpeza do camarão, não é mesmo? Então agora que você já sabe como fazer e porque é tão necessário, não há motivos para não comprar essa delícia para preparar em casa.

Por fim, se você quer saber mais se precisa limpar camarão antes de comer, veja o vídeo do canal Lumiartes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse