Nice Content News

Muitos médicos, depois de formados, optam por abrir seu consultório particular ou sua própria clínica médica, e isso é acompanhado de todas as responsabilidades que um empreendedor tem.

Ele deve cuidar do seu negócio, do investimento, do local, da infraestrutura, da parte burocrática e de todo o resto se ele quiser que seu consultório seja bem sucedido.

E isso inclui a parte de saber como atrair pacientes para o consultório, principalmente se o negócio for novo.

A chave para um bom retorno financeiro é a quantidade de clientes que você tem, nesse caso, de pacientes, e para atrair cada vez mais pacientes para sua clínica há diversas coisas a se fazer. 

Se o seu negócio é novo, se cadastrar em planos de saúde não é uma má ideia, já que dessa forma você consegue abrir sua carteira de clientes, montando a imagem que você deseja passar de seu consultório, e ainda obterá mais experiência com esses atendimentos.

Porém é bom deixar sua carteira mista, atendendo clientes particulares também. Mas como atrair pacientes para o consultório? Vamos conferir agora algumas dicas que te ajudarão nesse processo. 

O que este artigo aborda:

Como atrair pacientes para o consultório: 5 dicas
Como atrair pacientes para o consultório: 5 dicas
Pin It

1. Fornecer um atendimento bom e humanizado 

Não há dúvidas de que se sua clínica oferece um bom atendimento e trata os pacientes de forma humanizada, esses clientes em potencial com certeza acabam sendo fidelizados e passam a frequentar o seu consultório sempre que necessitarem do tipo de assistência médica por ele oferecida.

Essa é uma boa maneira de se conseguir novos pacientes e ainda depois, de mantê-los. 

Além de gerar a fidelização de pacientes, um bom atendimento gera também a recomendação dos clientes para outras pessoas.

Se sua clínica trata bem dos pacientes e fornece um bom serviço, ela será muito recomendada e terá uma ótima imagem dentro do mercado, o que é bastante importante. 

Algo que ainda funciona para um estabelecimento ter sucesso é o “boca a boca” das pessoas, que podem contar sobre suas experiências muito satisfatórias em certos lugares e recomendá-los para amigos e família.

Assim como elas também podem falar sobre suas experiências negativas, que muitas vezes vem acompanhada da frase que todos já ouvimos: “não volto mais naquele lugar!”, que deixa uma má impressão sobre o comércio. 

Mas, afinal, o que é um atendimento bom e humanizado? É um atendimento com o qual o paciente se sinta confortável na presença do médico, e isso se dá por diversos fatores, como o tempo de espera para ser atendido, o tempo de consulta e principalmente como o médico trata seu paciente.

Numa consulta médica, é normal as pessoas ficarem nervosas, por isso seu médico tem que lhe passar confiança, fazendo os exames físicos, ouvindo atentamente ao que paciente tem a dizer, manter o contato com os olhos, dentre outras coisas.

Um bom médico, é aquele que atende seu paciente com empatia.

2. Ter uma boa campanha de marketing digital 

Hoje em dia muitas tarefas do cotidiano passaram a ser feitas de maneira online, como por exemplo achar um novo médico para se consultar.

Por isso é muito importante ter perfis nas redes sociais, investir em anúncios online e ter uma boa estratégia de social selling, boa parcela de seus clientes particulares podem vir através da internet.

Quando a campanha é boa e bem feita pode atrair vários novos clientes, até mais do que quando feita em anúncios físicos, como revistas e jornais.

Além de ter um perfil em redes como Instagram e Facebook, é interessante se manter ativo em toda internet, mas como?

Possuir um site próprio da sua clínica é um grande começo, lá você pode disponibilizar informações como os serviços oferecidos, sua equipe médica, missão, valores, forma de contato, endereço e tudo mais que desejar, atraindo mais pacientes.

Outra coisa também importante é a criação de uma conta no Google Meu Negócio, pois quando alguém pesquisa algo no Google ele gera recomendações com base no que a pessoa procura, e quanto mais informações um negócio tiver, mais ele será recomendado para aqueles que buscam algo similar. 

Entre os principais passos para ter um consultório de pediatria de sucesso, por exemplo, com certeza  um deles será voltar sua presença na internet para pais preocupados com a saúde de seus filhos, já que as crianças ainda não buscam seus próprios médicos.

Outra ideia é utilizar suas redes sociais para mostrar como você se dá bem com as crianças e elas confiam em você.

Tudo isso são táticas para o seu negócio crescer cada vez mais e fortalecer sua imagem, alcançando cada vez mais pessoas e trazendo novos clientes.

3. Cuidar da sua avaliação inicial 

Antes de tudo, o que é uma avaliação inicial? É aquela avaliação feita do seu negócio que qualifica o primeiro contato que um paciente tem com a sua clínica, e isso começa até mesmo antes de o paciente marcar a consulta. 

O primeiro contato que alguém tem com sua clínica é quando ela é mostrada a primeira vez, seja por meio da indicação de um outro paciente ou por meio de anúncios de vídeos para clínicas nas plataformas online, de qualquer jeito sua clínica tem que estar apresentável, com um bom atendimento, uma boa equipe e uma boa infraestrutura.

Esse contato é o que vai definir a imagem da sua clínica para este cliente em potencial, então é muito importante. 

Após este contato, é quando a pessoa decide se vai ou não agendar uma consulta, e caso ela opte por marcar, o atendimento da recepcionista também faz diferença.

Se houver muita dificuldade para entrar em contato com a clínica, logo a pessoa desiste.

Por exemplo, ligar algumas vezes e ninguém atender, ou ainda mandar mensagem no número de celular e ter uma grande demora para a resposta.

Algo em que vale a pena investir é no treinamento de recepcionistas da clínica, para que o excelente atendimento comece assim que os pacientes cheguem no consultório.

Outra coisa que desestimula alguém a passar em uma consulta é a infraestrutura do seu consultório. Assim que a pessoa chega ela repara na entrada, na sala de espera, no consultório, nos aparelhos, em tudo o que pode.

Se sua clínica estiver mal cuidada, com a pintura descascando, rachaduras, aparelhos muito antigos, ela pode não querer voltar.

4. Oferecer um bom pós-atendimento

Possuir uma clínica moderna, com aparelhos atuais e oferecer um atendimento de qualidade ao paciente são coisas que com certeza fazem uma excelente primeira impressão da clínica, e algumas vezes podem ser o suficiente para fidelizar alguns pacientes.

Contudo, para ser um atendimento completo e que sem dúvidas será um diferencial das outras clínicas, você pode, e deve, investir em um pós-atendimento dos seus clientes. 

Como fazer isso? Você pode acompanhar o tratamento dele por email, disponibilizar alguma forma de contato pessoal para caso ele tenha dúvidas, mandar mensagem em datas comemorativas ou mandar pesquisas de satisfação que ainda te ajudarão com o desenvolvimento da clínica.

O suporte ao cliente é essencial nessa fase.

5. Investir na infraestrutura e modernização da clínica  

Possuir os equipamentos mais avançados é um diferencial para sua clínica, mas não é necessário gastar quantias exorbitantes em equipamentos tecnológicos para atrair e fidelizar clientes.

O que importa é se o ambiente do consultório é bem cuidado, como a pintura estar em dia e não ser uma cor forte, móveis em bom estado, a organização da recepção e a limpeza.

Isso conta desde a fachada até seu interior, e para deixar ainda mais agradável o ambiente você pode colocar um vaporizador de ervas e deixar a sala de espera mais relaxante. Todas essas são coisas que fazem com que o paciente se sinta mais confortável.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como atrair pacientes para o consultório, veja o vídeo do canal iClinic.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse