Nice Content News

Você já sabe que, notícias que ocorrem nos mais diversos âmbitos políticos, sociais ou econômicos possuem efeitos em praticamente todos os investimento.

Em muitos casos, são sinais de negociação lucrativa ou, ao contrário, uma dica para você desfazer uma posição.

No mundo das criptomoedas, a história se repete. No entanto, ainda que o contingente de investidores esteja crescendo no Brasil, ainda há muita desinformação sobre diversos assuntos.

Neste artigo, mostraremos os motivos pelos quais você precisa ficar atento às notícias econômicas do mercado para ajudá-lo na hora de investir em criptomoedas.

Começamos por explicar alguns conceitos importantes.

O que este artigo aborda:

O impacto das notícias econômicas no mercado de criptomoedas
O impacto das notícias econômicas no mercado de criptomoedas
Pin It

Conceitos importantes do mercado de criptomoedas

Não é raro ler notícias que trazem o termo mercado nelas. Nós mesmos acabamos de usá-lo por algumas vezes. Mas, você sabe o que (ou quem) é o mercado?

Pode parecer simples, mas muita gente não entende que o mercado é justamente o grupos de todos os investidores, desde os pequenos até os grandes fundos, que movimentam bilhões de dólares em criptomoedas e em outros ativos.

Este é apenas um conceito que você precisa saber. A seguir, mostramos outros.

O importante de se ter entendimento sobre eles é que, conforme mostraremos, são todos responsáveis diretos por variações em preços e em situações por que passam as criptomoedas o tempo todo.

Cenário político-econômico

Este tipo de notícia, normalmente, está vinculada a decisões de governos sobre medidas de investimento e de políticas públicas.

Elas podem afetar as criptomoedas de distintas formas, a exemplo de quando um governo anuncia que passará a aceitar oficialmente uma determinada criptomoeda, que certamente faz com que o valor dela suba quase que instantaneamente 

Notícias sociais com viés econômico

Notícias que injetam dinheiro na economia por meio de projetos sociais podem ter impactos nas criptomoedas também.

Afinal de contas, normalmente, essas medidas sociais precisam ser custodiadas pelo povo e, portanto, o anúncio delas pode significar novos impostos e reformas, o que normalmente faz pessoas desmancharem suas posições em muitos investimentos e, assim, fazê-los cair de valor 

Notícias de saúde global

Outros problemas com capacidade de interferir no desempenho das criptomoedas está relacionada a grandes problemas de saúde, que afetem pessoas do mundo todo, como recentemente vimos por conta da pandemia.

Com a humanidade lutando pela vida, os esforços e o foco ficam na área da saúde e investimentos e afins passam para um segundo plano, com muita gente desfazendo posições por receios ou por necessidades 

Notícias de grandes investidores (baleias)

As baleias, como são chamadas as pessoas ou fundos que detêm grandes volumes de criptomoedas também afetam diretamente a performance de um ativo dessa classe.

Ocorre que há um frisson negativo quando se descobre que uma dessas baleias está se desfazendo de sua posição ou, por outro lado, há uma corrida por compra quando se nota que estão comprando ainda mais de uma determinada criptomoeda

Notícias de celebridades e autoridades

Parecidas com as dos investidores baleias, celebridades também possuem o poder de mexer com o mercado das criptomoedas.

Um bom exemplo disso foi quando Elon Musk anunciou que estava comprando uma determinada criptomoeda por meio de sua conta no Twitter, que a fez decolar em valorização, ainda que não houvesse nenhum outro fato relevante que justificasse essa movimentação naquele momento

Note que, ainda que ocorra em outros segmentos da vida, sempre que uma notícia traz um componente que, direta ou indiretamente, respingue na parte econômica, as criptomoedas também serão afetadas de alguma forma, negativa ou positivamente.

Aliás, esse fato nos leva a algumas aprendizagens.

O que você deve saber sobre o impacto de notícias econômicas nas criptomoedas?

Para muitos, a sensibilidade de ativos de renda variável, sobretudo, das criptos à notícias é exatamente o que faz desses ativos tão valiosos em termos potenciais.

Afinal de contas, se o investidor for uma pessoa antenada e que entenda o cenário macro e micro da economia e de mundo, pode ser mais fácil prever movimentos e notícias nesses sentidos e, portanto, aproveitar de futuras oscilações de valor de uma moeda.

Desta maneira, é indispensável que você sempre exercite alguns hábitos:

  • Estude o ativo: ainda que notícias possam indicar, como vimos, oscilações de preços futuros de uma criptomoedas, elas ainda possuem fundamentos e utilidades que, no longo prazo, podem ser mais importantes no sentido de determinar se elas serão ativos mais ou menos valiosos, em escalas também potencialmente maiores
  • Mantenha-se atualizado: conheça a economia, atente-se a notícias do Brasil e do mundo e não pense que o que está lá fora não nos atinge. Na verdade, o mundo chegou a um ponto em que estamos todos conectados e, desta maneira, é indispensável saber melhor as medidas e as políticas adotadas em todos os principais países do mundo, incluindo o Brasil
  • Conte com ajuda profissional: há profissionais e plataformas que dispõem de inteligências artificiais de última geração, capazes de fazer análises e traçar prognósticos muito mais precisos do que alguém que não viva disso. Procure uma plataforma que entregue esse tipo de auxílio para aprimorar o seu exercício de investir nessa classe de ativos

Agora, é repetir o processo e se aprimorar.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o impacto das notícias no mercado de criptomoedas, veja o vídeo do canal Tedx Talks.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse