Nice Content News

Ao abrir um negócio, uma das etapas que os empreendedores precisam realizar envolve calcular e definir a capacidade operacional da empresa em termos de valores.

Para isso, é preciso entender o que é capital social e saber como calcular o capital social da empresa. Esse conceito tem bastante importância, pois determina o quanto foi investido no momento de abertura do empreendimento.

Sendo assim, se esse é um assunto que te causa dúvidas, continue lendo este artigo em que será explicado o conceito de capital social, como ele funciona e como calcular o capital social da empresa.

Além disso, serão compartilhadas dicas sobre o que você pode fazer para aumentar esse valor. Aproveite a leitura!

O que este artigo aborda:

Como calcular o capital social da empresa?
Como calcular o capital social da empresa?
Pin It

O que é capital social e qual a sua importância?

O capital social é um valor definido no momento da formalização de uma empresa referente ao investimento bruto inicial feito pelos sócios ou pelo empreendedor individual para viabilizar essa abertura.

Trata-se de uma quantia que envolve todos os custos que os empreendedores tiveram com documentação, impostos para formalização, bens imateriais (patente, construção de marca, serviços terceirizados etc.) e materiais (equipamentos, aluguéis etc.).

Ou seja, tudo que foi gasto em um período inicial do empreendimento, em uma fase em que ele estava sendo estruturado e ainda não gerava lucros.

Assim, o capital social não precisa se materializar necessariamente em forma de dinheiro, mas ele pode ser representado por bens e outros tipos de investimento.

Seu principal objetivo é retratar a base financeira do negócio, isto é, o quanto foi preciso gastar para iniciar suas operações.

Compreender o que é capital social é importante para dar aos sócios uma noção do valor e do patrimônio inicial de um negócio.

Especialmente em uma fase de planejamento, é imprescindível entender o quanto será necessário investir no início para manter uma empresa funcionando até que ela comece a gerar retornos financeiros.

Além de ser uma exigência na hora da formalização da atividade, essa informação ajuda os empresários a saber os recursos que têm em mãos e como precisam se planejar para manter sua marca no mercado até que ela comece a alcançar o faturamento desejado.

Nesse sentido, o capital social é o ponto de partida do planejamento financeiro de um negócio.

Como funciona o capital social de uma empresa?

A estimativa do capital social depende muito de fatores como a quantidade de sócios, o tipo de empresa que será aberta, os recursos iniciais necessários e também a modalidade jurídica escolhida.

Veja na sequência como fica o capital social por tipo de empresa: 

Capital Social MEI 

Empresas que fazem parte do regime MEI não precisam declarar uma quantia mínima referente ao capital social.

Entretanto, vale lembrar que, nessa categoria, o empreendedor não pode possuir sócios. Logo, essa pessoa pode registrar qualquer valor simbólico para se regularizar, como R$100, por exemplo.

Capital social EI 

A situação na modalidade Empresário Individual (EI) é a mesma do MEI, na qual o empreendedor pode declarar o capital social que desejar.

De toda forma, é importante evitar declarar valores que saiam muito da realidade, afinal essa é uma declaração importante para o planejamento financeiro do negócio no futuro. 

Capital social SLU 

Já no caso da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), assim como as já mencionadas aqui, não há um valor máximo ou mínimo.

Porém, o empreendedor precisa comprovar o dinheiro do capital social de alguma forma, ou pode ter problemas com a Receita caso estipule uma quantia aleatória que não está realmente disponível.

Capital Social Ltda 

A Sociedade Limitada (Ltda.) é um tipo jurídico no qual há dois ou mais sócios. Nesse caso, o capital social definido precisa constar no contrato social, apontando a parte de cada um na sociedade.

Capital social Eireli

Por fim, a modalidade Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) apresenta requisitos mais específicos com relação ao capital social em comparação às demais categorias.

Aqui, o empreendedor precisa ser dono de 100% da quantia referente ao capital social. No caso, esse valor precisa ser equivalente a, no mínimo, a 100 salários mínimos.

Um detalhe importante é que no momento da formalização não precisa comprovar esse valor. Mas ele deve estar disponível, uma vez que essa verificação pode ser solicitada pela Receita Federal a qualquer momento.

Como calcular o capital social?

Como você viu, o capital social é um instrumento essencial para a gestão financeira e, dependendo da modalidade jurídica da sua empresa, é ainda mais importante saber comprová-lo corretamente.

Pensando nisso, veja abaixo alguns aspectos e passos para considerar que podem ser muito úteis na hora de definir esse valor:

  • Elabore um bom plano de negócio: na etapa de planejamento da empresa, coloque no papel todos os custos envolvidos nas primeiras iniciativas, serviços e investimentos em geral feitos para tirar a ideia do papel;
  • Considere o período sem lucros: antes que a empresa comece a gerar alguma receita, é função do capital social ser a quantia em caixa disponível para pagar as contas. Logo, calcule quanto será necessário para manter o negócio em atividade até que os primeiros rendimentos apareçam;
  • Estude a concorrência: entenda quais são os gastos geralmente envolvidos em empresas no seu nicho e estabeleça prioridades. Conte com o suporte de um contador se necessário.

Dicas para aumentar o capital social da empresa 

Conforme a empresa se estrutura e cresce, é natural que o empreendedor ou os sócios queiram expandir sua produção, aumentar o patrimônio ou até mesmo conseguir negociar aportes maiores com bancos e instituições para viabilizar mais projetos.

Isso resulta em uma demanda de aumento do capital social. Esse movimento é vantajoso, uma vez que ajuda a alavancar o negócio. Confira que estratégias você pode colocar em prática para elevar esse valor.

Aplicação de recursos pelos sócios

Uma forma de aumentar o capital social é com a entrada de mais sócios ou com novos aportes feitos pelos que já fazem parte da sociedade.

Para formalizar isso, basta comparecer à Junta Comercial ou órgão responsável, comunicar e registrar as alterações de valor no contrato.

Capitalização de reservas de lucros

A capitalização de reservas de lucros é um mecanismo que permite o aumento do capital social ao direcionar os lucros acumulados pela empresa dentro de um período para incrementar o valor das quotas, elevando assim a participação de cada sócio no capital social.

Integralização de bens e direitos

Nesse processo, a empresa pode tentar aumentar seu capital social ao transferir bens ou direitos de pessoas físicas para a pessoa jurídica, integralizando o valor desses ativos à companhia.

Para que isso aconteça, contudo, essa iniciativa precisa ser avaliada por peritos, que vão analisar a viabilidade desse pedido.

Defina seu capital social com critério para ver sua empresa crescer

Visto que o capital social funciona como o início da gestão financeira de um negócio, é muito importante saber como calculá-lo com cuidado.

É nessa fase inicial que empreendedores avaliam a viabilidade financeira do projeto e qual é o investimento necessário para torná-lo realidade e manter essa empresa por um tempo.

Por isso, é fundamental ter organização, planejamento e calcular esse valor tendo em mente sua função na manutenção inicial do empreendimento e nas projeções e metas traçadas para os próximos passos.

Se você está em busca de maneiras de otimizar o gerenciamento da empresa e ter mais controle e eficiência nos processos e nas finanças, conheça as soluções de tecnologia para gestão da Omie e veja como elas podem ajudar a impulsionar seu negócio!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse