Nice Content News

Com o avanço da transformação digital, ferramentas tecnológicas tomaram conta das empresas de diversas formas. Uma das principais é por meio de sistemas de gestão.

Com essas plataformas, é possível automatizar processos e integrar setores, o que gera produtividade, eficiência e mais uma série de vantagens que agregam valor aos resultados de um negócio. 

É por isso que cada vez mais empresas decidem incorporar sistemas de gestão em suas rotinas. Para ajudar você a avaliar as funcionalidades e os benefícios de implementar essa ferramenta no seu negócio, preparamos este post completo com todos os detalhes.  

O que este artigo aborda:

Sistema de Gestão: O Que É, Tipos e Benefícios para Empresas
Sistema de Gestão: O Que É, Tipos e Benefícios para Empresas
Pin It

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão nada mais é do que um programa de computador, um software, que funciona como uma plataforma que reúne diversas funcionalidades úteis para o dia a dia de uma empresa.

Sua função, como o nome indica, é auxiliar o gerenciamento. Portanto, sistemas de gestão oferecem recursos voltados para o controle e organização de processos, como, por exemplo, emissão de notas fiscais, atualização de fluxo de caixa, acompanhamento de indicadores e muito mais. 

Empresas podem contar com essa tecnologia para proporcionar mais agilidade e automação de tarefas repetitivas.  

Outro diferencial é poder armazenar dados e informações do negócio em um só lugar, unindo os setores da empresa e garantindo uma visão mais completa e robusta do funcionamento do negócio. 

Tipos de Sistemas de Gestão

Como dito, a tecnologia avança mais e mais a cada dia. Como resultado, existe, hoje, uma variedade de sistemas de gestão, cada um desenvolvido para atender as diferentes complexidades de cada negócio. 

Existem desde os mais completos, que atendem demandas gerenciais comuns em várias empresas, até os mais nichados, que geralmente focam em solucionar algum processo específico em um negócio. 

A seguir, você vai conhecer mais detalhes sobre os três tipos de sistemas de gestão mais conhecidos e adotados nas empresas, e entender como cada um funciona. 

ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, comumente conhecido como Planejamento dos Recursos da Empresa, em português. 

Trata-se de um software amplamente adotado nas empresas por sua funcionalidade e versatilidade, além do fato dele oferecer uma solução completa para gestão de praticamente qualquer negócio. 

A função do ERP é centralizar, em uma única plataforma, todos os departamentos, equipes, processos, dados, unidades, enfim, tudo o que faz parte de uma empresa, seja ela grande ou pequena. 

Sendo assim, o ERP oferece vantagens como: 

  • Permite controle total da organização e do fluxo das atividades; 
  • Alinha a comunicação e a troca de dados entre áreas; 
  • Gera relatórios e permite o acompanhamento de indicadores para facilitar a tomada de decisão; 
  • Escalável e flexível — como ele é composto por módulos, é possível contratar apenas o que é relevante para sua empresa agora e adotar extensões na medida em que cresce;
  • Integrável com outros sistemas; 
  • Padroniza processos; 
  • Reduz burocracias. 

CRM (Customer Relationship Management)

CRM é, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema de gestão voltado para lidar com processos relacionados aos clientes. 

Esse software reúne dados cadastrais e ajuda a empresa a gerenciar melhor as interações e o atendimento aos clientes. No CRM, é possível: 

  • Registrar o cadastro e demais informações importantes sobre o consumidor;
  • Manter histórico de interações e mensagens trocadas com o cliente, facilitando, assim, próximos contatos e atendimentos;
  • Realizar análises de perfil para mapear as demandas e o comportamento do público, prever tendências e entender hábitos de consumo. 

Ofereça a melhor experiência aos seus clientes:

BPM (Business Process Management)

BPM é um sistema de gestão conhecido como Gerenciamento de Processos de Negócios. Ele é usado basicamente para mapear, organizar, acompanhar e otimizar os processos de uma empresa. Ele permite: 

  • Visualizar com precisão o fluxo de atividades e do trabalho; 
  • Identificar oportunidades de melhoria;
  • Mapear erros e gargalos; 
  • Analisar dados sobre a execução das atividades.

Saiba mais:  O que é gerenciador financeiro?  

Vantagens da Implementação de um Sistema de Gestão

Sistemas de gestão oferecem funcionalidades que são muito úteis para o dia a dia de empresas. 

Além de proporcionar mais organização, as vantagens que esses softwares oferecem muito mais do deixar as rotinas corporativas mais práticas e rápidas, eles realmente agregam valor aos resultados e aos produtos e serviços finais oferecidos aos clientes. 

Entenda mais detalhes sobre seus benefícios:

  • Controle de processos: em um mesmo painel de controle, empreendedores conseguem ter uma visualização consolidada de todas as atividades da empresa, possibilitando que o controle seja integral; 
  • Integração de atividades setoriais: um dos principais ganhos de um sistema de gestão é viabilizar a unificação dos setores, favorecendo a transparência, a colaboração e comunicação entre diferentes profissionais; 
  • Melhoria na gestão de riscos: o uso de softwares colabora para redução de erros humanos em grande parte provenientes de atividades burocráticas e repetitivas. Com a automação, o nível de eficiência aumenta, ajudando a reduzir falhas e problemas em potencial; 
  • Aumento da produtividade: equipes podem ter um melhor aproveitamento do tempo com tarefas automatizadas, basicamente podendo fazer mais e com qualidade superior em menor tempo; 
  • Tomada de decisões embasada em dados: recursos tecnológicos como um todo apoiam empresas em uma gestão baseada em dados. Softwares são capazes de gerar relatórios de desempenho e gráficos de indicadores em segundos, trazendo clareza sobre a realidade da empresa e guiando novas decisões. 

Acompanhamento dos resultados:

Como escolher o melhor sistema de gestão para a empresa 

Administrar um negócio nos dias de hoje com o suporte da tecnologia é um grande diferencial. Por isso, uma vez tomada a decisão de implementar um software na empresa, o próximo passo é avaliar as opções e fornecedores disponíveis e entender qual é o melhor sistema de gestão para seu negócio. 

Veja um passo a passo que pode ser útil nessa jornada de decisão: 

  1. Avaliação das necessidades da empresa: o primeiro passo é entender as reais necessidades do seu negócio. Para isso, faça um diagnóstico e reflita, principalmente, quais são suas principais dores e áreas carentes de melhoria no momento; 
  2. Pesquisa de mercado e fornecedores: conheça as opções do mercado. Faça um levantamento, converse com empreendedores das sua área. Caso se interesse por algum produto, entre em contato e procure saber se é possível ter uma demonstração prática de como a solução funciona; 
  3. Avaliação de custo-benefício: considere as vantagens que a ferramenta vai entregar ao seu negócio diante do investimento que ela demanda. Muitas vezes, uma solução mais completa e com suporte do fornecedor gera mais ganhos no médio e longo prazo. 

Conte com um sistema de gestão para fazer seu negócio crescer

Informatizar seu negócio pode ser um ponto de virada para ter uma empresa mais produtiva e eficiente, capaz de oferecer serviços melhores e atender mais clientes. 

Assim, esse é um passo que vale a pena dar para impulsionar o empreendimento e permitir que ele atinja um patamar mais elevado.  

Se você está convencido e quer trazer mais controle e inteligência ao seu negócio, conheça o ERP Omie, que é fácil, intuitivo, seguro e 100% online, na nuvem. Ou seja: você pode acessá-lo de qualquer lugar. 

Experimente o ERP Omie e inaugure uma nova era no seu empreendimento agora!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse